Versão mais apropriada para caminho ruim do SUV médio tem também a maior altura do solo. Conforto, desempenho e itens de segurança são destaques do Compass Trailhawk, mas preço é alto
Por Paulo Eduardo
Compass é um dos SUV’s mais vendidos no Brasil. Aspecto robusto é reforçado na traseira com pouca área envidraçada. Por isso, visibilidade limitada de ¾ traseira é compensada pela câmera de ré em manobras e retrovisores de bom tamanho, que incluem alerta de ponto cego. Compass Trailhawk cumpre o que promete pela grande altura do solo e bons ângulos de ataque, saída e rampa.
Esse SUV transita por estrada sem conservação vencendo obstáculos intransponíveis para veículos sem tração integral e com baixa altura do solo. Além disso, tem reduzida, bloqueio de diferencial e modos de condução para areia, neve, barro e pedra. Pneus de uso misto não têm a mesma eficiência daqueles somente para asfalto ou terra, mas mantêm bom desempenho no fora de estrada.
O Compass Trailhawk é inapropriado no fora de estrada radical pela carroceria monobloco sujeita à torção. Se tivesse carroceria montada sobre chassi poderia encarar trilha. Câmbio é automático de nove marchas com opção de troca manual pelas aletas no volante ou movimentando-se a alavanca. Trocas são rápidas, com redução de marcha na diminuição de velocidade, e tranco leve é característica de funcionamento.
Desempenho é bom
Desempenho muito bom do motor turbodiesel em aceleração e na retomada de velocidade. Ruidoso em marcha lenta, não incomoda com o carro em movimento. Consumo médio de diesel S10 registrado pelo computador de bordo foi de 7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada.
Sente-se um pouco a aspereza no rodar confortável da suspensão independente também na traseira. Inclinação aceitável da carroceria em curva pela grande altura do solo (22,8 centímetros). Ocorre pouca transferência para dentro também pelo uso de pneus com 13,5 centímetros de altura de borracha. O Compass Trailhawk tem direção bem calibrada para manobra e velocidade mais alta, mas sem comunicação da aderência. Diâmetro de giro parece maior que o declarado pelo número de manobras em garagem.
Acabamento convence
Acabamento interno com material emborrachado no painel convence, mas aspecto é austero. Comandos ao alcance as mãos. Volante com pega adequada agrupa muitos comandos sem comprometer a boa ergonomia. Únicos senões são abaixar para acesso ao banco traseiro e revestimento em couro, que não permite transpiração, nos bancos. Desejáveis assentos mais compridos. Regulagem lombar elétrica contribui na postura correta do motorista.
Banco traseiro, que tem saída de ar-condicionado, acomoda dois adultos com conforto e o assento central mais curto é adequado à criança. Porta-malas fácil de arrumar com comando elétrico (opcional) no fechamento e abertura da tampa pesada. Estepe está sob o assoalho e conjunto roda/pneu tem a mesma medida dos de uso.
Para bem
Freios eficientes, com disco nos dois eixos, apesar de a frente abaixar em simulação de emergência. Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência (opcional) funciona em situações inesperadas, o que muito bom. Farol ilumina bem no baixo, mas facho alto espalha muito a luz. Limpadores/lavadores cumprem corretamente a função.
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Há muitos itens de segurança de série no Jeep Compass Trailhawk, incluindo alerta de ponto cego, sete airbags, controles de tração, estabilidade, partida em rampa e de descida. Entre os itens de conforto, destaque para ar-condicionado com temperaturas independentes para motorista e passageiro e assistente para estacionar.
Preço sugerido da versão é de R$ 181.990 sem o teto solar (R$ 8.600) e o pacote High Tech, que custa R$ 8 mil, inclui controle adaptativo de distância; alerta de mudança de faixa com interferência na direção; alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; farol alto automático; abertura elétrica do porta-malas e som Beats. É muito alto o preço total sugerido de R$ 198.590. Garantia é de três anos.
Ficha técnica Compass Trailhawk
Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, com potência de 170 cv a 3.750 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão
Tração integral com reduzida e câmbio automático de nove marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira
Suspensão
Dianteira, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais/transversais e barra estabilizadora
Capacidades
Ângulo de entrada, 29,1 graus; de saída, 33,1 graus; rampa, 22,8; altura do solo, 22,8 centímetros; tanque de combustível, 60 litros; carga útil (passageiros + bagagem), 400 kg; porta-malas, 390 litros
Rodas/pneus
6,5×17” de liga de alumínio/225/60R17
Peso
1.763 kg
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,40; largura, 1,82; altura, 1,66; distância entre-eixos, 2,63
Desempenho
Velocidade máxima, 194 km/h; aceleração até 100 km/h, 10 segundos
Consumo (km/l)
Urbano, 9,8; estrada, 11,4