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[Teste] Volvo XC40 Recharge: míssil elétrico traz o melhor dos mundos e uma amolação

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Primeiro carro totalmente elétrico da Volvo tem desempenho de esportivo, acabamento sofisticado e até o fim do ano o carregador doméstico instalado é brinde. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

O melhor dos mundos no universo dos carros elétricos é ter todo o torque disponível na aceleração. Ao pressionar totalmente o acelerador do XC40, as costas do motorista são arremessadas contra o encosto do banco no melhor estilo esportivo.

O XC40 combina dois motores elétricos de 204 cv, um em cada eixo, totalizando 408 cv de potência. O peso potência é 5,19 kg/cv. Uma disposição incrível o tempo todo. O câmbio tem uma marcha à frente. Leva 4,9 segundos para atingir 100 km/h.

A Volvo inclui na compra do carro o carregador doméstico (Wallbox), que é importante para não ter a amolação de ficar durante algum tempo esperando recarregar a bateria de 78 kWh em um ponto na rua ou em estacionamento de grande centro comercial.

O mais confortável é deixar o carro na tomada à noite. A Volvo declara autonomia de mais de 400 quilômetros na norma WLTP. No sistema de carregamento rápido, em 40 minutos recarrega cerca de 80% da bateria.

Rodamos 320 quilômetros com a carga máxima no ciclo cidade/estrada. A Volvo promete mais de mil pontos de carregamento em todo o país até o fim deste ano. A velocidade máxima é limitada em 180 km/h para aumentar a autonomia e por segurança.

O sistema de regeneração da bateria mais eficiente é quando se usa o pedal do acelerador também para frear. Função disponível no sistema multimídia e denominada One Pedal Drive. Basta tirar o pé do acelerador para começar a frear. É fácil de acostumar.

Se o desempenho do XC40 elétrico é o destaque, o acabamento interno é primoroso. A derrapada são as pontas de parafuso na dobradiça central das portas. Os comandos estão bem posicionados, e alguns deles ficam no volante. Não compromete a ergonomia.

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O que contraria a ergonomia é o assento traseiro muito baixo, mais adequado à criança de baixa estatura e abaixar para acessar o banco traseiro. Motorista e passageiro da frente contam com muito conforto.

Bancos dianteiros têm regulagens elétricas, inclusive a lombar, e prolongador de assento. Posição excelente de dirigir, com direção bem calibrada tanto em manobra quanto em alta. Diâmetro de giro grande (11,4 metros) obriga manobrar mais em garagem.

O quadro de instrumentos de 12,3 polegadas é configurável e a tela tátil do sistema multimídia tem nove polegadas. Ar-condicionado de duas zonas, sistema de som com 13 alto-falantes e subwoofer, teto solar panorâmico, abertura/fechamento elétrico da tampa do porta-malas, estão entre os muitos itens de conforto.

Faróis totalmente em LED direcionais iluminam muito com nivelamento automático do facho em função da carga transportada. Facho alto automático para evitar ofuscamento. Há sete airbags, incluindo o de joelho para motorista.

Outros itens de segurança incluem a câmera de 360 graus com alerta de tráfego cruzado e frenagem automática de emergência em entrada e saída de garagem, alerta de ponto cego e de saída de faixa.

O sistema denominado City Safety reconhece animais, ciclistas, pedestres, e aciona os freios e interfere no volante, se a colisão for iminente. Limpadores eficientes com lavadores incorporados às palhetas.

As enormes rodas de liga leve de 20 polegadas se destacam e pneus mais largos e de perfil mais baixo nas rodas traseiras. Nem o sofisticado sistema multibraços da suspensão traseira consegue isolar totalmente o desconforto sobre piso irregular.

O Volvo XC40 Rechargeé extremamente estável em situação extrema. Os controles de tração/estabilidade distribuem a força entre os dois eixos conforme a necessidade. Freios a disco nos dois eixos são muito eficientes.

Há o modo off-road configurável na tela do sistema multimídia. A altura do solo não é das maiores (17,6 cm), mas o carro passa bem em terreno acidentado.

Não há estepe. Os pneus são do tipo que rodam furados e há kit para reparação instantânea.

A diferença entre os modelos híbrido e elétrico é a grade frontal fechada neste último, além da tomada de carregamento em vez do bocal de combustível. A garantia é de três anos ou 100 mil quilômetros e de oito anos para a bateria. Preço: R$ 389.950.

Ficha técnica Volvo XC40 Pure Tech

Motor
Dois motores elétricos, um em cada eixo, com potência máxima de 408 cv e 67,34 kgfm de torque; bateria, 78 kWh

Transmissão
Automática de uma marcha e tração integral

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,4 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, Mc Pherson, barra estabilizadora; traseira, multilink, barra estabilizadora; altura do solo, 17,6 centímetros; ângulos de ataque/saída/vão central (graus), 20/26,6/16,2

Rodas/pneus
9 x 20” de liga leve/235/45R20 (dianteiros) e 255/40R20 (traseiros)

Peso
2.118 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
466 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,425; largura, 1,863; altura, 1,647; distância entre-eixos, 2,702

Capacidades (litro)
Porta-malas, 414; imersão, 45 centímetros

Desempenho
Velocidade máxima (km/h), 180; aceleração até 100 km/h (segundos), 4,9 segundos

Autonomia
400 quilômetros 

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