Marlos Ney Vidal (*)
De Itatiba (SP)
A Nissan apresentou a linha 2017 para os compactos March e Versa. O destaque é a chegada do câmbio CVT para a motorização 1.6. No hatch a transmissão CVT estará disponível para as versões SV e SL e para o sedã nas opções SV, SL e Unique. Além da nova opção de câmbio os modelos ganharam mais conteúdo.
Com a chegada do câmbio CVT para sua dupla de compactos a Nissan quer disputar uma fatia dos futuros compradores de modelos compactos automáticos. Segundo a marca 40% dos futuros compradores e 95% dos atuais donos de um modelo manual afirmam que seu próximo veículo também terá este recurso.
“A Nissan está firme em seu posicionamento ‘Quem se atreve vai além’. A cada lançamento trazemos produtos que oferecem mais que os concorrentes e sempre com a tecnologia japonesa. O Nissan March e o Nissan Versa XTRONIC CVT® é mais uma prova disso. Seremos os únicos do segmento a ter a transmissão continuamente variável, que é usada e aprovada por clientes de segmentos superiores”, afirma François Dossa, presidente da Nissan do Brasil.
Veja os preços da linha 2017 dos compactos japoneses:
- March 1.0 Conforto – R$ 38.790
- March 1.0 S – R$ 41.690
- March 1.6 S – R$ 46.190
- March 1.0 SV – R$ 44.690
- March 1.6 SV – R$ 49.290
- March 1.6 SV CVT – R$ 54.090
- Versa 1.0 Conforto – R$ 44.690
- Versa 1.0 S – R$ 47.990
- Versa 1.6 S – R$ 50.690
- Versa 1.6 SV – R$ 53.190
- Versa 1.6 SV CVT – R$ 57.990
- Versa 1.6 SL – R$ 59.890
- Versa 1.6 SL CVT – R$ 64.690
- Versa 1.6 Unique CVT – R$ 66.290
O câmbio CVT que equipa March e Versa é da última geração produzida pela Nissan. A transmissão é produzida pela Jacto, empresa do grupo Nissan. O câmbio XTRONIC CVT® usado pelos compactos usa a mesma tecnologia de Sentra e Altima, mas em um tamanho menor, adequado aos dois veículos. Segundo a Nissan uma das novidades dessa caixa de última geração é o sistema “Lock Up” com Active Slip Control. Com a função o câmbio obtém acelerações com respostas mais vigorosas e sem alternâncias, pois “segura” a polia e a solta de forma gradual para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida.
O CVT que equipa March e Versa contam com a função “Overdrive”. Um botão na lateral da alavanca do câmbio permite ao motorista mudar o regime de rotação do motor para uma maior faixa de giro, proporcionando melhores respostas nas acelerações. O recurso facilita a vida do condutor nas ultrapassagens de veículos, acelerações em subidas, frenagem de alta velocidade nas curvas.
O March 1.6 CVT foi classificado com nota A em sua categoria e na comparação geral ficou com nota B no Programa de Etiquetagem Brasileiro (PBE) do Inmetro. Com etanol no tanque o hatch faz média de 7,8km/l na cidade e 9,8km/l na estrada. Com gasolina o modelo tem consumo de 11,7km/l na cidade e 14,5km/l na estrada.
Já o Versa 1.6 CVT também ficou com nota A em sua categoria e nota B na classificação geral. O sedã tem consumo médio de 7,8km/l rodando na cidade e 10km/l na estrada. Com gasolina o sedã tem média de 11,6km/l rodando na cidade e 14,1 rodando na estrada.
Ambos os modelos sairão de fábrica chancelados com o selo do Conpet.
A Nissan também melhorou o conforto acústico dos modelos. Foram instalados antirruídos no console central, painel de instrumentos, para-malas e no painel corta fogo. O para-brisa também recebeu tratamento para reduzir ruídos.
LINHA 2017
Além do câmbio, os modelos contam com novidades na linha 2017 como o Autos Segredos antecipou em 18 de maio. A versão de entrada do sedã passa a se chamar 1.0 Conforto. Assim, os itens do Pack Plus foram incorporados nas versões base. Já a opção 1.6 SV (s/ pack plus) passou a se chamar 1.6S. Desde a versão de entrada o Versa passa vem equipado com vidros elétricos nas quatro portas. No quesito segurança a partir da versão 1.6 SV o sedã contará com o sistema Isofix (Pontos de ancoragem para cadeiras infantis).
No caso do March, o conteúdo do Pack Plus e Pack Multi também será incorporado nas versões base. Tanto o March quanto o Versa não contarão mais com os pacotes Pack Plus e Pack Multi na linha 2017.
(*) O jornalista viajou a convite da Nissan.
[photomosaic]
Foto | Nissan/Divulgação