Teste: Bronco Sport Wildtrak é um bom carro, mas preço assusta

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Bronco Sport Wildtrak tem bom acabamento e desempenho no fora de estrada agrada. Mas valor pedido pela Ford pode espantar interessados

Por Marcelo Jabulas

O Ford Bronco Sport é um automóvel carismático. Mas ainda vai demorar para que o consumidor olhe para a Ford com os mesmos olhos de dezembro de 2020. A marca norte-americana desferiu um duro golpe ao fechar suas fábricas no Brasil e aposentar de uma só vez Ka, Ka Sedan e EcoSport. Sem dar abertura para discutir o assunto, ela vem tocando seu novo momento, na condição de importadora.

O Bronco Sport Wildtrak chegou há pouco ao mercado para ampliar a gama da marca do Oval Azul, que ainda anda desfalcada com apenas cinco modelos. O SUV que carrega o lastro do famoso utilitário dos anos 1960 é a versão suavizada do Bronco, que lá fora conta com versão abrutalhada para fazer frente ao Jeep Wrangler.

Assim o Bronco Sport surge como opção de porte médio e capacitação fora de estrada, aos moldes do Jeep Compass. A Ford faz de desentendida e não pontua o SUV pernambucano como um rival. Para a Ford, amiguinhos do Bronco são BMW X1 e Audi Q3. Mas não precisa ser um especialista em automóveis para saber que os alemães não podem acompanhar o Ford em suas peripécias.

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A razão é simples, o Bronco Sport Wildtrak é muito mais caro que o Compass. O Jeep parte dos R$ 140 mil, enquanto o Ford tem preço sugerido de R$ 257 mil. E mesmo quando se coloca o Bronco ao lado da versão Trailhawk do Compass (R$ 217 mil), a diferença é de R$ 40 mil. Dá para entender porque a turma do marketing fingiu que o pernambucano não existe.

Visual

O Bronco Sport é um SUV com linhas abrutalhadas, que seguem o estilo do Bronco (cascudo). Este, que por sua vez, busca elementos com a geração original de 1966. Assim, ele tem uma carranca invocada, capô horizontal, com nervuras, teto com ressalto na parte do bagageiro. Um recurso que remete ao famigerado Land Rover Freelander.

Mas o estilo abrutalhado tem suas funções, o SUV foi projetado para se virar no off-road. Seus ângulos de ataque (30,4°) e saída (25°) garantem facilidade para encarar terrenos acidentados sem “lamber” o para-choque.

O capô também tem sua função de evitar evitar que num trecho alagado a água obstrua a visão encharcando o para-brisas. A traseira é plana e quadradona, com lanternas grandes que fazem com que o jipão seja visto numa trilha empoeirada. Ou seja, há funcionalidade no formato carrancudo do SUV.

Conteúdos

Por quase R$ 260 mil, o Bronco Sport não pode pecar no conteúdo. Por dentro, ele tem elementos que remetem ao primo rico Edge, como o seletor circular da transmissão e a partida sem chave. Mas a semelhanças terminam aí.

O Bronco tem bom acabamento, com predominância de tonalidade marrom, que absorve aquela sujeira de terra e poeira. O SUV conta com quadro de instrumentos com relógios analógicos, mas conta com uma generosa tela de cristal líquido que permite projetar todas as informações do SUV.

Seu multimídia flutuante tem como principal destaque o acesso à câmera frontal. Um item valioso no off-road. Afinal, com aquele capô de F-1000, é sempre bom poder conferir se há uma pedra, buraco, borda de ponte ou outro obstáculo que pode acabar com a aventura.

O Bronco Sport ainda conta com ar-condicionado digital de duas zonas, retrovisores elétricos, sistema de áudio Bang & Olufsen, carregador de celular por indução, conexão Android Auto e Apple Carplay, função Auto Hold (que mantém os freios pressionados no sinal), assim como porta-objetos abaixo do banco traseiro. Ele ainda oferece assistentes de condução como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitor de faixa, alerta de ponto cego, frenagem emergencial, monitor de tráfego cruzado em ré.

Para as aventuras na natureza, o Bronco Sport oferece abridor de garrafas na tampa do porta-malas, assim como luminárias na tampa, puxadores que funcionam como cabides, divisória do porta-malas que se converte em mesinha. Ou seja, pequenos penduricalhos que evidenciam a proposta do modelo

Motor e transmissão

O Bronco Sport Wildtrak é equipado com motor EcoBoost 2.0 turbo de 240 cv e 38 kgfm de torque. A unidade é combinada com transmissão automática de oito marchas e sistema de tração integral.

