InícioAvaliaçãoTeste: Peugeot 3008 GT 2022 - Segurança, mimos e dependência explícita

Teste: Peugeot 3008 GT 2022 – Segurança, mimos e dependência explícita

- publicidade -
- publicidade -

Crossover tem frente e faróis redesenhados. Há muitos itens de segurança, conforto e conveniência na versão topo de linha. Direção e bancos dianteiros são o melhor. Leia o teste

Novo Peugeot 3008 GT 2022
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

A ilustração da capa do manual, que a marca denomina guia de utilização e manutenção, do Peugeot 3008 GT 2022 evidencia a dependência do automóvel pelo celular. Um adulto num plano acima do carro manuseia o celular.

Depois dele, em plano inferior, vê-se apenas o lado superior esquerdo do para-brisa e parte do teto do carro. O carro está em segundo plano. Nem todos os manuais exibem foto ou desenho do carro na capa, mas o celular em primeiro plano evidencia a dependência do automóvel.

Ao acionar o GPS para ir diretamente ao destino programado, o usuário constata que precisa do celular para iniciar a navegação, que não é nativa. Tem-se a opção de Android Auto ou Apple Car Play para navegar.

Essa é a tendência do automóvel daqui por diante independentemente de marca ou modelo. Conectividade é imperativo no mundo das rodas motorizadas. Poder-se-ia dizer que as rodas motorizadas vêm de brinde ao adquirir um telefone celular.

A dianteira foi redesenhada, incluindo os faróis com luzes de LED. Peugeot 3008 agrada no visual de linhas limpas e harmônicas. Interior é aconchegante com materiais de qualidade no painel central, forros de portas, além de encaixes e montagem benfeitos.

Luz ambiente azul no teto e nas portas dianteiras torna o espaço mais acolhedor com forração em Alcantara nos bancos e apliques dele nos forros de porta e no painel central.

LEIA TAMBÉM:

O destaque da versão GT Pack no interior são os bancos dianteiros com regulagem lombar, extensor de assento, aquecimento e massageadores. Muito confortáveis e anatomicamente corretos. Podem-se encarar viagens longas sem receio de cansaço.

Contrasta com o assento baixo do banco traseiro e espaço limitado para pernas. Aquele espaço parece destinado às crianças. Desconfortável para adulto em percurso longo, pois as pernas ficam inclinadas. Posição inadequada.

Quadro de instrumentos digital de 12 polegadas é configurável e a tela tátil do sistema multimídia fica no alto do painel com comandos embaixo dela. Isso melhora a ergonomia, mas de qualquer forma o motorista tem que tirar os olhos da via para acionar qualquer um deles.

Volante pequeno agrupa poucos comandos para o bem da ergonomia e coluna de direção é regulável em altura e distância. O volante na posição mais baixa torna possível enxergar o quadro de instrumentos. É a posição correta.

Umas novidades do Peugeot 3008 GT 2022 são as lanternas em LED. Os faróis totalmente em LED têm facho alto automático para não ofuscar motoristas em sentido contrário ou à frente. Iluminam em curva até 90 km/h, mas facho baixo tem alcance curto.

Os faróis de neblina foram substituídos por uma função que fica dentro dos faróis principais. Se a luz de neblina traseira estiver acesa, a intensidade da luz dos faróis principais é diminuída automaticamente.

Não faltam outros itens importantes de segurança que serão lugar comum em todos os carros no futuro não distante. Frenagem automática de emergência detecta pedestre e ciclista, além de veículos. Ação imediata em caso de colisão iminente.

A saída involuntária de faixa com correção no volante não permite abuso e emite mensagem insistente para manter as mãos no volante. Não há quem não tente pelo menos uma vez tirar as mãos do volante em curva.

Alerta de ponto cego funciona entre 12 km/h e 140 km/h e há também o leitor de sinalizações de placas de velocidade, contramão, ultrapassagem proibida.

A eficiência da direção do 3008 GT 2022 é percebida na primeira curva. O trem dianteiro é eficiente. O motorista sente que tem o carro nas mãos, apesar da grande altura do solo (22,6 centímetros). Aponta a direção e o pequeno volante tem ótima pega.

É o melhor do carro juntamente com os incríveis bancos dianteiros.

O ângulo de ataque menor (20 graus) passa a sensação de o carro ser mais crossover (SUV urbano) que para todo terreno. Carroceria inclina pouco em curva. Bom comportamento dinâmico.

Desempenho convincente em aceleração e ultrapassagem do motor 1.6 THP a gasolina totalmente de alumínio com potência de 165 cv e 24,5 kgfm de torque. Carro é importado da França, onde o 3008 tem motor 1.6 Pure Tech com 15 cv a mais e 1,1 kgfm de torque a mais.

Motor THP usa corrente de distribuição, que dispensa manutenção. Câmbio é automático de seis marchas com troca manual por meio de aletas no volante. Há opção de colocar o câmbio somente na opção manual.

Ocorrem pequenos trancos nas trocas do câmbio automático com conversor de torque. Fabricante declara velocidade máxima de 206 km/h e 8,9 segundos para atingir 100 km/h.

Há três modos de condução: econômico, normal e esportivo, que tem troca de marcha em rotações mais altas. O consumo médio de gasolina no computador de bordo na cidade variou entre 6 km/l e 7 km/l. Na estrada, de 10 km/l a 11 km/l. Ambos com ar desligado.

Diâmetro de giro médio (10,7 metros) facilita manobrar o carro de comprimento médio (4,45 metros) e largo (1,90 m com retrovisores rebatidos). Câmeras de 360 graus ajudam bem na tarefa juntamente com sensores dianteiros e traseiros.

Suspensão firme e confortável em piso liso, pois ocorre transferência das imperfeições para dentro. Rodas grandes (aro 19) sobem e descem pesadamente sobre ondulações provocando desconforto, apesar da boa altura do flanco dos pneus (11,75 centímetros).

Rodas grandes estão na moda, mas penalizam o conforto.

Freios a disco nas quatro rodas são muito eficientes em simulação de emergência. Lavadores de vidros eficientes, mas limpadores dianteiros deixam pequeno espaço sem limpar no lado do motorista.

São muitos os itens de conforto e conveniência além dos já citados acima. Entre eles, partida e destravamento de porta sem chave, ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico, assistente automático de estacionamento, controle de velocidade, abertura do grande porta-malas passando-se o pé sob o para-choque.

Entre os itens de segurança estão seis airbags, controles de estabilidade, tração, assistente de partida em rampa, detector de fadiga, além dos outros itens também citados de direção autônoma.

O Peugeot 3008 GT 2022 tem preço sugerido de R$ 269.990. A cor preta não é cobrada. As cores azul e cinza custam R$ 1.890, enquanto vermelha e branca custam R$ 2.790. É caro como todos os carros à venda no país. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica 3008 GT 2022

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.598 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, gasolina, de 165 cv de potência máxima a 6.000 rpm e torque máximo de 24,5 kgfm a 1.400 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,7 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; sólido na traseira; ESP (controle de estabilidade), TC (controle de tração) e HSA (assistente de partida em rampa)

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção, barra estabilizadora; altura do solo, 22,6 centímetros

Rodas/pneus
7,5×19” de liga leve /235/50R19

Peso
1.587 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
650 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,447; largura, 1,906; altura, 1,625; distância entre-eixos, 2,675

Capacidades (litro)
Porta-malas, 520; tanque, 53; ângulos de ataque/saída (graus), 20/29

Desempenho
Velocidade máxima, 206 km/h; aceleração até 100 km/h, 8,9 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 9,8; estrada, 12,1

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -