Jeep Renegade Trailhawk 2021 estreou em abril o novo sistema de carro conectado Adventure Intelligence. Confira como a tecnologia no uso cotidiano

O Jeep Renegade se tornou o SUV mais popular do mercado brasileiro. O modelo que estreou em 2015 é o atual líder de vendas e acumula mais 350 mil unidades vendidas. A cereja do bolo é a versão Trailhawk, projetada para ser o verdadeiro off-road da gama. Testamos novamente esse jipinho cascudo, em sua linha 2021.

A boa nova é que o modelo passa a contar com o sistema Jeep Adventure Intelligence. O sistema transforma o multimídia numa central conectada (com direito a banda larga 4G), serviço de socorro, assim como assistente Alexa e funções remotas. Na prática, é possível conectar o carro ao smartphone. É possível ter dados de consumo, autonomia, rastreamento, dentre outras facilidades.

Ou seja, o Trailhawk ficou antenado, literalmente. O problema é que o recurso não vem de graça. Ele é vendido como opcional e custa R$ 2 mil. O sistema é oferecido a partir da versão Longitude flex (que parte de R$ 127 mil). Acontece que o Trailhawk custa R$ 50 mil a mais. Ou seja, deveria vir de série.

A versão testada está avaliada em R$ 189.790, pois também conta com teto solar panorâmico (R$ 8.490) e pintura metálica (R$ 1.600). Claro que muito desse preço se dá pelos demais conteúdos. A versão conta com partida sem chave, monitor digital no quadro de instrumentos, multimídia (que ainda inclui conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, assim como câmera de ré e GPS nativo).

O Renegade Trailhawk 2021 ainda oferece ar-condicionado de duas zonas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, seletor eletrônico de tração e terreno e assistente de declive. Fecha o pacote DRL em LED, rodas de liga leve aro 17 e pneus de uso misto.

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Mas o grosso do preço está fora da cabine e debaixo do capô. Ele conta com o valente motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, combinado com transmissão automática de nove marchas e tração 4×4. A versão ainda conta com pneus de uso misto, mas com foco no off-road, que lhe garante tração de sobra em diferentes tipos de piso.

Para quem busca aventuras e não abre mão de refinamento, esse Renegade pode ser uma boa opção. Afinal, o conjunto mecânico, assim como o sistema de suspensão dão ao jipinho uma capacidade de enfrentar terrenos bem mais acidentados do que ele realmente trafega.

Além disso, é um carro que não pode ser funcional apenas na lama. Ele precisa atender no uso cotidiano. Todo esse recheio dá ao motorista do Renegade Trailhawk muita comodidade durante a semana.

O pneu de uso misto é barulhento no asfalto e “canta” bastante. Pode parecer besteira, mas é um fator que pode comprometer o conforto sonoro. Por outro lado, o vigor do turbodiesel é incontestável, seja para arrancar numa ladeira, para uma ultrapassagem ou numa retomada.

A combinação desse motor com a caixa de nove marchas ainda torna este SUV bastante eficiente, com uma média de consumo urbano, rodoviário e off-road na casa dos 11 km/l. Não que seja uma preocupação de quem vai gastar quase R$ 200 mil, mas é uma tranquilidade de maior autonomia.

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No entanto, é preciso ser sincero de que o Renegade Trailhawk 2021 é um carro pensado para quem realmente irá fazer uso de toda sua capacidade para o fora de estrada. Pois se a necessidade for apenas os conteúdos e comodidade para o uso urbano e rodoviário, a versão Limited 1.8 é bem mais atraente. Ela vem com pacote completo, incluindo teto solar panorâmico por R$ 132.490. e com mais R$ 3 mil o consumidor leva bancos em couro e o sistema Jeep Adventure Intelligence.

Ficha técnica Renegade Trailhawk 2021

Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 170 cv de potência máxima a 3.750 rpm e 35,7 kgfm de torque máximo a 3.750 rpm

Transmissão
Tração integral e câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,8 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais e transversais, e barra estabilizadora; altura do solo, 21,6 centímetros; ângulos de ataque/saída/rampa, 30/33/22 graus

Rodas/pneus
6,5×17” de liga leve /215/60R17

Peso
1.674 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400 kg

Capacidades (litro)
tanque, 60; porta-malas, 273;

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,23; largura, 1,80; altura, 1,71; distância entre-eixos, 2,57

Desempenho
Velocidade máxima, 190 km/h; aceleração até 100 km/h, 9,9 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 9,6; rodoviário, 11,4

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