Chevrolet mostra em vídeo como é realizada a medição do porta-malas com blocos de isopor no padrão VDA

Medição porta-malas
Foto | Chevrolet/Divulgação

Muitos devem se perguntar como é feita medição para definir a capacidade do porta-malas. A Chevrolet responde a pergunta mostrando como são realizadas as medições em modelos de sua gama, seja hatch, sedã ou SUV.

Segundo a Chevrolet, o teste é padronizado e métrica usada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume. Para a medição, é usado o método sistema VDA amplamente difundido no mercado.

No teste, blocos com um litro de capacidade cúbica são devidamente acomodados no compartimento de carga. É permitido otimizar a distribuição dos blocos, conforme o padrão ISO 3832.

A medição é feita virtualmente e há depois uma validação física, e a disposição dos blocos não pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do bagageiro, por exemplo.

O fabricante demonstrou como o teste é feito usando um Onix que foi levado ao Campo de Provas da GM, em Indaiatuba. No hatch foram acomodados 303 blocos de um litro no porta-malas e no sedã a capacidade sobe para 500 blocos.

Veja como é feita a medição do porta-malas:

Segundo o fabricante, o porta-malas é valorizado pelo cliente ao buscar um carro novo, pois ele considera o tipo de carga que irá levar para definir qual modelo levar. Hatches e SUVs geralmente oferecem a flexibilidade da cobertura móvel e dos bancos rebatíveis, os sedãs agradam quem busca um compartimento isolado da cabine e de proporções bem generosas, por exemplo.

A Chevrolet diz que a relação entre altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê ou uma bicicleta.

Como arrumar um porta-malas?

Ao organizar as malas para viagens, o recomendado é alocar as cargas mais pesadas na base, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro e os faróis empinem.

Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. O peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.

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