Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos
De olho no filão dos aventureiros de shopping, Fiat lança Argo Trekking com preço mais baixo que rivais. Desempenho é bom, mas, hatch fica devendo controles de tração e estabilidade
Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
Mogi da Cruzes (SP)

Pioneira no segmento dos aventureiros urbanos, a Fiat lança o Argo Trekking para encarar os “desafios” das vias mal conservadas das cidades brasileiras. Ponto positivo do modelo é a maior altura do solo e pneus de uso misto. Critérios que permitem, com certa dose de cuidado, “brincar” nas estradas não pavimentadas nas escapadas de fim semana para ir ao sítio da família ou visitar aquelas simpáticas cidades do interior.

Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Sem ESP

Apesar das qualidades do Argo Trekking, a Fiat perdeu a oportunidade de disponibilizar os importantes controles de tração e estabilidade para a versão. Atualmente, os equipamentos são de série somente a partir da versão 1.3 Drive GSR. A marca não disponibilizou os equipamentos nem mesmo como opcionais para a versão.

Concorrentes

Não que os equipamentos sejam padrão na concorrência. Mas, na reestilização do Ford Ka, a versão aventureira Freestyle ganhou quatro airbags extras, assistente de partida em rampa e os controles de tração e estabilidade. Vale ressaltar que o Ka Freestyle tem preço sugerido de R$ 64.090, custando R$ 5.100 a mais que o Argo Trekking que sai por R$ 58.990. Para o consumidor que valoriza a segurança, os equipamentos podem ser fator decisivo de compra.

Já quando se compara o Argo Trekking com os rivais Renault Sandero Stepway, Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X, o hatch da Fiat oferece basicamente os mesmos equipamentos, por um preço mais baixo.

Na prateleira

Escolada no assunto dos aventureiros urbanos, a Fiat usou recursos já existentes na linha Argo para equipar a versão Trekking. Os apliques usados nos para-lamas, para-choques e saias laterais são os mesmos do Argo HGT. O restante do visual aventureiro é composto pelos adesivos que identificam a a versão. De exclusivo, o hatch recebeu pneus de uso misto desenvolvidos pela Pirelli para a versão.

Todos esses fatores foram trunfos do fabricante para deixar o hatch com preço mais competitivo. Outra sacada da marca, foi equipar o Argo Trekking com rodas de aço, colocando as de liga leve como opcionais.

Argo Trekking 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

O Argo Trekking mantém o bom acabamento das demais versões da linha. Internamente, as forrações de coluna e teto do aventureiro receberam acabamento em tom escurecido. Os bancos receberam novas costuras em laranja e o nome Trekking está estampando no encosto.

De série

A versão aventureira é bem equipada e vem de série com direção elétrica, vidros e travas elétricas nas quatro portas, ar-condicionado, central multimídia, alarme antifurto, entre outros itens. Rodas de liga leve é item opcional ofertada por R$ 1.590, o hatch ainda pode receber câmera de ré pelo custo de R$ 700. Completo, incluindo a pintura metálica, o Argo Trekking tem preço final de R$ 63.030.

Andando

O motor 1.3 Firefly permite agilidade ao Argo Trekking, mesmo em baixas rotações, o propulsor tem funcionamento suave e é bem balanceado. O motor 1.3 é com toda certeza a melhor opção da linha Argo. Apesar de não ter comportamento esportivo, ele anda bem e permite ultrapassagens com segurança. Já o câmbio continua devendo melhor acerto, os engates são precisos e leves, porém, o curso longo da alavanca incomoda.

Suspensão

Mesmo com a maior altura da suspensão do Argo Trekking em relação ao solo, o comportamento dinâmico do carro não mudou. A engenharia da FCA retrabalhou todo o conjunto e mesmo em pisos ruins, a estabilidade é boa, mas, vale lembrar que não se pode abusar do acelerador em vias não pavimentadas. A ausência dos assistentes eletrônicos fazem falta.

Cores

O Fiat Argo Trekking 2020 será ofertado nas cores Branco Banchisa, Branco Alaska, Vermelho Montecarlo e Cinza Silverstone

(*) O jornalista viajou à convite da Fiat do Brasil.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.