A Renault está lançando no Brasil a linha 2013 de Sandero e Logan, dos quais tanto falamos nas últimas semanas. Não há alterações estáticas, mas estreiam o motor 1.6 8v atualizado, agora chamado de “Hi-Power”. Para o Sandero também marca o retorno do Sandero GT-Line, série especial de dois anos atrás que agora, com visual mais elaborado, tornou-se uma versão permanente.

As alterações realizadas no propulsor 1.6 8V Hi-Power são resultado de 36 meses de trabalho intenso, 7 mil horas de ensaios em laoratório para validação e 40 protótipos testados. Ele recebeu 51 novas peças para alcançar curva de torque mais linear e se tornar mais econômico. Foram algumas das modificações:

– Taxa de compressão modificada de 9,5:1 para 12:1;

– Sistema de partida à frio com inclusão do 5º injetor na borboleta de aceleração;

– Pistões otimizados com redução de massa e aumento da taxa de compressão;

– Eixo de pistão flutuante (não prensado) com anel trava de fixação;

– Junta de cabeçote mais robusta com 3 folhas de vedação;

– Novo motor de partida mais eficiente;

– Biela fraturada com eixo flutuante e bucha no olhal menor da biela;

– Bronzinas de biela com material mais resistente à fadiga e desgaste;

– Eixo comando de válvulas com defasagem completa de 2º;

– Cabeçote com novas sedes de válvula de admissão e escapamento.

Na prática isso resulta em números melhores. O 1.6 8v Hi-Power obteve ganho de 10% na potência, usando etanol (E100), e 2,5% com gasolina (E22). São 106 cv e 98 cv, respectivamente. O torque também melhorou significativamente, principalmente com etanol no tanque: 7% a mais, ou seja, 15,5 kgfm. O número com gasolina foi mantido em 14,5 kgfm. Cerca de 85% do torque já estão disponíveis em 1.500 rotações.Em performance também houve melhora. A velocidade máxima obtida pelo propulsor Hi-Power é de 174 km/h (com etanol) e 172 km/h (com gasolina). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,2 segundos (com etanol) e em 11,8 segundos (com gasolina). O Hi-torque precisava de 11,7 segundos e 12,1, segundos, respectivamente. Os modelos equipados com essa nova motorização ainda são, aproximadamente, 10% mais econômico no ciclo urbano e 5% ao trafegar do trânsito rodoviário.

Agora, apenas as versões automáticas de Logan e Sandero continuarão com o motor 1.6 16v.

Sandero GT-Line

O Sandero GT-Line retorna ao mercado trazendo sob seu capô o motor 1.6 8v Hi-Power e com alterações estéticas mais profundas, concebidas pela equipe do Renault Design América Latina (RDAL), para garantir esportividade ao visual do hatch.A dianteira exibe de cara seu pára-choque frontal exclusivo, além dos faróis com máscara negra e dos faróis de neblina com moldura preta. Na grade, ou melhor, na entrada de ar entre os faróis está o emblema da versão. Nas laterais,há adesivos esportivos, fixados na parte superior das portas, avançando sobre os pára-lamas. Os retrovisores são na cor preto brilhante e as rodas de liga leve de 15 polegadas, também na cor preta, têm desenho exclusivo. A traseira exibe aerofólio na cor preto brilhante, combinando com os retrovisores externos, pelas lanternas traseiras escurecidas iguais às do Stepway e pelo extrator de ar integrado ao pára-choque.No interior há alguns elementos em vermelho, como os cintos de segurança e as costuras dos bancos. Os encostos de cabeça dianteiros possuem a inscrição “GT Line”. Volante e manopla de câmbio são em couro. O quadro de instrumentos, o conta-giros se destaca do restante do conjunto por apresentar um fundo branco, em contraste com o ponteiro na cor vermelha.

A versão tem preço sugerido de R$ 38.470, e é equipada de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, farol de neblina, computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas na cor preta, rádio com CD e MP3 (do tipo double DIN) e comando satélite na coluna de direção. Completam a lista os importantes itens de segurança: freios com sistema ABS e airbags para motorista e passageiro.

A nova versão GT Line será comercializada em quatro diferentes opções de cor: Branco Glacier, Vermelho Vivo, Prata Etoile e Preto Nacré.

Resto da linha Sandero e Logan

Há novidades entre os equipamentos de série de Logan e Sandero. O Logan Authentique 1.0 16V Hi-Flex, por exemplo, ganha calotas integrais, desembaçador traseiro, manopla de câmbio com acabamento em alumínio, puxador ergonômico na porta e logotipo Renault cromado no centro do volante, que até então integravam o chamado Pack Plus. Além disso, os componentes que integravam o Pack Conforto (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, faróis de neblina e computador de bordo) agora são de série nas versões Expression (1.0 e 1.6).

Sandero acompanha as alterações. Os itens do Pack Plus passam a ser de série, mesmo na versão Authentique. Já os Sandero Expression (1.0 e 1.6) recebem ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo, faróis de neblina e alarme. A versão 1.6 passa a conta ainda com novas rodas de liga leve.

Versões, equipamentos e preços

Renault Sandero 2013

  • Authentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 27.030: Versão base (ar quente, desembaçador traseiro e limpador de vidro traseiro).
  • Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 32.610: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo e alarme).
  • Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 35.930: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo e alarme).
  • Privilége 1. 6 8V Hi-Power – R$ 38.470: Versão topo de linha (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo, retrovisores externos com acionamento elétrico, rodas de liga leve e rádio CD Player 2DIN com comando satélite na coluna de direção).
  • Privilége 1. 6 16V Hi Flex automático – R$ 41.750: Versão topo de linha (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina, computador de bordo, retrovisores externos com acionamento elétrico, rodas de liga leve e rádio CD Player 2DIN com comando satélite na coluna de direção).
  • GT Line 1. 6 8V Hi-Power – R$ 38.470: Parachoques exclusivos, faróis com máscara negra, novas rodas de 15”, adesivo nas portas dianteiras, lanternas traseiras escurecidas, aerofólio na cor preto brilhante, adesivo GT Line na traseira e acabamento interno esportivo), além do freios ABS, airbag duplo, ar condicionado, direção hidráulica, rádio CD Player 2 DIN e computador de bordo.
  • Stepway 1.6 8V Hi-Power – R$ 40.660:
  • Stepway 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático – R$ 44.870:
  • Série Limitada “Rip Curl” – R$ 41.150:

Renault Logan 2013

  • Authentique 1.0 16V Hi-Flex – R$ 26.450: Versão base (ar quente, desembaçador traseiro, frisos laterais na cor preta e novas calotas).
  • Expression 1.0 16V Hi-Flex – R$ 31.770: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina e computador de bordo).
  • Expression 1.6 8V Hi-Power – R$ 35.480: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina e computador de bordo).
  • Expression 1.6 16V Hi-Flex com câmbio automático – R$ 39.230: Versão base (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, farol de neblina e computador de bordo).

Fotos | Renault/divulgação

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