Passaram 10 anos desde que a Nissan Frontier passou por suas últimas alterações profundas, hora de mudar novamente. A picape acaba de ter sua 12a geração apresentada na Tailândia, onde foi desenvolvida e é conhecida como Navara, revelando carroceria mais moderna e, também, um novo chassi.
A dianteira ficou menos quadrada com a nova grade V-motion e os faróis com LEDs espichados. Os faróis de neblina com moldura triangular cromada também melhoram o aspecto da dianteira. No perfil, as impressões melhoram as caixas de roda alargadas e a linha se cintura elevada, principalmente nas portas traseiras.
Na traseira, destaque para as lanternas triangulares que avançam a lateral e para a tampa da caçamba com aerofólio integrado e o V-motion novamente, estampado na chapa.
Aparentemente, houve alguma melhora na qualidade do acabamento, mas é evidente que as formas do painel ficaram muito próximas de um carro de passeio. Agora há uma grande tela TFT no meio dos instrumentos para o computador de bordo, econômetro, bússola, auxílio de navegação e exibição da mídia que está sendo reproduzida na central multimídia. Ar-condicionado digital dual-zone com saídas para o banco de trás também merece destaque.
O chassi da Nissan Frontier também é novo, mais resistente e com raio de giro diminuído para torná-la mais manobrável na cidade. Entre os motores as mudanças são parciais. Na Tailândia, onde foi desenvolvida e começa a ser vendida primeiro, foram mantidas duas variantes do motor 2.5 16V Turbodiesel, com 163cv e torque de 41,1kgfm e 190cv com 45,9kgfm, mas o consumo estaria 11% menor. Há também um 2.5 à gasolina. Todos eles serão oferecidos com câmbio manual de seis marchas ou um novo automático de sete relações.
No país asiático, onde a picape é oferecida com cabine estendida e dupla, haverá assistente de saída em rampa (Hill Start Assist), controle de velocidade em descida (Hill Descent Control) e controle de tração pelos freios, além de controle de estabilidade. O lançamento no Brasil está previsto para 2015, já como linha 2016.