Novo Duster 2021 muda por completo, por dentro e por fora. Linhas externas estão mais agradáveis e interior ficou em igualdade aos concorrentes. Mas motor é limitado para o SUV

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Foz do Iguaçu (PR)

Mesmo mantendo a plataforma, o banho de loja do novo Duster 2021 foi completo. Por fotos, pode até parecer que o SUV não mudou tanto. Mas “ao vivo” a evolução do modelo é nítida. A carroceria ganhou novas estampagens e o interior recebeu novos revestimentos. Entretanto, a grande sacada da marca foi manter o mesmo posicionamento de preços da linha 2020.

A Renault posicionou o modelo com preços entre R$ 72 mil e R$ 88 mil para a topo de linha. Ou seja, a versão mais cara fica com valores próximos aos de versões de entrada dos concorrente.

Mudou e muito

Externamente, as linhas da carroceria remetem as do modelo que chegou ao Brasil em 2011. Mas as novas estampagens deixaram o modelo mais atraente aos olhos. Até a inclinação do para-brisa mudou, o que também levou a novo desenho de portas.

No geral, as mudanças visuais deixaram o novo Duster 2021 com visual mais moderno perante aos atuais concorrentes do segmento. Faróis com assinatura em LED, agora estão mais estreitos.

As lanternas traseiras também mudaram de desenho e agora estão em formato quadrado. Não há como negar que ela é muito parecida com as do Jeep Renegade. A tampa do porta-malas também mudou e continua abrigando a placa de identificação.

Como é interior do novo Duster 2021?

As mudanças internas deixaram o novo Duster 2021 em igualdade com os principais concorrentes do segmento. Além dos novos desenhos do painel e forros de portas, os materiais usados são de melhor qualidade, apesar de ainda serem em plástico rígido.

Neste primeiro contato com o novo Renault Duster, a reportagem do Autos Segredos teve contato com a versão topo de linha do SUV, chamada de Iconic que estava equipada com o kit outsider.

Nelas os forros de porta dianteiro contam com revestimento em tecido próximo ao apoio de braço das portas deixando o desenho mais refinado. Porém, o refino se restringe na parte dianteira, já que nas portas traseiras não há o aplique.

A ergonomia mudou muito e todos os comandos estão mais bem posicionados. O volante ganhou novo desenho e agora tem regulagem em altura e profundidade.

O painel também mudou por completo e a central multimídia está melhor posicionado no alto do console que deixou sua visualização bem melhor. Os comandos do ar-condicionado que são digitais na topo de linha, poderiam ter melhor visualização para facilitar a leitura da temperatura e a velocidade do ar.

Bancos são confortáveis

Os bancos dianteiros do novo Duster 2021 seguram melhor o corpo dos ocupantes. Tanto o assento, quanto o encosto receberam abas mais altas. Eles proporciona bom apoio para as pernas e também são bem mais confortáveis que o antigo modelo.

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Na parte de trás, os bancos também mudaram e agora oferecem cinto de três e apoios de cabeça para todos, além fixação ISOFIX para cadeirinha infantil. A boa largura permite que três adultos se acomodem com certo conforto na parte de trás.

Suspensão

O novo Duster 2021 ganhou novo acerto de suspensão por conta das novas rodas de 17”. Mesmo abusando um pouco mais do acelerador em vias sem pavimentação, os amortecedores não chegaram ao fim do curso e filtraram bem as ondulações deixando o rodar bem suave. O Duster 2021 está bem mais confortável que o modelo anterior.

A direção elétrica também agrada em manobras e tem o peso certo em velocidades mais altas.

Segurança

O novo Renault Duster evolui em segurança ativa e agora oferece controles de tração e estabilidade, além do assistente de partida em rampa. Mas na parte passiva, a marca pecou por não oferecer airbags laterais. A marca justifica que a estrutura é boa, por isso a ausência das bolsas laterais. Atualmente, somente a Oroch e o Duster não ofertas sidebags na de veículos da Renault.

Isolamento acústico melhorou

A marca instalou vidros de maior espessura para diminuir o barulho externo, de fato o Duster 2021 está mais silencioso à bordo e os ruídos externos são pouco percebidos. Mas mesmo com a manta acústica no capô, o barulho de funcionamento do conjunto motor/CVT é nítido.

Como anda?

Apesar da evolução geral pela qual o novo Duster 2021 passou, a Renault deixou a mecânica “esquecida” e manteve o motor 1.6 SCe do mesmo jeito que chegou em 2016. A marca sequer eliminou o famigerado tanquinho de partida à frio.

O moto 1.6 SCe com 120 cv de potência e torque de 16,2 kgfm oferece desempenho apenas honesto para o novo Duster 2021. As arrancadas são lentas, assim como as retomadas. Com o carro cheio, é preciso ter cautela em ultrapassagens.

Embalado, o motor consegue ser elástico e o desempenho fica razoável. O grande problema são nas retomadas, já que o motor demora a ”encher”. A calibração do câmbio CVT do Duster se mostrou melhor do que a dos irmãos Logan e Sandero.

Não dá para cobrar um desempenho esportivo num carro destinado ao uso familiar como no Duster. Mas fica evidente que um propulsor mais eficiente deixaria o modelo mais equilibrado com as mudanças visuais.

Conclusão

O novo Duster 2021 continuará agradando aos compradores que procuram um carro com um bom espaço interno e um bom porta-malas. O posicionamento de preços do SUV é grande chamariz. Apesar da ausência dos airbags laterais, a lista de equipamentos ainda é atrativa.

(*) O jornalista viajou à convite da Renault do Brasil.

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