Categorias Matérias especiais
| em 2 anos ago

Confira os SUVs que serão lançados no Brasil em 2022

Compartilhar

Veja a lista de utilitários esportivos e crossovers previstos para serem lançados no Brasil no ano que vem

Por Fernando Miragaya

Se você tem a sensação de que o mercado de automóveis é só SUV, essa percepção ficará ainda mais evidente em 2022. O novo ano que já bate à porta trará uma variedade de utilitários esportivos e crossovers, que, indiscutivelmente, vão pautar os lançamentos de 2022.

E quando escrevemos “variedade”, é variedade mesmo, para todos os gostos. Separamos 13 SUVs para 2022 que vão desde modelos para brigar na base do mercado e compactos, até médios, variantes de luxo e 100% elétricos.

BYD Tan

Foto | BYD/Divulgação

Em janeiro, a BYD volta a atuar oficialmente no mercado de automóveis de passeio com um SUV elétrico que quer brigar com as marcas premium. O Tan (conhecido como Tang na China, mas que se fala “Tã”) entra em pré-venda no primeiro mês de 2022 e começa a chegar às revendas da marca chinesa em março, por preço estimado na casa dos R$ 500 mil.

Por este preço, o modelo promete vir com bastante tecnologia embarcada. Além dos assistentes de auxílio ao motorista – piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, estacionamento automático, assistente ativo de faixa etc -, promete chegar com painel 100% eletrônico, bancos com ajustes elétricos e aquecimento, multimídia com tela de 15” e outros mimos.

Com porte maior que um Toyota SW4, o BYD Tan terá dois motores elétricos – um posicionado no eixo dianteiro, e outro no traseiro. A potência combinada chega a 516 cv e o torque máximo distribuído nas quatro rodas é de 67 kgfm. Segundo a marca, na Ásia faz o 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.

Caoa Chery 5x

A marca sino-brasileira promete muitas novidades para toda a sua linha de suvs Tiggo. Um dos primeiros a chegar é o reestilizado Tiggo 5x, que já teve alguns flagras publicados aqui no Autos Segredos. E como adiantamos, o SUV compacto vai continuar sua briga com VW T-cross e versões mais caras de Hyundai Creta e Jeep Renegade com um novo câmbio CVT de nome marchas virtuais – já usado nos Arrizo 5 e 6

Na carona, o modelo virá com grade redesenhada – maior, hexagonal e com nichos cromados que dão aquele efeito “tridimensional” -, além de novo para-choque. Na traseira, mudam também o para-choque, as seções da lanterna e nome da marca em vez do símbolo da Chery.

Na cabine, painel que remete ao do Tiggo 8, com central multimídia com tela destacada do tablier. O motor continua o mesmo 1.5 Turbo Flex com potência de 150/147 cv e torque máximo de 21,4 kgfm.

Caoa Chery 7 Pro

Foto | Chery/Divulgação

Um degrau acima na linha Caoa Chery Tiggo vem o 7 Pro, que nada mais é que uma remodelação do SUV conhecemos hoje. As mudanças seguem mais ou menos a mesma receita do parente menor: a grade hexagonal fica maior, só que com nichos verticais cromados. Os faróis adotam forma de asa com um filete reto de LEDS como DRLs.

Para-choques também serão redesenhados, na frente e atrás. Na traseira, por sinal, lanternas com nova disposição das luzes e unidas por uma barra. O Tiggo 7 também vai adotar caixa CVT de nove marchas no lugar da automatizada de dupla embreagem, e mantém o motor 1.5 turbo de 150/147 cv.

Caoa Exeed LX

A divisão de luxo da Chery estreia no Brasil com esse SUV que nada mais é que um Tiggo 7 gourmet. Porém, apesar da mesma base, ostenta desenho bem mais refinado e acabamento interno mais sofisticado, com console central “flutuante”, quadro de instrumentos eletrônico integrado à central multimídia (tipo MBUX da Mercedes-Benz) e revestimento premium dos bancos e portas.

O conjunto mecânico também é diferente do SUV “original’. O Exeed LX será equipado com o motor 1.6 TGDi. A potência é estimada em 200 cv e o torque deve superar os 30 kgfm. A transmissão será automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Chevrolet Equinox

Foto | Chevrolet/Divulgação

A pandemia e os problemas com a falta de semicondutores mundo afora fizeram a GM atrasar a importação do renovado Equinox. O SUV médio terá mudanças na grade, que mantém o estilo bipartido, mas terá quatro barras horizontais internas.

O Equinox 2023 continuará à venda apenas na versão topo de linha Premier, sempre com o motor turbo 1.5 de 172 cv e torque de 28 kgfm a 1.800 rpm, tração integral e caixa automática de seis velocidades. O SUV deve ganhar novos equipamentos e central multimídia MyLink atualizada.

Citroën C5 X Hybrid

Foto | Citroën/Divulgação

O sofisticado SUV médio-grande da marca francesa estreará no Brasil em 2022 em configuração única híbrida plug-in. O crossover combina motor a combustão com um propulsor elétrico recarregável com potência combinada de 225 cv. Segundo a Citroën, é possível rodar até 50 km em modo 100% EV.

O C5x usa a mesma plataforma do Peugeot 5008. Com 4,80 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,48 m de altura e 2,78 m de entre-eixos, o modelo é equipado com head up display, central multimídia com tela de 12” e itens de condução semi autônoma.

Fiat Fastback (Projeto 376)

Um dos SUVs de 2022 bastante aguardados deverá receber o nome Fastback do carro-conceito apresentado no Salão e SP de 2018. Conhecido como Projeto 376, o crossover está em fase final de testes para chegar entre março e maio do ano que vem.

No design, o modelo de produção terá aquele caimento acentuado da terceira coluna para honrar o provável nome e se inserir entre os SUVs acupezados. O desenho frontal, por sua vez, terá elementos do Fiat Pulse.

O Fastback terá porte maior que o Pulse justamente para brigar com o T-Cross. O motor será o 1.3 turboflex da Toro e do Jeep Compass, com potência de 185/180 cv e torque de 27,5 kgfm. O modelo só será vendido com câmbio automático de seis velocidades. 

Ford Escape Hybrid

Sem produção no Brasil, a Ford trata de semear o seu portfólio de SUVs em 2022. O Escape virá para ser uma opção híbrida entre os SUVs médios. Porém deve ficar posicionado acima do Territory e preço perto de R$ 300 mil – desta forma, brigaria diretamente com o Toyota RAV4.

Conhecido como Kuga em outros mercados, o Escape usa a plataforma C2 do antigo Focus e será importado apenas na versão topo de linha Titanium. Entre os equipamentos, abertura do porta-malas por movimentação do pé, sistema de som Bang&Olufsen, head-up display, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, central Sync com tela de 12,3”, entre outros.

No conjunto mecânico, o motor a gasolina 2.5 iVCT trabalha com um propulsor elétrico que, combinados, entregam 203 cv e 21,4 kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT e a tração, integral.

Ford Mustang Mach-e

Foto | Ford/Divulgação

Não se engane pelo nome. O Mustang Mach-e é um SUV parrudo, com design meio “cupê” e 100% elétrico. O carro chegará no segundo semestre com preços na casa dos R$ 450 mil/R$ 500 mil para ser a vitrine tecnológica da marca no mercado brasileiro.

O Mach-e será negociado aqui com seu motor mais potente, de 294 cv, e tração 4×4. O recheio inclui quadro de instrumentos eletrônico, dispositivos de condução semi autônoma (ACC, frenagem automática, alerta de ponto cego e assistente ativo de faixa), conectividade com armazenamento na nuvem e central multimídia em tela vertical de 15”.

Honda HR-V

A aguardada nova geração do SUV da Honda vai ser lançada em agosto de 2022 bastante mudada em vários quesitos. Além do desenho, o HR-V vai crescer para poder brigar em igualdade de condições com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.

Outra novidade é a adoção do motor 1.5 aspirado no lugar do 1.8 nas versões de entrada. Trata-se do mesmo propulsor que acaba de ser lançado juntamente com os novos Honda City sedã e hatch, com injeção direta, 126 cv e 15,5 kgfm. O câmbio será sempre o CVT com sete marchas simuladas.

Já a versão topo de linha do SUV da marca japonesa manterá o 1.5 turbo que equipa hoje a configuração Touring. No entanto, o motor passará a ser flex e terá potência com etanol maior que os 173 cv atuais com gasolina. A caixa será a mesma continuamente variável do restante da linha.

Hyundai Tucson

O SUV médio foi renovado recentemente na Europa e o modelo produzido em Anápolis (GO) receberá as modificações no primeiro semestre deste ano. Além do design bastante diferentão, com a grade frontal dentada com luzes de LEDs embutidas, o modelo fabricado pelo Grupo Caoa terá mudanças no acabamento e ganhará novos equipamentos.

O motor será o mesmo 1.6 TGDI. Com turbo e injeção direta, gera 177 cv de potência e 27 kgfm de torque e trabalha com a caixa automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Jeep Compass Hybrid

A variante híbrida do SUV médio mais vendido do país deve chegar até o fim do ano que vem, depois de quase dois anos de atraso – devido à pandemia e ao dólar alto. O conjunto plug-in reúne o motor 1.3 turbo de 180 cv e outro elétrico com potência combinada de 240 cv e torque é de 27,5 kgfm. O câmbio é o automático de seis marchas.

Segundo a Jeep, o Compass Hybrid faz o 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e roda até 49 km no modo puramente elétrico. Conforme o Autos Segredos adiantou, o SUV será vendido em versão única S, com faróis de LED com DRL e função smartbeam, ar automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, retrovisor eletrocrômico e painel de instrumentos com tela de 10,25’’.

SUVs que chegam em 2022: Jeep Renegade turboflex

Um dos primeiros SUVs em 2022 a trazer novidades será o Jeep Renegade, já em janeiro. O jipinho vai receber o novo motor 1.3 turboflex que equipa o Compass e o Commander, além da Fiat Toro. A linha também só usará o câmbio automático de nove marchas, da ZF. Com isso, morrem de vez não só as versões com o 1.8 E.torQ e caixa de seis velocidades, como as 2.0 turbodiesel.

Contudo, o fabricante vai manter a opção de tração 4×4, que será destinada às versões S e Trailhawk. O 1.3 no SUV compacto deve manter a potência de 185/180 cv. No embalo, o Renegade 2023 passará por uma leve reestilização por fora e por dentro e ganhará itens de auxílio ao motorista nas configurações mais caras.

Kia Sportage

A nova geração do SUV médio da marca sul-coreana já deu as caras lá fora e deve desembarcar no Brasil até o fim de 2022. O utilitário esportivo ficou maior, mais tecnológico e com design mais geométrico.

O novo Kia Sportage mistura vincos e cortes pontuais na carroceria com linhas mais limpas e musculosas. Chama a atenção, de cara, os faróis em estilo bumerangue. Globalmente, o SUV adotou o motor 1.6 turbo a gasolina de quatro cilindros a gasolina, 180 cv e 27 kgfm de, com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.

SUVs que chegam em 2022: Volkswagen Tiguan

O reestilizado VW Tiguan já foi lançado na Europa em meados de 2021 e é outro que será um dos primeiros SUVs de 2022. A previsão é que o crossover chegue renovado no primeiro trimestre do ano que vem.

De qualquer forma, o Tiguan 2023 continuará sendo importado do México em versão única, para não canibalizar o Taos. Ou seja: será vendido na opção R-Line com sete lugares, motor 2.0 TSI turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 kgfm, tração integral 4Motion e caixa automatizada de dupla embreagem DSG com sete marchas.

Foto | Volkswagen/Divulgação

Quer ver mais sobre os SUVs que chegam em 2022? Siga nossas redes sociais

Redação

Redator do Autos Segredos.