Versão monocromática na cor preta com tração nas rodas traseiras é destinada ao uso urbano. Várias funções da picape com motor 2.2 turbodiesel podem ser acessadas pelo celular

Por Paulo Eduardo

A Ford é enfática ao informar que a Ranger Black 2022 com tração 4×2 com capacidade de imersão de 80 centímetros é apropriada para transpor área urbana alagada. Na versão 4×4, essa capacidade é para transpor curso d’água de até 80 centímetros de profundidade.

Além disso, a possibilidade de conectar várias funções do carro é outro apelo da Ranger Black 2022, que é totalmente monocromática, incluindo rodas, estribos, forração interna (exceto as colunas A dianteiras) na cor preta.

Praticidade não é o ponto forte da cidade nos centros urbanos. A Ranger mede 5,35 metros de comprimento e nem sempre é bem-vinda em estacionamentos. Ainda assim, rodar em carros mais altos e robustos transmite sensação de segurança para muitos.

Porém, os bons atributos para rodar por caminhos ruins são mantidos na Ranger Black 2022, que é derivação da XLS 4×2, inclusive tem o mesmo peso. Grande altura do solo, bons ângulos de ataque/saída são atributos para rodar sem cerimônia na terra.

A vantagem da tração traseira em condições adversas é empurrar o carro. Na tração dianteira, é puxado. Isso faz diferença em caminhos enlameados. Tração 4×2 não inviabiliza aventuras limitadas na terra.

VEJA TAMBÉM:

A cabine da Ranger Black 2022 tem o conforto de automóvel como ocorre com a maioria das caminhonetes atuais. Forração em couro sofistica o ambiente, tem a vantagem da higienização, mas não transpira, gerando desconforto. Porta-luvas sem luz.

O ar-condicionado é digital com temperatura diferenciada para motorista e passageiro. Bom acabamento interno. Destoam as pontas de parafuso na dobradiça central das portas. É possível fazer melhor. Há duas entradas USB na dianteira e uma de 12 volts no banco traseiro.

São sete airbags, incluindo o de joelho, controle automático de velocidade, controle de tração e de estabilidade, controle adaptativo de carga, sistema anticapotagem e de controle de reboque, e assistente de partida em rampa.

Central multimídia é SYNC 3 com tela tátil de oito polegadas, comandos de voz e compatível com Android e Apple. O sistema de conectividade com modem embarcado possibilita controlar pelo telefone travamento de porta, partida remota, climatização da cabine e receber alertas de alarme e de funcionamento, entre outros.

A versão se caracteriza no lado externo pelo santantônio, barras no teto, faróis escuros, grade dianteira e rodas de 18 polegadas na cor preta.

A Ranger Black 2022 avaliada estava equipada com protetor de caçamba, capota rígida elétrica e rede porta-objeto. Esses itens podem ser adquiridos separadamente na rede Ford. O kit tem preço sugerido de R$ 10 mil. Tampa da caçamba é pesada e tem chave.

O volante contém diversos comandos (áudio, fone, computador e controle de velocidade) e está revestido com material rugoso, que evita deslize das mãos, e o aro dimensionado corretamente para uma boa pega. Coluna tem apenas regulagem de altura. Falta a de distância.

A maioria dos comandos está ao alcance das mãos. O que contraria a ergonomia são os comandos dos vidros recuados na porta traseira. Somente o do motorista abre e fecha com um toque.

Quadro de instrumentos com duas telas digitais para funções de computador e a outra para áudio. Velocímetro analógico na parte central. Assentos dos bancos dianteiros apoiam totalmente as pernas. O do motorista tem regulagem lombar manual, que mantém postura correta.

Direção com assistência elétrica tem boa calibragem em manobras e em alta. Diâmetro de giro grande (12,2 metros) requer manobrar mais em espaço limitado. A câmera de ré e o sensor de estacionamento ajudam na tarefa árdua em carro grande.

O rodar é confortável sobre piso liso com calibragem de 30 libras nos quatro pneus de uso misto. Em piso irregular, transfere as imperfeições para a cabine. A calibragem de economia de 38 libras faz a picape quicar sobre irregularidades, principalmente nas ondulações quando o conjunto roda/pneu grande sobe e desce pesadamente.

Comportamento dinâmico é muito bom para caminhonete e os controles eletrônicos seguram bem as escapadas. Freios eficientes param em espaço de segurança as mais de duas toneladas de peso.

O desempenho do motor 2.2 com câmbio automático de seis marchas da Ranger Black 2022 é melhor na aceleração. Nas retomadas, o tempo de reação é maior. É bom no uso urbano. Câmbio automático de seis marchas tem trocas rápidas. Ocorrem ligeiros trancos e redução ao diminuir a velocidade.

Acionando-se a tecla S (Sport) as trocas ocorrem em rotação mais elevada. São manuais por meio da alavanca. Tem-se a sensação de melhor desempenho. Consumo de diesel registrado no computador de bordo variou entre 5,5 km/l e 6 km/l na cidade e de 10,5 km/l na estrada.

Faróis com luz de halogênio têm bom alcance no facho baixo. Iluminam bem sem a eficiência do LED. Limpadores deixam área superior no lado do motorista sem limpar e os lavadores são eficientes.

Preço sugerido da Ford Ranger Black 2022 é de R$ 187.990. Garantia é de cinco anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica Ranger Black 2022

Motor
De quatro cilindros linha, turbodiesel, 2.198 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, 160 cv de potência máxima a 3.200 rpm e torque máximo de 39,2 kgfm de 1.600 a 2.500 rpm

Transmissão
Tração 4×2 e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica; diâmetro de giro, 12,2 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira; tambor na traseira, com ABS, EBS e ESP

Suspensão
Dianteira, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora; traseira, eixo rígido, com feixe de mola longitudinal; altura do solo, 23,5 centímetros

Rodas/pneus
8 x 18”, de liga leve/265/60 R18

Peso
2.032 kg

Carga útil (passageiros+ bagagem)
1.168 kg

Tanque
80 litros

Dimensões (metro)
Comprimento, 5,354; largura, 1,977; altura, 1,821; distância entre-eixos, 3,220

Capacidades
Ângulo de ataque/saída, 28 graus/26 graus; de rampa, 45 graus; imersão, 80 centímetros

Desempenho
Velocidade máxima, 164 km/h; aceleração até 100 km/h, 15 segundos

Consumo (km/l)
Cidade, 9,6; estrada, 11,3 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.