Com capacidade para 55 toneladas líquidas, Scania G 540 10×4 começará a ser entregue em abril

Com preço inicial de R$ 950 mil, o Scania G 540 10×4/6 XT Heavy Tipper é novo vocacional da marca com capacidade de carga líquida de 55 toneladas. As primeiras unidades começarão a chegar ao mercado brasileiro em abril de 2021.

A novidade da Scania chega para atuar na mineração e construção pesada.

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Com a excelente capacidade de carga, o Scania G 540 10×4 é o caminhão mais próximo da linha amarela, mas com Opex (despesas operacionais) e Capex (despesas de capital) muitos menores, custo total de operação (TCO) muito mais competitivo, além de maior versatilidade na atividade, o que se traduz em aumento de produtividade.

Do chassi a cabine, todos os componentes são 100% Scania como o trem de força, eixos e tecnologias embarcadas.

“O Bicho é robusto”

O Scania G 540 10×4 Heavy Tipper foi produzido com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT. Seu desenvolvimento foi pensado para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada (que compõe as grandes obras de infraestrutura: hidrelétricas, por exemplo).

XT Heavy Tipper

Segundo a Scania, o G 540 10×4 amplia a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6×4 e 8×4 (um dos mais vendidos da marca).

Das atuais 44 toneladas líquidas do Heavy Tipper 8×4, com o novo G 540 10×4 a marca pula para 55 toneladas líquidas. De acordo com a Scania, o peso bruto total (PBT) sobe para insuperáveis 69 t. “Os concorrentes oferecem no máximo 35 toneladas de carga e 50 t de PBT.

Ainda segundo a Scania, o G 540 10×4 possibilita até 15% de redução no custo por tonelada, pois são necessários menos veículos para movimentar a mesma carga.

Motor

O Scania G 540 10×4 sai da inércia graças ao motor de 540 cavalos de potência e torque de 275 kgfm de torque. O motor conta com a tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão. A economia de combustível do propulsor da Nova Geração é no mínimo de 8% em comparação à gama anterior.

O motor do G 540 10×4 é ligado ao câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma resistência muito superior. O lay shaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves.

Freios

Já o sistema de frenagem auxiliar tem o consagrado freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100Nm, ele aumenta significativamente a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades, além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente, em descidas íngremes e muito acidentadas.

O Scania G 540 10×4 XT Heavy Tipper foi desenvolvido e dimensionado com o que há de melhor para enfrentar os desafios da mineração e dos canteiros de grandes obras nas mais adversas condições de operação.

De série

Entre os itens de série do super-caminhão estão série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t. A Scania é a única que dispõe de itens customizados para o fora de estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento.

Como opcionais, o Heavy Tipper 10×4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem ainda mais segurança na operação. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento), que propiciam mais proteção aos motoristas. O veículo também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcóolicas nas últimas horas.

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