Primeiro Volkswagen e-Delivery elétrico produzido em Resende (RJ) é um 11 toneladas 4×2 que irá compor a frota da montadora

A Volkswagen Caminhões e Ônibus comemora seus 40 anos de produção no Brasil em grande estilo ao iniciar a produção do caminhão elétrico e-Delivery. A primeira unidade da fabricação em larga escala é uma configuração para 11 toneladas 4×2 que será integrado a frota do fabricante.

Com o VWCO e-Delivery, a marca alemã se torna o primeiro fabricante do Brasil a montar em largar escala veículos com tecnologia zero emissões.

“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige. Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Para o projeto de desenvolvimento e produção do e-Delivery, a VWCO fez aporte de cerca de R$ 150 milhões. O caminhão elétrico é montado em área dedicada exclusivamente à eletrificação: o e-Shop. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação. Todos os colaboradores da empresa receberam uma capacitação específica para atuarem nesse novo cenário.

Segundo a VWCO, o e-Shop é o coração da montagem elétrica, onde os caminhões recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados, satisfazendo todos os mais rígidos protocolos de segurança.

Mas antes de receberem o conjunto elétrico, as unidades do e-Delivery são montadas na mesma linha de montagem dos veículos diesel para a máxima eficiência da unidade fabril e se beneficiando do alto padrão de qualidade já estabelecido no processo da VWCO e que é reconhecido no mercado.

Todos os postos de trabalho foram modernizados para garantir tecnologia de ponta à sua fabricação, com precisão e rastreabilidade superiores nos processos. A marca diz que cada etapa foi repensada para a maior produtividade: na pré-montagem do motor, por exemplo, agora são consolidados os sistemas auxiliares. O componente de tração segue direto para a borda de linha, por sua arquitetura mais enxuta.

Ainda segundo a VWCO, pela primeira vez, a suspensão pneumática é instalada dentro da própria fábrica. No fim de todas as montagens, a VW Caminhões e Ônibus submete o veículo a novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem, além dos mesmos testes de qualidade que todos os outros produtos já passam antes de serem liberados para o cliente com a garantia do padrão Volkswagen.

Durante o desenvolvimento, a engenharia simultânea dominou o processo para o planejamento da manufatura e logística nesse grau de sinergia. Isso possibilitou a inserção da tecnologia elétrica no portfólio da VWCO e um acréscimo de apenas mil metros quadrados à sua área construída.

Indústria 4.0

A produção do e-Delivery se beneficiou de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela VW Caminhões e Ônibus em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine. Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para programação dos robôs. É tecnologia de ponta, equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa. Todo o processo foi desenhado para conferir flexibilidade e integração, resultando num gerenciamento eficiente dessa fábrica inteligente. 

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