TransMaroni investe R$ 50 milhões com a mudança de foco para o transporte mais sustentável. Scania vendeu 50 modelos gás para a transportadora paulista

A TransMaroni comprou em outubro de 2020 11 caminhões Scania movidos a GNV. Com o desempenho do produto, passou a comprar lotes menores em novembro do mesmo ano, mas no fim de maio, a transportadora somou mais 39 caminhões com o combustível alternativo ao diesel. Ao todo a TransMaroni já investiu R$ 50 milhões em ações para um transporte mais sustentável.

VEJA TAMBÉM:

Já a Scania lidera a transição para um sistema de transporte mais sustentável. Desde o início das vendas em outubro de 2019, a marca já soma 150 caminhões vendidos movidos a GNV.

Os caminhões Scania movidos a GNV comprados pela TransMaroni serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos estados brasileiros. Parte já tem contratos com B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L´Oréal, Nestlé e Unilever.

“No início das vendas deste pioneiro produto da Scania, eram os embarcadores que estavam orientando as empresas que transferem suas cargas a buscar esta solução alternativa ao diesel. Ou seja, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta e reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance)”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. “Esse cenário vem mudando. Os próprios transportadores estão buscando adotar práticas mais sustentáveis e nos procuram cada vez mais, ou seja, este é o movimento que passa a se tornar o normal.

Para Munhoz, a TransMaroni é um exemplo desta mudança quando compra esta frota histórica e passa a oferecer ao mercado sem, necessariamente, já ter um contrato de frete. Na sustentabilidade, a Scania tem um planejamento fundamentado nos pilares da eficiência energética, transporte inteligente e seguro e combustíveis alternativos e eletrificação. Além da conectividade que torna a gestão do cliente mais completa, com frotas eficientes e reduzindo custos e emissões de poluentes, afirma o executivo.

Munhoz ainda diz que com mais empresas aderindo ao uso do GNV, novos parceiros se juntam na jornada, como o anúncio recente da parceria com a Comgás. Isso vai diminuindo os gargalos da distribuição do gás, conclui o executivo.

Scania e Comgás, a maior distribuidora de gás natural do país, firmaram ações conjuntas para acelerar e potencializar o desenvolvimento do mercado de gás natural veicular (GNV) e biometano. A Comgás está investindo na ampliação da rede de dutos em polos estratégicos onde há uma demanda iminente por gás natural. Serão mapeados corredores e rotas logísticas para aumentar o número de pontos de abastecimento de gás natural e biometano no Estado de São Paulo. O plano ainda contempla a avaliação para instalação de postos de abastecimento em garagens de frotistas e/ou operadores de ônibus. A Comgás tem como meta futura inserir o biometano em sua rede de dutos, uma fonte energética com quase zero emissão de CO2, nos moldes do que ocorre há vários anos em países da Europa.

Scania movidos a gás

Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a gás (natural e/ou biometano) são vocacionados para médias e longas distâncias. Seus motores são Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movidos 100% a gás natural e/ou biometano, ou mistura de ambos. Os motores não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de serem mais silenciosos.

A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou em cima do caminhão.

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.