Marca alemã chama de novo modelo, mas na prática o VW Polo Track que será vendido como linha 2024 é o hatch requentado com nova frente e acabamento ainda mais espartano
A Volkswagen já está com mais de 90% do projeto de adequação da fábrica de Taubaté (SP) para receber a produção do primeiro modelo da plataforma MQB. O modelo não é tão novo assim, na prática, é o atual Polo com novo para-choque, acabamento simplificado e chamado de Track.
VEJA TAMBÉM:
- VW VIRTUS GTS ESTÁ MANTIDO NA LINHA REESTILIZADA
- VW POLO 170 TSI TERÁ SOMENTE CÂMBIO MANUAL
- VW VIRTUS 170 TSI CONTARÁ COM CÂMBIOS MANUAL E AUTOMÁTICO
- GOL TERÁ SÉRIE DE DESPEDIDA NESTE ANO
- POLO E VIRTUS 170 TSI TERÃO MOTOR COM 116 CV DE POTÊNCIA
O Polo Track previsto para chegar ao mercado em 2023, já como linha 2024. Ele faz parte do pacote de investimento de R$ 7 bilhões definidos pela empresa até 2026 na América Latina e será o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada. A VW afirma que a unidade de Taubaté (SP) poderá produzir outros modelos a partir da arquitetura MQB
Da Estamparia até a Montagem Final, linhas nas quais fazem parte e completam todas as etapas de produção de um carro, pessoas e robôs trabalham juntos para garantir a excelência na entrega do produto ao cliente. A fábrica de Taubaté passa por uma modernização para se adaptar à nova plataforma MQB.
“As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foi executado. Esse resultado demonstra o comprometimento e o trabalho de toda a equipe. Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e qualidade do produto final entregue ao nosso cliente. Além disso, estamos promovendo um treinamento de excelência para as nossas pessoas, pois acreditamos que investir na qualificação da nossa equipe é também investir na satisfação do nosso cliente”, ressalta Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen em Taubaté.
De acordo com a Volkswagen, no começo de 2022, foram comprados 80 robôs para atuar na Armação, garantindo qualidade e um aumento de 33% da capacidade de produção para a plataforma MQB. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automatização de carrocerias. Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítico (EG – electrogalvanizing), por imersão a quente (HDG – hot-dip galvanizing) ou as duas juntas.
Na Montagem, a principal mudança ocorreu no Fahrwerk – onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como ‘casamento’. Com a ampliação do Fahrwerk, a unidade de Taubaté está preparada para fabricar novos modelos com a plataforma MQB.
O maior ganho para a fábrica de Taubaté, além de toda a modernização e reestruturação física, foi capacitar e desenvolver ainda mais as pessoas. Todos os funcionários ligados à produção da Volkswagen em Taubaté estão sendo treinados para a chegada do novo compacto, o que já ultrapassa o total de mais de 40 mil horas investidas em treinamento para as pessoas da unidade. Na Pintura, uma equipe de especialistas recebeu qualificação profissional para dominar tecnologias e assim conseguir reprogramar toda a linha de robôs, sistemas de visão e equipamentos da área para a chegada do novo produto.
Workshops e treinamentos entre todas as áreas de Manufatura garantem a sinergia e engajamento de cada uma das pessoas. Antes mesmo da produção do primeiro veículo na fábrica, o time da Montagem Final contou com o apoio da Realidade Virtual para manipular peças e montar o modelo que ainda não existia fisicamente.
Com 46 anos de operação, a fábrica da Volkswagen em Taubaté é a segunda maior unidade da Volkswagen do Brasil. Além da produção do Gol e Voyage, a unidade já produziu os modelos Passat, Saveiro, Parati e up!, chegando a mais de 7,4 milhões de automóveis produzidos.
]ACOMPANHE O AUTOS SEGREDOS TAMBÉM PELO YOUTUBE: