InícioMarcasFiatHá dez anos primeiro Fiat Uno se despedia com a série Grazie...

Há dez anos primeiro Fiat Uno se despedia com a série Grazie Mille

- publicidade -
- publicidade -

Primeira geração do Uno deixou de ser produzida em dezembro de 2013, após 29 anos de fabricação

Em 4 de dezembro de 2013, a Fiat iniciava a produção da última geração do Uno. Para marcar o fim da famosa botinha, o fabricante italiano lançava a série especial Grazie Mille limitada em duas mil unidades numeradas. 

Se inscreva no canal do Autos Segredos no YouTube.

No entanto, para o Autos Segredos, a história do Grazie Mille começou bem antes. Em 18 de junho de 2013, cravamos o nome da edição especial, foram seis meses de visita à fábrica de Betim até conseguir um registro do modelo, feito realizado, em 4 de dezembro daquele ano. 

VEJA TAMBÉM:

A primeira geração do Uno estreou no Brasil em 1984, ficando em produção por 29 anos. 

Neste período, ele passou por algumas reestilizações, a última mudança ocorrida em 2003, foi meu segundo flagra no setor, o primeiro foi o Palio (saiba mais aqui). E foi com essa “cara” que ele encerrou sua história em nosso mercado. 

O MIlle Way também foi revelado por mim, em 2006, três anos antes da criação do Autos Segredos, quando ainda atuava pelo jornal Estado de Minas. 

E como dizia o jingle de um banco que já não existe mais, “O tempo passa, o tempo voa” e lá se vão dez anos que a primeira geração do Fiat Uno se despedia do mercado a série especial Grazie Mille. 

Assim como a Kombi e outros modelos, o Fiat Uno de primeira geração deixou o mercado pela obrigatoriedade que entraria em vigor em 1° de janeiro de 2014, na qual todos os carros produzidos no Brasil tinham que sair de fábrica equipados com airbags duplo frontais e freios com assistência ABS e EBD.

O Uno chegou a ter airbag do motorista em unidades destinadas à exportação. O freio ABS ele não chegou a ter, mas seriam mais fáceis de serem adaptados. No entanto, os investimentos não iriam valer a pena para dar sobrevida à botinha ortopédica”. E afinal, em 2010, ele já tinha recebido sua segunda geração, e a marca também já tinha escalado Palio Fire para entrar em seu lugar como carro de entrada. 

Como era o Fiat Grazie Mille?

O Fiat Grazie Mille se diferenciava das versões convencionais pelos faróis com máscara negra, rodas de liga leve aro 13” diamantadas, ponteira de escapamento esportiva, frisos laterais e pelos adesivos de identificação da série nas colunas C.  Até uma cor exclusiva, ele recebeu na época, o Verde Saquarema, as duas mil unidades também receberam a opção de Prata Bari.  

Internamente, o Grazie Mille recebeu tecido exclusivo no revestimento dos bancos, com bordado Grazie Mille, nova grafia do quadro de instrumentos com direito a conta-giros, pedaleiras esportivas, logo da série especial na soleira das portas, placa com numeração do carro no painel, cobertura do triângulo de segurança e extintor, cobertura completa do porta malas, tapetes em carpete e forro do teto e das colunas internas na cor preta.

Para se despedir, a série especial Grazie Mille ganhou itens de série, que antes eram opcionais. Assim, ele saiu de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, desembaçador e limpador do vidro traseiro e retrovisor externo com comando interno. A edição de despedida recebeu até um subwoofer, para melhorar a qualidade sonora do rádio com CD player e leitor MP3, viva voz Bluetooth e entrada USB.  

Na época, o preço sugerido para o Grazie Mille era de R$ 31.200. 

É certo que algumas das duas mil unidades estão preservadas nas mão de colecionadores e no acervo da marca, na despedida do Uno, em dezembro de 2022, tive contato com o Grazie Mille do fabricante. 

Mas nem todas as unidades ficaram preservadas e estão em plena atividade e não duvide se algumas delas estiverem equipadas com escadas para ficarem imbatíveis pelas ruas deste país chamado Brasil.  

Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?

Confira como foi montar o último Fiat Uno do mundo:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -