Versão mais extrema do MINI Cooper tem produção limitada a 3.000 unidades e 25 estão reservadas para o Brasil.

A BMW confirmou a vinda de 25 unidades para o Brasil da versão mais extrema do MINI, a John Cooper Works GP. A versão GP tem produção limitada a 3.000 unidades para todo o planeta e marca como o ápice de desempenho em cada geração do MINI. Na geração atual o GP se destaca pelos para-lamas alargados com apêndices aerodinâmicos e o grande aerofólio na traseira.

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Desempenho de gente grande

O desempenho é tão chamativo quanto o exterior no MINI GP, o motor 2.0 turbo produz 306 cv e 45,8 kgfm, como referência o Mini de produção seriada mais potente é o JCW de 231 cv. Esse acerto de 306 cv do motor já erra usado no Countryman JCW, mas ao contrário do crossover o MINI GP manda toda essa força apenas para as rodas dianteiras. Para manter o controle o MINI GP vem com transmissão automática de oito marchas com diferencial de deslizamento limitado mecânico.

A MINI divulga que o GP tem tempo de volta em Nurburgring inferior a oito minutos, 30 segundos mais rápido que o GP da geração anterior. Esse tempo de volta não foi conseguido apenas pela potência do motor, o GP conta com suspensão ainda mais firme que a do JCW, o banco traseiro foi removido e a carroceria recebeu reforços estruturais. Caso o cliente queira deixar o carro ainda mais leve ele pode pedir para vir sem o sistema de som, o ar-condicionado e o aquecimento dos bancos. Curiosamente o GP é apenas 10 kg mais leve que o JCW, pesando 1255 kg. Segundo a MINI o GP faz de zero a 100 km/h em 5,2 segundos e atinge velocidade máxima de 265 km/h.

Preço não foi revelado

O modelo chega no Brasil no quarto trimestre de 2020. O preço não foi revelado, mas no exterior ele custa a bagatela de US$ 44.900, por volta de R$ 227.000 em conversão direta. Como referência, o topo de linha do MINI hatch no Brasil hoje é o John Cooper Works que tem preço sugerido de R$ 190.084.

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