Assim como o Compass, ele não conta com caixa reduzida. No entanto, ele oferece sistema eletrônico para distribuição de torque para diferentes tipos de terreno, batizado de GOAT. Goat em inglês é bode, mas a Ford prefere se referir à sigla de Greatest Of All Time.

Seja como for, o sistema permite ajustar a condução para terrenos areia, lama, pedra, assim como opção econômica e esportiva. O sistema permite travar a tração no 4×4, quando se ativa a modalidade pedra. O jipão ainda conta com assistente de descida de ladeira e bloqueio de diferencial.

Suspensão do Bronco Sport Wildtrak

O SUV é equipado com suspensão independente nas quatro rodas, com sistema McPherson no eixo dianteiro e multilink na traseira. Com 23 cm de altura livre do solo, a suspensão tem curso longo que ajuda o Bronco a “agarrar” em terrenos acidentados.

Ao volante

O Bronco Sport é um carro de comportamentos distintos. Comedido na cidade, bruto na trilha e temerário na rodovia. No uso cotidiano seus quase 4,5 metros de comprimento não diferem de um sedã médio ou de SUV de seu porte. Claro que não é tão fácil de encontrar vagas como num compacto, mas as duas câmeras ajudam a espremer nas vagas mais apertadas.

A boa altura oferece bom ângulo de visão, mas o capô horizontal dá a impressão de o Bronco ser maior do que realmente é. Ele tem um rodar suave e silencioso. O isolamento acústico é satisfatório e a qualidade do sistema Bang & Olufsen dispensa comentários. Adicione os assistentes de condução e a praticidade do Auto Hold e a vida urbana se torna bastante agradável.

No fora de estrada toda a parafernália eletrônica capacita os menos experientes a um passeio divertido na trilha. Ele não exige que se trave o cubo da roda, ou tenha que cumprir com rituais para ativar a caixa reduzida. Tudo se resolve girando o botão do “bode”.

Já na estrada é que o Bronco Sport Wildtrak demanda atenção. Seus 240 cv são acentuados no modo esportivo. Ele acelera de forma vigorosa, afinal são 38 kgfm de torque. Mas nas curvas, por mais que a eletrônica dos controles de tração e estabilidade faça o dever de casa, a carroceria tende a rolar lateralmente, devido ao eixo de gravidade alto. Sendo assim, é bom não ir com muita sede ao pote.

Consumo do Bronco Sport Wildtrak

O Bronco Sport só pode ser abastecido com gasolina. Seu consumo no combinado de urbano, rodoviário e fora de estrada é de 7,2 km/l. Um valor comedido para um carro de seu porte.

Palavra final

O Bronco Sport Wildtrak não é barato e tem um rival “não declarado” que custa quase 20% menos. Mas é um SUV legal. Um carro que tem uma pegada esportiva e que realmente cumpre com a função de ser funcional na cidade e valente na terra.

O grande senão deste carro está no emblema da Ford, pois uma coisa é convencer o consumidor a comprar um Mustang, outra é comprar um SUV off-road, que tem um concorrente nacional e mais barato.

Ficha técnica Bronco Sport Wildtrak

Motor
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.999cm³ de cilindrada, a gasolina, turbo, injeção direta, que desenvolve potência máxima de 240cv a 5.500rpm e torque máximo de 38kgfm a 3.000rpm

Transmissão
Tração integral sob demanda, com opção de tração 4×4 e primeira marcha com relação reduzida; câmbio automático de oito marchas e opção de trocas manuais por aletas

Suspensão/rodas/pneus
Dianteira, independente, tipo McPherson, com mola exclusiva, barra estabilizadora e montada em chassi auxiliar; e traseira independente, com barra estabilizadora, montada em chassi auxiliar isolado da carroceria/ 7 x 17 polegadas (liga leve) / 225/65 R17

Direção
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica

Freios
A discos ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS

Capacidades
Porta-malas, 580 litros; tanque de combustível, 64 litros; capacidade de carga (passageiro e bagagem), 441 quilos

Peso
1.718 quilos

Dimensões (AxBxCxDxE)*
4,38 x 1,93 x 1,79 x 2,67 x 0,22 (em metros)

Ângulos
De entrada, 30,4 graus; de saída, 33,1 graus; de transposição de rampa, 24,4 graus

Desempenho
Velocidade máxima, ND; aceleração até 100km/h, 8 segundos

(*) A: comprimento; B: largura; C: altura; D: entre-eixos; e E: distância mínima do solo
ND: Não disponível

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