Na primeira semana de janeiro, publicamos um flagra do Peugeot 308 sendo distribuído para a rede autorizada da marca (veja aqui). Agora, na última semana do mês, o leitor Yuri Flor Henrique enviou fotos de uma unidade dentro de uma concessionária no Rio de Janeiro, RJ. A distribuição do hatch é um reflexo da proximidade do lançamento. O modelo será apresentado à imprensa nos próximos dias 14 e 15 e as vendas começam logo em seguida.

A unidade flagrada no Rio estava equipada com teto solar panorâmico e luzes de LEDs. Yuri notou que o 308 não dispunha de faróis direcionais, que equipam o irmão 408. Mas o sedã emprestará o painel e outros elementos do interior ao hatch. No mais, agradecemos ao nosso leitor pelas boas fotos.

Conforme já mencionamos, o 308 será equipado com os conhecidos motores 2.0 16V e 1.6 16V da marca. O propulsor de menor cilindrada, contudo, recebeu aperfeiçoamentos, que incluem um novo sistema de partida a frio, sem tanquinho de gasolina, e comando de válvulas variável na admissão, responsável pela elevação da potência para 115/122 cv, com gasolina e etanol, na ordem. O torque também aumentou: segundo o fabricante, são 16,4 mkgf a 4.000 rpm com combustível vegetal, sendo que 80% do total está disponível a 1.500 rpm. A 2.000 rpm, o valor sobe para 87%.

O motor 2.0 16V permanece como está, rendendo 143/151 cv e 20/22 mkgf. As opções de câmbio, manual de cinco velocidades ou automático de quatro, também são as mesmas disponíveis em outros veículos da marca. Porém, os propulsores aspirados ganharão a companhia do 1.6 16V THP, que equipará uma versão esportiva do hatch. Recém lançado no 408 (veja aqui), o bloco entrega 165 cv a 6.000 rpm e 24,4 a 1.400 rpm. Porém, ao contrário do sedã, o hatch turboalimentado receberá uma transmissão manual, também de seis marchas.

Flagrou algum carro diferente, camuflado, com placas verdes (ou tudo isso) ou ainda tem alguma informação interessante e quer contribuir com o Autos Segredos? Envie para o e-mail marlos.vidal@gmail.com ou contato@autossegredos.com.br.

Fotos | Yuri Flor Henrique/Especial para o Autos segredos

Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter