Preparando sua ofensiva de SUVs no Brasil, a Chevrolet lança a Equinox 1.5 2020 que será ofertado em três versões ligados ao câmbio CVT. Motor 2.0 e câmbio de nove marchas fica restrito a Premier
Equinox 1.5 2020
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Indaiatuba (SP)

De olho nos líderes Compass e Tiguan Allspace, a Chevrolet lança a Equinox 1.5 2020 com preço inicial de R$ 129.990. A marca aposta em melhor desempenho e lista de equipamentos mais farta para atrair o consumidor. Primeiras impressões são boas e SUV médio agrada em desempenho.

2.0 ainda será 50% das vendas

Apesar da chegada do motor 1.5, Rodrigo Fioco, Diretor de Marketing de produto da Chevrolet, diz que a versão 2.0 Premier ainda responderá por 50% das vendas do Equinox. Ainda sem números estimados de participação das novas versões 1.5, o executivo afirma que a versão 1.5 Premier também terá maior participação entre as opções LT e Midnigth.

Equinox 1.5 Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Emplacamentos

De janeiro a novembro, o Chevrolet Equinox emplacou 4.217 unidades ficando com uma média mensal de 383 modelos comercializados. Com o reposicionamento da linha 2020, a marca espera aumentar a competitividade do SUV diante aos líderes Compass e Tiguan Allspace. “Se o mercado pedir, temos condições de atender a demanda pelo Equinox 2020”, afirma Fioco.

De série

Diante de Compass e Tiguan Allspace, a lista de equipamentos do Equinox 1.5 2020 é bem mais atraente. Na versão LT, o SUV vem equipado com acendimento automático dos faróis, airbags laterais, frontais e de cortina, alerta de esquecimento no banco traseiro, ar-condicionado dual zone e assistente de partida em rampa. Ainda fazem da lista de itens de série, banco do motorista com regulagem elétrica, chave presencial, farol de xênon com DRL em led, rodas de 18”, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Onstar e MyLink 8” com GPS integrado.

Equinox 1.5 Midnight

Já a versão com acabamento Midnight conta com todos os equipamentos da LT e agrega rodas de aro 19” na cor preta.

De resto, a segunda opção do catálogo conta adereços visuais, a carroceria é pintada na cor Preto Global, grade frontal e logo Chevrolet são na cor preta, por fim, o farol de neblina tem máscara negra.

Premier 1.5 AWD

A topo de linha é a Premier que vem com todos os equipamentos da LT e acrescenta abertura sensorial do porta-malas, banco do motorista com memória, carregador sem fio para smarphone, farol full led com facho adaptivo, partida remota, rodas de 19”, teto solar panorâmico, sistema de som Bose e tração AWD.

Entre os itens de segurança estão alerta de colisão frontal com frenagem ativa, alerta de detecção de pedestres com frenagem ativa, alerta de ponto cego com sensor de aproximação, alerta de movimentação traseira, assistente de permanência em faixa e assistente de estacionamento automático.

Saiba mais:
Confira nossa avaliação do Tiguan Allspace.

Acabamento

No geral, o acabamento da Equinox 1.5 mantém o bom cuidado da versão 2.0 e também os seus deslizes com falta de material sensível ao toque nos forros de porta traseiro.

Equinox 1.5 Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Mesmo com materiais de plástico rígido sendo usados em boa parte do acabamento interno eles são de boa qualidade e com toque agradável. Assim como na versão Premier 2.0, não foram notadas falhas em relação a montagem nas versões Midnight e Premier 1.5.

Equinox 1.5 Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

É confortável

O espaço do Equinox 1.5 2020 é bom para quatro ocupantes adultos, o assoalho plano permite um quinto elemento adulto, desde que o trajeto a ser percorrido não seja muito longo. O encosto do banco traseira tem regulagem em inclinação para que o passageiro encontre uma posição confortável para viajar. A regulagem também permite que o porta-malas fique com capacidade de carga um pouco maior.

Equinox 1.5 Premier
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ergonomia agrada

Todos os comandos do Equinox 1.5 estão ao alcance do motorista. Pelo posto de comando, ele tem leitura perfeita do instrumentos. O volante tem boa pegada e tem ajuste de altura e profundidade.

Equinox Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor 1.5

Como Autos Segredos revelou com exclusividade, o Equinox 2020 ganhou o motor 1.5 Turbo que será oferecido nas versões LT, Midnight e Premier AWD. Com quatro cilindros, o propulsor 1.5 rende potência de 172 cv a 5.600 rpm e torque de 28 kgfm a 1.800 rpm. A transmissão é a automática de seis velocidades e tração é dianteira. Na versão Premier 1.5, o SUV terá tração integral AWD.

Saiba mais:
Chevrolet Tracker 2021 será vendido em seis versões.

2.0 Premier AWD

A topo de linha Premier é equipada com o motor 2.0 turbo de 262 cavalos e 37 kgfm de torque. Já a transmissão é automática de nove velocidades. O SUV tem tração integral, do tipo AWD, e pode funcionar nos modos 4×2 e 4×4, dependendo da condição de rodagem e parâmetros de segurança. O ajuste manual é feito por meio de um seletor no console central do painel.

Andando

Nossa reportagem andou por algumas voltas com o Equinox 1.5 nas versões Midnight e Premier na pista de testes do fabricante. O primeiro contato foi positivo, numa das voltas nossa reportagem andou no SUV com quatro ocupantes e o motor deu conta do recado permitindo boas retomadas.

Equinox Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Em simulações de retomadas em subida, o Equinox 1.5 2020 não fez feio e dentro das limitações do motor foi ágil. Óbvio que o fôlego não é o mesmo do 2.0, que chega até desempenho digno de esportivo. Mas para sua proposta familiar, o comprador ficará satisfeito.

O motor 1.5 trabalha em giros mais altos, mas o bom isolamento acústico do SUV inibe bem os ruídos dentro do habitáculo.

Apesar do sistema de tração AWD, o Equinox 1.5 Premier AWD se sair melhor no asfalto. O sistema de tração integral pode ser acionado, por exemplo, ajudar a segurar a potência e o torque em piso molhado.

Conclusão

Com a chegada das versões 1.5 e com seu reposicionamento no mercado, o Equinox 2020 tem atributos para aumentar consideravelmente sua participação no concorrido segmento. Qualidades para tal não faltam no SUV médio da Chevrolet que acaba de ganhar sua segunda chance no mercado.

(*) O jornalista viajou à convite da Chevrolet do Brasil.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.