InícioLançamentosVolvo C40 2022 é foguete da marca sueca rumo ao futuro

Volvo C40 2022 é foguete da marca sueca rumo ao futuro

- publicidade -
- publicidade -

Primeiro modelo nascido 100% elétrico, o Volvo C40 compartilha sua arquitetura com o irmão XC40. Preço sugerido é de R$ 419.950 e lista de itens de série é bem atrativa

Por Marlos Ney Vidal
Da Cidade do México (México)

A eletrificação para a Volvo é um caminho sem volta. Até 2030, a marca só comercializará modelos 100% elétricos. O C40 2022 é o primeiro carro do fabricante sueco nascido 100% elétrico e o segundo carro 100% elétrico da marca vendido no Brasil – o primeiro foi o XC40 Recharge Pure Electric. O SUV Coupé – ou crossover como a marca se refere ao C40 – chega ao mercado em versão única por R$ 419.950.

O Volvo C40 2022 é irmão do XC40 com o qual compartilha a plataforma, interior, motorização e boa parte da carroceria. Eles são iguais até a coluna “B”. A diferença começa pelas portas traseiras que seguem a caída coupé do teto. Na frente, os faróis são em full-LED com de luz diurna integrada.

Já a traseira tem desenho exclusivo e lanternas que lembram as do C30. No C40 as luzes são em LED e são pontilhadas nas extremidades da tampa traseira, fazendo um “C” invertido na carroceria e terminando com uma barra que se estende pela tampa do porta-malas.

Todo mundo já está cansado de saber e dizer que gosto é subjetivo. No entanto, não há como dizer que as linhas do C40 2022 são cativantes. O desenho que remete a um coupé quebra um pouco o estilo SUV dominante no mercado atual.

Mas a virtude por vezes age de forma contrária: é justamente a queda acentuada do teto um dos poucos deslizes do C40. Como o teto é mais baixo do que o XC40, é necessário um pouco mais de atenção para entrar e sair do carro para não bater a cabeça na estrutura junto ao teto.

O espaço para os passageiros do banco traseiro é satisfatório, mas o assento do banco traseiro é muito baixo, sendo mais adequado para levar crianças.

Já os bancos dianteiro oferecem muito conforto aos ocupantes, o do motorista tem ajustes elétricos com memória. Já o do passageiro mantém somente os ajustes elétricos.

O espaço para os passageiros do banco traseiro é satisfatório, mas o assento do banco traseiro é muito baixo, sendo mais adequado para levar crianças. Já os bancos dianteiros oferecem muito conforto aos ocupantes, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos com memória. Já o do passageiro mantém somente os ajustes elétricos.

No Volvo C40 2022, a marca aboliu o uso de couro animal e os bancos são revestidos com material reciclável. As superfícies dos tapetes são feitas de garrafas PET recicladas e a decoração Topography é feita de plásticos reciclados.

Já os bancos contam com o novo revestimento Microtech – basicamente, é um plástico tricotado, um material à base de PVC com um suporte têxtil feito de poliéster 100% reciclado. O material é agradável aos olhos e ao toque. No final, o acabamento do C40 é primoroso e condiz com o que se espera de uma marca de luxo.

O teto panorâmico é de série, construído em vidro escuro laminado de alta tecnologia com revestimento IR. Desta forma, o conforto é otimizado em todas as condições climáticas, auxiliando na redução de ruídos externos e minimizando a entrada de luz em até 95%. Além disso oferece proteção UV de 99,5% e bloqueia cerca de 80% da radiação de calor do sol. Em nosso test drive, o sol dominou todo o percurso e ao tocar no teto ele estava frio como todo o ambiente.

Os comandos dos vidros elétricos estão bem-posicionados. O volante é multifuncional e tem boa pegada. O painel é o mesmo do XC40 com quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas que reúne todas as informações para além de mostra o mapa do navegador, facilitando bem a vida do condutor.

A central multimídia tem tela vertical de 9 polegadas sensível ao toque e antirreflexo. Por ela se comanda o ar-condicionado e outras funções do C40. O sistema tem Google nativo e comandos por voz. O SUV tem chip de celular próprio, com pacote de dados incluso no valor final do carro por quatro anos. A marca não especificou o pacote de dados, mas diz que a franquia mensal atenderá perfeitamente o uso do cliente.

Além do Google Automotive Service (Google Assistant, Maps e Play Store), a central tem Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som tem tecnologia Woofer Air e o sistema de áudio é da Harman Kardon, com 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts. Há ainda duas portas USB na dianteira e duas na traseira. O sistema de navegação também conta com leituras de placas de sinalização.

O Volvo C40 tem rodar suave em piso liso. Mas em asfalto irregular, nem a suspensão de multibraços na traseira é capaz de filtrar o desconforto causado pelas rodas de 20 polegadas calçadas com pneus de perfil reduzido, de medida 235/45 R20.

Equipamentos de série do Volvo C40 2022

A lista de itens de série do C40 condiz com seu posicionamento e preço. Entre os itens de série estão ar-condicionado digital dual zone, sistema de qualidade de ar multi-ativo (Clean Zone), sensor de umidade, direção elétrica, assentos do motorista com regulagem elétrica e memória, assento do passageiro com regulagem elétrica, assentos dianteiros com ajuste lombar, assentos dianteiros com ajuste de extensão, carregador para smartphone por indução, alarme com sensor de movimento, chave com controle remoto integrado e função memória, entre outros itens.

Segurança

Na parte de segurança, a Volvo continua sendo referência. Entre os itens de série do C40 2022 estão airbags frontais, laterais para motorista e passageiro, airbag de joelho para o motorista, airbags de cortina, suporte para mitigação de colisão frontal e traseiro, freios ABS, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa com assistente de direção, sistema de proteção contra impactos laterais e sistema de proteção contra lesões na coluna cervical.

Já entre os equipamentos de suporte à condução está o assistente de partida em aclive e declive, assistente de descidas íngremes, assistente de estacionamento frontal, lateral e traseiro, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de tráfego, Pilot Assist, câmera 360°, sensor de chuva e Volvo on Call.

Andando

Assim como o Volvo XC40 Recharge Pure Electric, o C40 tem os mesmos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) com 408 cv de potência e 67,30 kgfm de torque. A bateria é de 78 kWh com autonomia de 440 km no ciclo WLTP. A bateria pode ter até 80% de sua capacidade recarregada em 40 minutos com sistema de carregamento rápido. O C40 vai de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h. A bateria tem oito anos de garantia ou 160 mil quilômetros.

O Volvo C40 2022 tem boa estabilidade em curvas e é um carro que está sempre na mão do condutor. O torque imediato e a potência parecem não ter fim. Basta uma pisada mais forte para o corpo dos ocupantes ser jogado contra o encosto do banco.

Em movimento, o SUV parece um foguete: não tem tempo ruim em ultrapassagens graças aos 67,30 kgfm de torque entregues de forma instantânea. Basta apontar a direção e pisar fundo no acelerador para que o SUV deixe para trás caminhões e carros mais lentos.

Na hora de abastecer, a Volvo oferece o Wall Box para recargas em casa ao custo de R$ 8.950. No entanto, em tempos de combustíveis fósseis com preços nas alturas, o melhor é carregar a bateria do C40 por R$ 78, em custo estimado pela Volvo de R$ 1 por kw para rodar os 440 quilômetros de autonomia estimada.

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -