Parceria entre a Nissan e a Universidade da Federal de Santa Catarina estuda soluções para dar segunda vida para as baterias do Leaf. Postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico
Nissan Leaf - Baterias
Foto | Nissan/Divulgação

Por Marlos Ney Vidal (*)
De Santa Catarina (SC)

Em estudos apresentados nessa semana, a Nissan e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) propõem soluções para dar uma segunda vida as baterias descartadas do Leaf. Coordenado pelo professor Ricardo Rüther que é responsável pelo Laboratório de Fotovoltaica da UFSC.

Entre as soluções estão postes de luz equipados com painel solar fotovoltaico que carregam as baterias descartada de um Leaf de primeira geração que foi usado como táxi em São Paulo.

O projeto conta cinco postes de luz solar alimentados por baterias do Nissan LEAF que iluminam parte do pátio do laboratório de Fotovoltaica da UFSC em Florianópolis (SC).

No caso das baterias do Leaf Táxi usado em São Paulo, elas estava com capacidade para 50% de armazenamento. Mas não quer dizer que todas as células tenham a mesma capacidade, pode ocorrer de algumas ainda estarem com capacidade para 100% de carga. Sendo assim, os estudos ainda poderão dar uma terceira vida para as baterias que poderão ser usadas em uma nova bateria.

Nissan Leaf
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Leaf é abastecido com energia captada por painéis fotovoltaicos

Carregamento

A UFSC também mostrou postos de abastecimento do Nissan Leaf feitos com painéis fotovoltaicos. Segundo o professor Rüther, é comum os motoristas procurarem locais com sombra para estacionarem seus carros. Nesse caso, o carro ficaria na sombra, mas, o “telhado” seria os painéis fotovoltaicos que armazenariam energia solar para o carregamento do carro elétrico. Para o professor, isso seria muito mais viável que as propostas de carros com painéis instalados em seus tetos.

(*) O jornalista viajou à convite da Nissan do Brasil.

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