Autos Segredos questionou a VW sobre o fim do motor 1.6 EA-111 para Gol, Voyage e Saveiro. Em reposta, marca diz que por questões estratégicas não dará detalhes
Com a Resolução de Nº 492 que estabelece o Proconve L7 e Proconve L8 em vigor, o Autos Segredos questionou a Volkswagen com fica a situação do motor 1.6 EA-111 e como ficaram as versões de Gol, Saveiro e Voyage que ainda contavam com veterano motor.
“Os modelos Volkswagen Gol, Voyage e Saveiro continuam em linha normalmente, atendendo à nova fase do Proconve (L7), e com ótimos resultados de venda nos seus respectivos segmentos”, diz a nota na primeira resposta enviada pela Volkswagen a nossa reportagem.
Entretanto, a marca não especificou se o motor 1.6 EA-111 foi atualizado e como ficariam as versões de Gol, Saveiro e Voyage.
Entramos novamente em contato pedindo mais uma vez informações específicas sobre a motorização 1.6 EA-111. “Por uma questão estratégica, não daremos mais detalhes neste momento”, diz a segunda resposta do fabricante.
Neste caso, o silencio diz muito, ou seja, o motor 1.6 8v EA-111 já não é mais produzido e nem receberá atualizações para o atender a resolução N° 492.
Com o fim do motor 1.6 EA-111, a Volkswagen fará um rearranjo nas versões de Gol, Voyage e Saveiro.
A dupla Gol e Voyage produzidas a partir de janeiro será comercializada somente com o motor 1.0 MPI de três cilindros. O veterano 1.6 8v e o 1.6 16V MSI ligado ao câmbio automático não mais farão parte do catálogo de ambos os modelos.
O Gol ficará em linha até dezembro de 2023, já que a partir de 1° de janeiro de 2024 entra em vigor a exigência de controles de estabilidade e tração para todos os modelos zero quilômetros vendidos no país. Já o veterano Voyage teria sua produção encerrada neste ano como chegamos a publicar, entretanto, o sedã ganhou sobrevida em 2022. Se ficará em 2023 é ainda uma incógnita.
Já a Volkswagen Saveiro é equipada com o motor 1.6 8v nas versões Robust e Trendline e na aventureira Cross ela é equipada com o motor 1.6 16v MSI.
Com fim de produção do motor 1.6 EA-111, a picape terá todas as versões equipadas com o motor 1.6 MSI. O Autos Segredos apurou que VW já homologou a picape com a nova motorização.
As versões seguem como são atualmente Robust com cabines simples e dupla, Trendline com cabine simples e Cross com cabine dupla.
Já a picape Saveiro que terá uma leve reestilização neste como o Autos Segredos antecipou com exclusividade em março de 2021. No entanto, tudo indica que a reestilização será mais simples. Com a extensão do motor 1.6 16v MSI para toda a linha, as versões Robust e Trendline deverão contar com um para-choque dianteiro simplificado da versão Cross. Afinal, é o caminho mais fácil, já que as entradas de ar e sistema de refrigeração para receber o motor MSI já estão prontos.
O Autos Segredos também apurou que um comboio de protótipos da Saveiro P-L7 sempre é visto em testes no interior paulista e todos são equipados com para-choques da versão Cross. Nossos amigos do Mobiauto inclusive flagram a Saveiro Cross P-L7 em testes.
Por dentro, a picape manterá o painel atual, mas terá atualizações nos acabamentos dos bancos. O Autos Segredos também apurou que versão Robust deverá ser ainda mais simplificada para tentar fazer frente as versões destinadas ao trabalho da concorrente Fiat Strada.