A Saveiro é a mais nova beneficiada pela obrigatoriedade da instalação de airbags frontais e freios ABS nos carros brasileiros. Os itens de segurança elevaram o preço em R$ 1.540 e a picape passa a custar a partir de R$ 49.220. Contudo, a Volkswagen salienta que o reajuste não é desvantajoso para o consumidor, pois os equipamentos estão mais baratos em relação à época em que eram disponibilizados como opcionais.

Além dos itens de segurança, a linha 2013 da Saveiro passa a contar com faróis dotados da função “Coming and Leaving Home”, que mantém as lanternas acesas quando alguém entra ou sai da picape. Revestimentos em alumínio nas soleiras das portas e nos pedais também foram incluídos na lista de itens de série.

A adoção dos itens de segurança é necessária para que a Volkswagen respeite a resolução 380 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece a instalação de airbags frontais e freios ABS  em100% da produção nacional em 2014. Até lá, os fabricantes deverão aumentar gradualmente a oferta de ambos. Quando 2012 chegar ao fim, 60% dos automóveis vendidos no país terão que dispor dos dois equipamentos.

Foto | Volkswagen/Divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter