Fiat Pulse fica com 2 estrelas nos testes do Latin NCAP

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A instituição realizou o último teste do ano com o Fiat Pulse, que obteve baixos níveis de segurança em colisões

Fiat Pulse passou pelos testes do Latin NCAP, que buscam medir o nível de segurança oferecido pelo modelo aos ocupantes em casos de impactos. Segundo a instituição, o utilitário fabricado em Betim/MG não conquistou mais estrelas por oferecer proteção lateral limitada para a cabeça, baixa pontuação para a segurança de crianças e disponibilidade reduzida do ADAS, entre outros deméritos.

O Latin NCAP utilizou a versão de entrada do Fiat Pulse para os testes, que dispunha de quatro airbags, dois frontais e dois laterais, além de Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série. Vale lembrar que as versões mais cara oferecem ainda, como opcional ou item de série, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e Sistemas de Assistência de Faixa (LSS).

Os resultados obtidos apontam que o modelo oferece 67,18% de segurança para ocupantes adultos, 55,88% para ocupantes infantis, 45,39% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 55,81% em Assistência à Segurança. O Pulse foi testado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e testes de ESC/Moose.

Segundo o Latin NCAP, o veículo apresentou estrutura estável, assim como a área dos pés no impacto frontal. Já no impacto lateral a proteção foi total para adultos. O teste de colisão lateral com poste mostrou níveis de proteção de marginal a bom, mas a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça penalizou a proteção de adultos.

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A segurança para crianças foi afetada negativamente pela proteção limitada da cabeça no impacto frontal e lateral. A instituição que realizou os testes afirmou que o baixo desempenho é explicado pela combinação do veículo com o Sistemas de Retenção Infantil, que são as cadeirinhas para os pequenos, mesmo com a oferta de ISOFIX de série. Para os pedestres, o AEB, ou frenagem de emergência, não cumpriram com os requisitos mínimos de disponibilidade e pré-requisitos para serem avaliados e classificados pelo Latin NCAP ao não serem oferecidos em todas as versões.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, ressalta que: “A Stellantis demonstrou com o Fiat Pulse que pode incorporar os requisitos do Latin NCAP desde o início do desenvolvimento de um novo modelo. Entretanto, a estratégia de segurança demonstrou não ter a robustez necessária, especialmente em relação à proteção da cabeça em caso de impacto lateral, ao desempenho estrutural em testes de colisão e à disponibilidade do AEB, que precisam ser melhorados. Esses recursos de segurança e os esforços relacionados para aprimorá-los devem definitivamente ser disponibilizados como padrão para os modelos mais baratos e mais populares, como já foi feito por outros concorrentes“.

Foto | Latin NCAP/Divulgação

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