Volkswagen T-CrossO Volkswagen T-Cross será o terceiro produto da marca alemã produzido a partir da plataforma MQB A0. O SUV como nossa reportagem antecipou em maio de 2017 será produzido em São José dos Pinhais (PR). Os protótipos do inédito SUV compacto da Volkswagen já estão em testes no Brasil como mostrou o nosso flagra publicado em dezembro.

Produção

Junto a fornecedores, a marca programa a produção das unidades pré-série a partir de novembro de 2018. O SUV deverá ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo. Porém, de acordo com reportagem do Uol Carros, o Volkswagen T-Cross será lançado somente em março de 2019.

Visual

O Volkswagen T-Cross terá desenho da carroceria inspirado no Seat Ascona. As laterais são praticamente idênticas as do SUV da Seat.

Dianteira

Na dianteira, o T-Cross terá linhas inspiradas no conceito T-Cross Breeze que deu às caras no Salão do Automóvel de 2016. Os faróis serão estreitos e nas versões topo de linha eles terão assinatura de LED. A grade dianteira do T-Cross terá formato parecido com a da nova geração do Jetta, porém, ela mesclará filetes e colmeias. A parte inferior do para-choque será bem parecida com o conceito do Salão com uma enorme entrada de ar em formato de colmeia. Os faróis auxiliares serão alojados nas extremidades do para-choque.

De lado

As laterais do Volkswagen T-Cross terão vincos na altura das maçanetas e na parte inferior das portas. Os para-lamas terão molduras de plástico que integram a uma saia lateral.

Volkswagen T-Cross

Traseira

As lanternas traseiras serão bem parecidas com as do conceito Breeze. A peça terá formato horizontal e serão iluminadas por LED´s. Assim como nos recentes lançamento da marca, as lanternas ficam destacadas numa régua destacada da peça. Logo abaixo, fica o abrigo da placa de identificação.

Tamanho

O Volkswagen T-Cross terá porte e medidas bem próximas as do Seat Arona. Então, podemos esperar que ele tenha 4,13 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,55 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Tamanho que o deixa páreo aos atuais concorrentes da categoria.

Motores

As versões Comfortline e Highline do Volkswagen T-Cross serão equipadas somente com o motor 1.0 TSI sempre associado ao câmbio automático seis marchas. O motor 1.0 TSI tem potência de 116 cv a 5.500 rpm e torque de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência é de 128 cv a 5.500 rpm e o torque também é de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. O SUV também terá versões equipadas com o motor 1.6 MSI.

Projeções | JKD/Especial para o Autos Segredos