InícioAvaliaçãoChevrolet Onix RS 2023: cinco razões para comprar e uma para desistir

Chevrolet Onix RS 2023: cinco razões para comprar e uma para desistir

- publicidade -
- publicidade -

Confira o que o Chevrolet Onix RS 2023 tem de legal para merecer a sua escolha e o que pode fazê-lo deixar de ser uma boa opção

Comprar um carro zero não é uma decisão fácil. Preço, disponibilidade, manutenção, capilaridade de rede autorizada e revenda são alguns dos pontos que o consumidor deve levar em consideração nos dias de hoje. Afinal, o carro novo está muito caro e uma escolha precipitada pode resultar num casamento infeliz ou em um gasto inesperado para tentar se livrar a compra indesejada.

VEJA TAMBÉM:

E para ajudar nossos leitores, resolvemos listar cinco atributos importantes do Chevrolet Onix RS 2023, que tem preço sugerido de R$ 101 mil. A versão com visual esportivo do compacto da gravatinha está no mercado há três anos e pode ser uma boa opção para quem curte um visual diferenciado, mas não tem verba para um modelo mais sofisticado.

Estilo

O estilo do Chevrolet Onix RS 2023 é seu principal diferencial. Este pequeno hatch norte-americano se destaca pelo para-choques exclusivo, grade em estilo colméia, saia lateral, rodas de liga leve pintadas em preto, assim como um aerofólio, teto e retrovisores na mesma tonalidade.

O conjunto garante ao consumidor um visual mais arrojado que nas demais versões. Além disso, o estilo “esportivado” atende a quem quer apenas um visual mais chamativo, mas não pode pagar por um carro mais potente ou não quer castigar o conforto com um acerto de suspensão mais firme.

Conteúdo do Onix RS

Por dentro, o Chevrolet Onix RS 2023 se difere em quase nada dos restantes da linha. No entanto, opta por um acabamento monocromático em preto. Os bancos revestidos em couro com costuras vermelhas, assim no volante, dão ao hatch um estilo invocado.

Já seu pacote de conteúdos oferece direção elétrica, computador de bordo, câmera de ré. O hatch ainda conta com ar-condicionado (analógico), base de carregamento sem fio, vidros e retrovisores elétricos.

Conjunto mecânico

Um dos principais atributos da atual geração do Onix é seu motor 1.0 turbo. Para a versão RS, o bloco não passou por nenhum ajuste. Mesmo assim, ele entrega gratos 116 cv e 16,8 kgfm de torque. Trata-se de números parelhos aos principais concorrentes como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo que perdeu potência na linha 2023.

O motor do Onix é combinado com a conhecida transmissão automática de seis marchas, que a GM adota em diferentes modelos. Essa caixa tem trocas rápidas e suaves. Peca por não contar com borboletas atrás do volante, que seria um item interessante para quem curte o apelo esportivo da versão.

Já os “calçados” do Onix RS 2023 são os mesmos do restante da gama. Ele utiliza suspensão independente, do tipo McPherson, no eixo dianteiro e freios a disco. Na traseira, ele utiliza conhecida barra de torção e tambores para auxiliar na frenagem.

Apesar de o Onix RS estar longe de um “setup” esportivo de verdade, o carrinho não faz feio. Tem muito torque em baixa rotação, acerto de suspensão equilibrado e freios na medida para conter o que o motor oferece.

Rede autorizada

Um quesito que nem sempre o consumidor leva em consideração na hora da compra é a rede autorizada. A General Motors conta com cerca de 500 pontos de venda no mercado brasileiro.

Pode não fazer muita diferença para quem roda prioritariamente na cidade, mas é um “equipamento” para quem trafega em rodovia. Isso porque, é mais fácil ter acesso a um ponto de assistência técnica para o Onix, do que para um rival que tem menos revendas espalhadas pelo país.

Mercado

O Onix é um carro bom de mercado e a versão RS não fica para trás. O hatch é bem cotado no mercado de seminovos por diferentes razões. A começar pelo fato de ter sido líder de vendas desde que Palio e Gol (G4) saíram de linha.

O interesse pela geração anterior foi repassado ao modelo atual. E a valorização do hatch se acentuou com a crise dos semicondutores. Sem ter como finalizar seus carros, a GM precisou suspender a produção do modelo inúmeras vezes.

E com pouco carro a pronta-entrega, o seminovo ficou cobiçado. Segundo a plataforma de classificados, Mobiauto, o Onix valorizou 14,3% entre junho de 2021 e junho de 2022.

Ou seja, o Chevrolet é dinheiro na mão na hora da troca. E se tiver o atrativo do visual esportivo, pode se valorizar ainda mais.

Falta de conectividade é bola fora

Com a crise de semicondutores, a Chevrolet optou por vender seus modelos com uma central multimídia MyLink que não tem conectividade de série. Para ter o que eles chamam de conectividade completa com espelhamento para Android Auto, Apple CarPlay é necessário pagar um valor extra na revenda para ter o modo conexão. O valor extra é de R$ 2.700,00.

Ficha técnica Chevrolet Onix RS 2023

MOTORDianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, 999cm³ de cilindrada, flex, turbo, que desenvolve potência máxima de 116cv (com gasolina e etanol) a 5.500rpm e torques máximos de 16,3kgfm (g) e 16,8kgfm (e) a 2.000rpm
TRANSMISSÃOTração dianteira, com câmbio automático de seis velocidades com opção de trocas manuais
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUSDianteira, independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; e traseira, semi-independente, com eixo de torção/ de liga leve, com 6,5 x 16 polegadas/195/55 R16
DIREÇÃODo tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica progressiva
FREIOSCom discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADESDo tanque, 44 litros; porta-malas, 275 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 375 quilos
PESO1.085 quilos
DIMENSÕESComprimento, 4,16m; largura, 1,73m; altura, 1,47m; distância entre-eixos, 2,55m
PERFORMANCEVelocidade máxima de 185km/h(e)
Aceleração até 100km/h em 10,1s (e)
CONSUMO (*)Cidade: 10,1km/l(g)/8,3km/l(e)
Estrada: 14,4km/l(g)/12km/l(e)

Dados dos fabricantes; (*) Dados do Inmetro; (g) gasolina; (e) etanol

Autos Segredos no YouTube:

Andamos no elétrico Chevrolet Bolt EV:

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -