Comercializado no país até 2014, a Transit é montada no Uruguai. Versão passageiros chega primeiro, furgão só no primeiro semestre de 2022

A Ford apresenta a Divisão de Veículos Comerciais para tentar um novo recomeço no segmento após encerrar a produção de caminhões e picapes no Brasil. O modelo elencado pelo importador para a missão é o Transit que será vendido nas versões vidrada, minibus e furgão.

As três opções são montadas em parceria com a Nordek no Uruguai. A opção vidrada será oferecida em versão única, já a opção minibus será comercializada nas configurações curta 14+1 e 15+1 e também nas longas 17+1 e 18+1. Por fim, a versão furgão que só desembarcará no primeiro semestre de 2022 terá opções curta com 10,7 m³ e longa com 12,4 m³.

A marca não revelou qual motor equipará o Transit em seu retorno ao Brasil. Mas antecipou alguns detalhes do modelo comercial. Segundo o importador, a linha terá tração traseira e o propulsor será o de maior torque e potência da categoria.

Em relação a segurança, o Transite terá tecnologias semiautônomas. Na parte de conforto, ele terá direção elétrica. Já no quesito tecnologia, ele terá conectividade de fábrica e aplicativo FordPass.

Segundo o importador, a linha comercial terá integração com o Ford Assistance e concessionárias. Em caso de pane, a marca poderá avaliar se fará ajuste remoto, se é o caso de mandar um veículo com equipe assistencial ou em situações mais complicadas se rebocará o modelo. Nesse último caso, a Ford diz que a rede estará preparada para receber e reparar o carro no menor tempo possível.

Para tentar seduzir o desconfiado consumidor que está com um pé atrás com a marca em função do fim das operações locais, a Ford diz que a linha Transit terá custo total de 2% a 3% menor que os concorrentes.

Manutenção

Já em relação a manutenção, a Ford diz que ele será 15% menor do que a concorrência. A garantia será de um ano ou 100 mil km prevalecendo o que ocorrer primeiro. As revisões deverão ser realizadas a cada 20 mil quilômetros.

A Ford Transit terá ainda revisões com preço fixo. Interessados ainda poderão adquirir o Ford Protect que oferece contratação de manutenção pré-adquirida.

Segundo a Ford, toda a rede vai vender e dar assistência para a Transit, com mais de 100 concessionárias preparadas com ferramental, estoque de peças, técnicos treinados, boxes exclusivos e horários flexíveis para garantir uma manutenção rápida e de qualidade em todas as regiões do Brasil. A linha comercial também terá o Ford Assistance com atendimento 24 horas para veículos em situação de imobilização.