Pouco mais de um mês após iniciar sua carreira popular no Brasil com o lançamento do March, a Nissan está trazendo para o Brasil o sedã Versa para tentar repetir o sucesso do modelo visto nos Estados Unidos e México, principalmente no segundo, onde já é o carro mais vendido. A tática é a mesma vista no March.
A Nissan não fez questão de esconder que o preço da versão de entrada ficaria abaixo dos R$ 36 mil. E ficou. Por R$ 35.490, a versão S conta com airbag duplo, travas elétricas, sistema keyless, alarme, direção elétrica, computador de bordo e rodas de aço de aro 15”. Mas ar-condicionado (R$ 2.500) eleva o preço para R$ 37.990, que deverá ser seu preço de trabalho.
Mas aí a versão SV fica tentadora. Custando R$ 39.990, ela agrega ainda vidros elétricos para as quatro portas, rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar, retrovisores elétricos na cor da carroceria, maçanetas cromadas e outros elementos que você verá mais em baixo. R$ 3 mil separam a SV da SL, que possui freios ABS, rodas de liga-leve, faróis de neblina, entre outros.O motor é sempre o 1.6 16V, disponível no March, com controle variável de válvulas, que rende 111cv de potência e 15,1kgfm de torque. O câmbio é de cinco marchas, manual. O consumo urbano é de 8,9km/l usando etanol e 13,6 com gasolina. Na estrada, 13 km/l com etanol e 18,8 com gasolina, e a velocidade máxima é de 189km/h, segundo a Nissan.
O Versa é mais um dos compactos com proporções de carro médio – repare que a tendência é chamar os compactos realmente compactos de premium. São 4,45m de comprimento, entre-eixos de 2,60m, largura de 1.69m e 1,50m de altura. Nada mal, mas o caimento do teto não é bom para quem vai atrás. Talvez ele só fique devendo ao Renault Logan nisso. O porta-malas comporta 450 litros – menos que o Renault.
Parece incrível, mas parece ser muito complicado fazer um modelo de desenho bonito com a combinação de custo-benefício. E cá entre nós, o grupo Renault-Nissan vem esbarrando nisso. De frente o Nissan Versa até é legal, mas a traseira esticada deixa estranho o modelo visto de perfil. A traseira lembra muito o Tiida Sedan, que, aliás, continuará em linha.
Versões
1.6 S – R$ 35.490
· Airbag duplo
· Trava elétrica
· Sistema Keyless com abertura do porta-malas
· Alarme
· Direção elétrica progressiva
· Ajuste de altura do banco do motorista
· Computador de bordo
· Tampa de combustível com abertura interna
· Rodas de aço aro 15 com pneus 185/65R15 e calotas
Opcional:
· Ar-condicionado (R$ 2.500)
1.6 SV – R$ 39.990
Todos da versão 1.6S + AC e:
· Vidros com acionamento elétrico nas quatro portas
· Retrovisor com acionamento elétrico na cor do veículo
· Rádio CD Player 2DIN com RDS, MP3, iPod e entrada auxiliar
· Maçanetas externas cromadas
· Banco traseiro bipartido (60/40)
· Três cintos de segurança traseiro de três pontos
· Sistema fixação de cadeiras de criança ISOFIX
· Abertura interna do porta-malas
1.6 SL – R$ 42.990
Todos da versão 1.6SV +:
· Freios ABS com distribuição eletrônica da frenagem (EBD) e assistência à frenagem (BA)
· Roda de liga de aro 15 com pneus 185/65R15
· Maçanetas internas cromadas
· Painel “Fine Vision”
· Farois de neblina
Acessórios
Deverão ser comprados à parte, nas concessionárias, travas e vidros elétricos com one-touch, protetor de cárter, tapetes, faróis de neblina e equipamentos de áudio.
Pós-venda
Uma das armas da Nissan para conquistar 5% do mercado até 2015 é o “Compromisso Nissan Versa”. o conjunto formado pelo pacote de preços e serviços competitivos, três anos de garantia, dois anos da assistência 24h do Nissan Way Assistance e preços fixos de revisão com mão de obra, que será o mesmo cobrado em todo o país.
- 10 mil km – R$ 149
- 20 mil km – R$ 299
- 30 mil km – R$ 249
- 40 mil km – R$ 499
- 50 mil km – R$ 249
- 60 mil km – R$ 299 Total – R$ 1.744
Cores disponíveis:
· Azul Onyx
· Vermelho Fuji
· Branco Aspen (sólida)
· Cinza Titanium
· Preto Premium (sólida)
· Prata Classic
Galeria
(Clique nas imagens para ampliar)
Fotos | Oswaldo Palermo/Nissan/divulgação
Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter