Entre alta do IPI, liminares judiciais e estoques de carros importados vendidos sem repasse de aumento, setembro acabou apresentando um fechamento com 293.617 veículos emplacados, número que revela leve desaceleração. Em relação a agosto, as vendas caíram 4,79%. Contudo, quando a referência é o mesmo período do ano passado, houve crescimento de 1,51%. Os dados são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
A Fiat continua liderando as vendas entre as montadoras, enquanto o Gol permanece como automóvel mais emplacado do país. Entre os hatches, o modelo da Volkswagen é seguido por Uno, Celta, Fox e Sandero. O Palio ressente-se da iminente chegada da nova geração e vendeu menos que os rivais durante o mês de setembro.
A liderança entre os sedãs compactos ficou, novamente, com o Corsa. As posições posteriores foram ocupadas por Voyage, Siena, Prisma e Fiesta. O três volumes da Fiat também começa a sentir os efeitos da chegada da nova geração, seguindo a tendência que atinge o Palio.
Os sedãs médios também reservaram poucas novidades em setembro. O Corolla continua folgado na dianteira, com mais de duas mil unidades vendidas a mais que o Civic, segundo colocado. O Kia Cerato registrou queda e ficou em terceiro, com Jetta e Fluence fechando a lista. Detalhe interessante é que a diferença entre os modelos da Volkswagen e da Renault foi de apenas 13 unidades em setembro. O Cruze, que não esteve à venda durante todo o mês, chegou alcançando bom resultado, com 1.176 exemplares comercializados.
Um duelo acirrado também ocorreu entre as peruas, com a Palio Weekend fechando o mês à frente da SpaceFox por uma vantagem de 12 veículos. Impulsionada por uma boa relação custo/benefício, a Megáne Grand Tour ficou com o terceiro lugar. Já os monovolumes seguiram em posições mais distantes entre si, com o Honda Fit à frente, seguido por Idea, Meriva e Livina.
No segmento dos hatches médios, a briga ficou entre o i30 e o Focus: O Hyundai se manteve à frente do Ford por apenas três unidades. O Astra ficou em terceiro e o Golf em quarto. Nas últimas colocações, o Tiida vendeu mais que o Bravo durante o mês. Confira todos os modelos na tabela, que está ordenada segundo o resultado acumulado de 2011, mas também inclui os números relativos à setembro.
Os automóveis importados sentiram a alta nas taxas de importação e perderam um pouco de espaço, mas não se trata de uma queda expressiva, ao menos por enquanto. A Hyundai manteve a sexta colocação, seguida pela Kia. A Chery foi a marca chinesa mais vendida em setembro, com o compacto QQ à frente dos modelos da JAC Motors.
Apesar da alta do IPI, a Kia conseguiu aumentar a participação e terminar o mês na sétima posição. A Toyota também subiu no ranking da Fenabrave. Por outro lado, Honda Citroën e Peugeot perderam colocações em relação a agosto. Mais para o fim da tabela, a Mercedes-Benz tomou o lugar da Hafei.
1º | FIAT | 60.477 | 20,60% |
2º | VW | 58.859 | 20,05% |
3º | GM | 53.670 | 18,28% |
4º | FORD | 25.482 | 8,68% |
5º | RENAULT | 17.492 | 6,11% |
6º | HYUNDAI | 9.178 | 3,13% |
7º | KIA | 9.054 | 3,08% |
8º | TOYOTA | 8.926 | 3,04% |
9º | HONDA | 8.541 | 2,91% |
10º | CITROEN | 7.721 | 2,63% |
11º | PEUGEOT | 6.715 | 2,29% |
12º | NISSAN | 5.955 | 2,03% |
13º | MITSUBISHI | 4.998 | 1,70% |
14º | CHERY | 2.997 | 1,02% |
15º | JAC | 2.935 | 1,00% |
16º | MERCEDES-BENZ | 1.591 | 0,54% |
17º | HAFEI | 1.467 | 0,50% |
18º | BMW | 1.380 | 0,47% |
19º | LAND ROVER | 918 | 0,31% |
20º | SUZUKI | 725 | 0,25% |
Fotos | Volkswagen, Fiat e Ford/Divulgação
Acompanhe também o Auto Segredos pelo Twitter