Versão topo de linha do SUV médio vem com itens de direção autônoma, de conforto e conveniência. Motor turbodiesel usa aditivo Arla 32 para poluir menos, mas acelera menos

Por Paulo Eduardo

Aumenta em 0,7 segundo o tempo até atingir 100 km/h. O modelo sem Arla 32 atinge 100 km/h em 10 segundos, e com o aditivo o tempo é de 10,7 segundos, dados do fabricante. Por outro lado, a velocidade máxima é de 197 km/h diante de 194 km/h sem Arla 32.

O consumo do Inmetro está menor no motor com Arla 32: 10,4 km/l na cidade contra 9,8 km/l anteriores. Na estrada, passou de 11,4 km/l para 13 km/l. Isso significa maior autonomia. Na prática, conseguimos 6 km/l na cidade e os mesmos 13 km/l na estrada.

O Arla 32 é essencial para cumprir as normas antipoluentes do Proconve (Programa de controle de emissões veiculares) a partir de janeiro do ano que vem (2022). Há um tanque para o aditivo, cujo bocal fica ao lado do diesel, e o abastecimento do tanque de 13 litros está previsto a cada 10 mil quilômetros, segundo o fabricante.

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A versão Limited é a topo de linha juntamente com a Trailhawk. Essa é mais apropriada ao fora de estrada e tem maior altura do solo. Usa rodas aro 17 e pneus de perfil 60 diante do aro 19 e perfil 45 da Limited, a versão avaliada. Diferença de três centímetros na altura do flanco.

A Limited tem caixa de redução, bloqueio do diferencial e opção de condução em terrenos com aderência limitada. Há também o controle eletrônico de descida. Pode-se trafegar em todos os tipos de terreno, apesar do pneu.

O pneu de perfil baixo torna o rodar menos confortável sobre irregularidades, apesar de a suspensão traseira ser independente com multibraços. Além disso, o pneu de perfil baixo é mais suscetível a danos, principalmente em caminhos ruins.

 As alterações no modelo 2022 incluem o para-choque dianteiro e faróis totalmente com luzes de LED. Iluminam muito bem, mas facho baixo de alcance curto requer lampejar o alto. Há regulagem elétrica de altura do facho. A comutação automática do alto para o baixo é opcional.

A nova central multimídia tem mais capacidade de processar e armazenar dados. A tela tátil é de 10,1 polegadas. Navegação embarcada de série, espelhamento para Android e Apple por meio de conexão sem fio. Há tomada de 12 volts e portas USB, incluindo carregamento mais rápido com a C.

Os novos itens de direção autônoma opcionais na versão Limited são o detector de fadiga; frenagem automática de emergência contra pedestre, bicicleta e moto; reconhecimento de placas de sinalização pela câmera frontal e informação no quadro de instrumentos se a velocidade estiver acima da permitida, por exemplo.

Anteriormente, reconhecia-se apenas veículo. Alerta de ponto cego e assistente de estacionamento são de série. A mudança automática de facho alto para baixo, o alerta de mudança de faixa com interferência no volante e controle de velocidade adaptativo são opcionais. 

Há sensor de presença na abertura do porta-malas sem uso das mãos (opcional). Se as mãos estiverem ocupadas, basta passar o pé sob o para-choque para a tampa abrir e repetir o movimento no fechamento.

Pode-se também acionar a maçaneta da tampa traseira para abertura automática. Para fechar, há comando na lateral do porta-malas.

O Jeep Compass TD 350 Limited tem bom acabamento interno com material emborrachado no painel central redesenhado. Emborrachado também são os forros das portas dianteiras. Nas traseiras, plástico duro. Quadro de instrumentos é digital com tela configurável de 10,25 polegadas.

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Montagem e encaixe benfeitos, exceto pontas de parafuso aparentes na dobradiça central de portas dianteiras. Material liso de revestimento do volante permite deslize acidental. Volante tem boa pega e agrupa alguns comandos, mas acioná-los requer desviar o olhar da via.

Comandos estão ao alcance das mãos, como manda a ergonomia, mas é preciso abaixar para entrar no banco traseiro, que tem assento baixo. Como há muito espaço para pernas, pode-se esticá-las para que fiquem apoiadas. Se recolhidas, ficam sem apoio.

Revestimento em couro dos bancos, opcional na cor marrom, não permite transpiração. Por outro lado, sofisticam o ambiente. Assentos dianteiros e o traseiro estão no limite do apoio ideal às pernas.

Bancos dianteiros têm ajustes elétricos, incluindo a regulagem lombar, que mantém a postura correta, evitando desconforto em percurso longo.

 Limpadores de para-brisa deixam faixa sem limpar à esquerda do motorista. Lavadores dianteiro e traseiro são eficientes. Freios a disco nos dois eixos param em espaço de segurança, apesar de a frente abaixar bastante.

O comportamento dinâmico é bom pela grande altura do solo, com pouca movimentação da carroceria em curva. Direção bem calibrada e coluna com regulagens em altura e distância. O desempenho do Compass não é empolgante, mas suficiente para ultrapassar com segurança.

 O câmbio automático de nove marchas tem aletas no volante para troca manual. Ocorrem ligeiros trancos na troca automática, característica do câmbio.

A troca manual possibilita reduzir, o que nem sempre ocorre no modo automático, para usar o freio-motor. Podem-se trocar manualmente as marchas movimentando-se a alavanca.

O preço sugerido do Compass TD 350 Limited é de R$ 226.990. Com todos opcionais, incluindo a cor branca polar por R$ 2.400, o preço sugerido é de R$ 248.190. Os sete airbags, incluindo o de joelho para o motorista, são de série.

O kit High Tech custa R$ 9.900 e inclui: reconhecimento de placas de trânsito, comutação automática de farol, detector de fadiga, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestre e ciclista, banco do passageiro com regulagens elétricas, aviso de mudança de faixa, controle automático adaptativo de velocidade, abertura eletrônica de porta-malas e som Beats.

Revestimento em couro marrom custa R$ 1.600, e o teto solar, R$ 8.900. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Compass TD 350

Motor
De quatro cilindros em linha, turbodiesel, 1.956 cm³ de cilindrada, com potência de 170 cv a 3.750 rpm e torque máximo de 35,7 kgfm a 1.750 rpm

Transmissão
Tração integral com reduzida e câmbio automático de nove marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,3 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, McPherson, com barra estabilizadora; traseira, McPherson com braços laterais/transversais e barra estabilizadora; altura do solo, 21,2 centímetros

Rodas/pneus
7,5×19” de liga de alumínio/235/45R19

Peso
1.765 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
400 kg

Capacidades (litro)
Tanque, 60; porta-malas, 476; ângulo de entrada/saída/rampa, 29,9/29,3/ 21 graus

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,404; largura, 1,819; altura, 1,633; distância entre-eixos, 2,636

Desempenho
Velocidade máxima, 197 km/h; aceleração até 100 km/h, 10,7 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 10,4; estrada, 13

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