Pouco mais de um mês após iniciar sua carreira popular no Brasil com o lançamento do March, a Nissan está trazendo para o Brasil o sedã Versa para tentar repetir o sucesso do modelo visto nos Estados Unidos e México, principalmente no segundo, onde já é o carro mais vendido. A tática é a mesma vista no March.

A Nissan não fez questão de esconder que o preço da versão de entrada ficaria abaixo dos R$ 36 mil. E ficou. Por R$ 35.490, a versão S conta com airbag duplo, travas elétricas, sistema keyless, alarme, direção elétrica, computador de bordo e rodas de aço de aro 15”. Mas ar-condicionado (R$ 2.500) eleva o preço para R$ 37.990, que deverá ser seu preço de trabalho.

Mas aí a versão SV fica tentadora. Custando R$ 39.990, ela agrega ainda vidros elétricos para as quatro portas, rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar, retrovisores elétricos na cor da carroceria, maçanetas cromadas e outros elementos que você verá mais em baixo. R$ 3 mil separam a SV da SL, que possui freios ABS, rodas de liga-leve, faróis de neblina, entre outros.O motor é sempre o 1.6 16V, disponível no March, com controle variável de válvulas, que rende 111cv de potência e 15,1kgfm de torque. O câmbio é de cinco marchas, manual. O consumo urbano é de 8,9km/l usando etanol e 13,6 com gasolina. Na estrada, 13 km/l com etanol e 18,8 com gasolina, e a velocidade máxima é de 189km/h, segundo a Nissan.

O Versa é mais um dos compactos com proporções de carro médio – repare que a tendência é chamar os compactos realmente compactos de premium. São 4,45m de comprimento, entre-eixos de 2,60m, largura de 1.69m e 1,50m de altura. Nada mal, mas o caimento do teto não é bom para quem vai atrás. Talvez ele só fique devendo ao Renault Logan nisso. O porta-malas comporta 450 litros – menos que o Renault.

Parece incrível, mas parece ser muito complicado fazer um modelo de desenho bonito com a combinação de custo-benefício. E cá entre nós, o grupo Renault-Nissan vem esbarrando nisso. De frente o Nissan Versa até é legal, mas a traseira esticada deixa estranho o modelo visto de perfil. A traseira lembra muito o Tiida Sedan, que, aliás, continuará em linha.

Versões

1.6 S – R$ 35.490

· Airbag duplo

· Trava elétrica

· Sistema Keyless com abertura do porta-malas

· Alarme

· Direção elétrica progressiva

· Ajuste de altura do banco do motorista

· Computador de bordo

· Tampa de combustível com abertura interna

· Rodas de aço aro 15 com pneus 185/65R15 e calotas

Opcional:

· Ar-condicionado (R$ 2.500)

1.6 SV – R$ 39.990

Todos da versão 1.6S + AC e:

· Vidros com acionamento elétrico nas quatro portas

· Retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo

· Rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar

· Maçanetas externas cromadas

· Banco traseiro bipartido (60/40)

· Três cintos de segurança traseiro de três pontos

· Sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX

· Abertura interna do porta-malas

· Iluminação do porta-malas

1.6 SL – R$ 42.990

Todos da versão 1.6SV +:

· Freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA)

· Roda de liga de aro 15 com pneus 185/65R15

· Maçanetas internas cromadas

· Painel “Fine Vision”

· Farois de neblina

Acessórios

Deverão ser comprados à parte, nas concessionárias, travas e vidros elétricos com one-touch, protetor de cárter, tapetes, faróis de neblina e equipamentos de áudio.

Pós-venda

Uma das armas da Nissan para conquistar 5% do mercado até 2015 é o “Compromisso Nissan Versa”. o conjunto formado pelo pacote de preços e serviços competitivos, três anos de garantia, dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o país.

  • 10 mil km – R$ 149
  • 20 mil km – R$ 299
  • 30 mil km – R$ 249
  • 40 mil km – R$ 499
  • 50 mil km – R$ 249
  • 60 mil km – R$ 299 Total – R$ 1.744

Cores disponíveis:

· Azul Onyx

· Vermelho Fuji

· Branco Aspen (sólida)

· Cinza Titanium

· Preto Premium (sólida)

· Prata Classic

Galeria

(Clique nas imagens para ampliar)

Fotos | Oswaldo Palermo/Nissan/divulgação

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter