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ZF anuncia produção de novos componentes ADAS até 2025

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Dentre os itens do Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), empresa produzirá câmeras de 5ª geração e supercomputador ZF ProAI

A ZF divulgou seus planos de produção de novos componentes de segurança e assistências de direção, após concluir a fase de desenvolvimento e de testes da nova geração de sistemas avançados de segurança veicular.

A empresa anunciou o início da produção de sua 5ª geração de câmeras para 2025, do supercomputador ZF ProAI para o próximo ano e, ainda para 2023, o início da produção de seu sistema Steer-by-wire (direção por fios). O objetivo é apoiar o movimento da indústria automotiva em direção à automação de veículos com uma gama completa de componentes que vão desde ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), software para carros de passeio até sistemas completos de transporte autônomo.

Após a realização de estudos no setor, a empresa prevê que em dois anos 75% dos veículos leves em todo o mundo estarão equipados com algum tipo de sistema ADAS, como o freio automático de emergência. A ZF também estipula que mais de metade dos veículos em todo o mundo terão sistemas avançados de assistência ao condutor até 2035.

Segudo Andrew Whydell, vice-presidente de planejamento de produto e estratégia para sistemas de veículos do Grupo ZF, os números de vendas da empresa confirmam esta tendência. A ZF é é líder de mercado em câmeras frontais de segurança, com mais de 50 milhões de unidades produzidas globalmente desde 2008, sendo 10 milhões de unidades vendidas somente em 2022.

O supercomputador ZF ProAI atende desde aplicações ADAS de nível 2 até o nível 5 e pode realizar 1.500 trilhões de operações por segundo (TOPS). Em comparação, essa velocidade é cerca de 42 vezes maior que a do novo iPhone15 Pro. Já a tecnologia steer-by-wire, que terá produção em massa iniciada, transmite os comandos do motorista ao sistema de direção inteiramente por meio de sinais elétricos, eliminando a ligação mecânica entre o volante e o eixo dianteiro.

A câmera de quinta geração desenvolvida pela empresa tem desempenho e campo de visão melhorados em relação as conhecidas, detectando com precisão pedestres, bicicletas e motocicletas. O campo de visão horizontal foi ampliado para 120 graus, 20% mais que sua geração anterior, com mais de quatro vezes a resolução de imagem (oito megapixels). Além disso, pode detectar veículos a uma distância de 250 metros, em comparação com 170 metros da geração anterior. Pedestres e ciclistas podem ser identificados a uma distância de até 70 metros.

Foto | ZF/Divulgação

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