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[Lançamento] Arocs 8×4 é o off-road da Mercedes-Benz que leva até 58 toneladas

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Arocs 8×4 tem motor MB OM 460 de 510 cv de potência e torque de 245 kgfm. Vendido em versão única preço médio do extrapesado é de R$ 1,2 milhão

A Mercedes-Benz apresenta o caminhão off-road Arocs 8×4 que chega em configuração única com preço na casa do R$ 1,2 milhão. O extrapesado foi desenvolvido no Brasil para atender as operações mais severas de mineração, construção pesada e obras de infraestrutura. Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o modelo já está em produção.

Das 600 unidades que a Mercedes-Benz espera vender neste ano, 200 unidades do Arocs 8×4 basculante já foram comercializadas. Para 2022, a marca estima comercializar 1.000 unidades.

Futuramente, a Mercedes-Benz deverá oferecer configurações 8×4 para 48 toneladas com motores de 476 cv e 510 cv de potência. O Autos Segredos também apurou que haverá novas opções de cabine e também a configuração cavalo mecânico que será apresentada em 2023.

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Mas o assunto de hoje é o Arocs 8×4. Antes de chegar ao mercado, o extrapesado foi testado com parceiros da Mercedes com a CSN. Na mineradora, o protótipo foi testado exaustivamente em condições reais de uso.

Segundo a MB, o Arocs 8×4, caminhão extrapesado basculante é especialmente indicado para a mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

Arocs 8x4
Foto | Mercedes-Benz/Divulgação

Para evitar danos nas pesadas operações de mineração, o para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. Já o sistema elétrico foi preparado para ambientes agressivos, estando protegido dos impactos naturais de pisos irregulares.

A cabina global da família Arocs se destaca pelo design arrojado, que realça a imagem de força desse extrapesado off-road. A grade dianteira é única no portfólio da marca, com quatro aletas e dois spoilers laterais.

Entre as características externas da cabina incluem-se: espelho frontal, espelho de rampa, degrau móvel no sentido longitudinal e transversal, para-choque tripartido (facilidade no reparo e baixo custo de manutenção), tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, saída dos gases de escape pela lateral e talas de fixação da báscula no chassi.

De série

Entre os equipamentos de série do Arocs 8×4 estão rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros).

Tamanho

O Arocs 8×4 tem 8,2 metros de comprimento, 2,50 m de largura e 3,69 m de altura. Carregado, os ângulos de ataque e saída são de 30°. A capacidade carga é de 58 toneladas para rodagem em trechos privados com controle de pavimento com baixo índice de torção.

Segundo a MB, o extrapesado basculante é um caminhão compacto, fácil de manobrar e dimensionado para qualquer terreno. Pelo fato de ser alto, na versão brasileira foi incluído um degrau extra flexível para a cabina, o que garante mais conforto de acesso para o motorista.

Motor

O Mercedes-Benz Arocs 8×4 tem motor MB OM 460 LA BlueTec5 de 13 litros e seis cilindros. O propulsor rende potência máxima de 510 cv a 1.800 rpm e torque de 245 kgfm a 1.100 rpm.

O motor trabalha em conjunto com a transmissão automatizada MB G340 Mercedes Powershift de 12 marchas.

A Mercedes afirma que o câmbio automatizado, da última geração PowerShift 3, foi desenvolvido para o mercado brasileiro fora de estrada. Com inteligência embarcada, destaca-se pela troca de marchas mais rápidas e eficientes.

A caixa de câmbio é reforçada, com engrenagens mais largas, aumentando sua resistência e vida útil. Não possui anéis sincronizadores, o que significa menos demanda de manutenção.

A transmissão se caracteriza pela alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, o que resulta em mais praticidade e segurança nas partidas de rampa.

O câmbio automatizado PowerShift G340 tem três modos de operação:

Economy – Condições de uso leve, com piso bom e trecho plano. Exemplo: caminhão vazio. Neste caso, as trocas de marcha buscam melhor consumo de combustível.

Standard – Condições de uso intermediário, com pavimento bom e rampas suaves com caminhão carregado. As trocas de marcha também buscam melhor consumo de combustível.

Power Off-road – Condições e uso severo, pavimento com baixa aderência, rampas íngremes e caminhão carregado. Permite maior controle do veículo por meio do pedal do acelerador.

Eixos

Os eixos traseiros traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7 tem redução nos cubos e sua robustez está refletida na capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. O bloqueio de diferencial transversal e longitudinal é item de série. O freio a tambor e as cuícas verticais estão mais protegidas dos impactos do solo.

Suspensão

A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade de carga e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção.

As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores.

Já a suspensão traseira do Arocs foi otimizada para garantir a máxima durabilidade e confiabilidade. Ela conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura. Oferece melhor estabilidade, maior rigidez e, portanto, vida útil mais longa. Também dispõe de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação. As suspensões independentes têm fixação com “jumelo”.

Já os pneus do Arocs são o OTR destinados para operações fora de estrada e com rodas reforçadas exclusivas.

Freios

O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico.

O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS e ASR. Isso traz maior segurança de direção graças à distância de frenagem otimizada em comparação com os sistemas de freios convencionais. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives.

O Arocs assegura ainda um alto nível de dirigibilidade, uma vez que o ASR controla seletivamente a força de tração nas rodas motrizes ao dirigir em solo escorregadio. Resultado: desgaste reduzido e custos de manutenção menores.

O Arocs conta com freio de estacionamento eletrônico e função Hold. De fácil manuseio, essa função é ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. Pode ser desativada pelo motorista por meio de tecla. A função é liberada assim que o pedal do acelerador é operado novamente. O Hold é ativado automaticamente quando o motor é desligado e também pode ser ligado e desligado por meio de alavanca na cabina.

Atendendo a pedidos dos clientes, o Arocs conta com retarder a óleo. Essa solução é outro diferencial de mercado da Mercedes-Benz. Em combinação com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm, destacando-se por mais segurança e menos manutenção.

Tanques de alta resistência

Os tanques de combustível de 400 litros e de ARLA de 25 litros do Arocs são fabricados em material plástico de alta resistência. Suportam pequenos impactos sem sofrer ruptura e sem deformações residuais.

Para que o caminhão tenha o máximo de aproveitamento em produtividade e rentabilidade, a Mercedes-Benz do Brasil e sua rede concessionária darão todo o apoio para o cliente onde quer que ele precise. A marca diz que estará ao lado do operador para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road.

A Mercedes-Benz irá oferecer aos clientes do Arocs a possibilidade de uma loja de peças in company e agregados em stand-by. Outra novidade é o Truck OFF Center, nos quais a marca pode levar uma estrutura de peças e serviços do concessionário para dentro das instalações dos clientes, próximo de onde os caminhões irão operar.

Para dar ainda mais opções aos clientes, a Mercedes-Benz oferece a alternativa de oficina ou mecânico dedicado em suas instalações. Nesse serviço, poderá ser utilizada a avançada ferramenta dos Óculos de Realidade Virtual. Assim, o especialista do concessionário pode contar com consultoria online da fábrica para uma prestação de serviço mais assertiva e em tempo real.

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