O que muda na manutenção do compacto e quanto custa a cesta de peças do hatch recentemente remodelado
Por Fernando Miragaya
A Hyundai não quer dar mole para o azar. Tratou de mudar o HB20 para mantê-lo como o carro de passeio mais vendido do país. O modelo ganhou design menos controverso neste facelift, mas nem o estilo polêmico freou as vendas. Até porque muito do sucesso do carro se deve a outros fatores, como a fama de revisão competitiva.
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Desde a primeira geração, o HB20 tem o custo de revisão entre os mais baratos do segmento de compactos. Nesta segunda geração, mantém valores competitivos, além da garantia maior que a maioria dos rivais e uma cesta de peças com valores atualizados.
Revisão do novo HB20
Desde o lançamento, em 2012, a linha HB20 sempre teve preços bastante interessantes de revisões, seja nas versões 1.0 aspirada ou turbo, ou mesmo na falecida 1.6 16V. Na geração 1, o Hyundai só perdia nesse quesito para a dupla Nissan March e Versa produzida em Resende (RJ) e ainda era mais em conta que a da então linha Toyota Etios e que o primeiro Chevrolet Onix.
Nesta segunda geração, mantém valores competitivos e se destaca (ainda mais com a ausência dos rivais da Nissan), especialmente com o propulsor aspirado. Nas configurações turbinadas, a coisa muda de figura. Veja agora o custo das revisões do novo Hyundai HB20, segundo a montadora, válidos até 31/12/2022. E compare com o custo dos seus principais rivais, Chevrolet Onix, Fiat Argo e Toyota Yaris.
Revisões do novo Hyundai HB20 1.0: veja os preços
- 10.000 km ou 1 ano: R$ 312,83
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação e filtro de combustível
- 20.000 km ou 2 anos: R$ 615,67
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado
- 30.000 km ou 3 anos: R$ 620,52
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação e filtro de combustível
- 40.000 km ou 4 anos: R$ 795,09
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação, filtro de combustível, filtro de ar (elemento) e filtro do ar-condicionado
- 50.000 km ou 5 anos: R$ 586,33
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação e filtro de combustível
- 60.000 km ou 6 anos: R$ 786,61
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado
- Total das seis primeiras revisões do HB20: R$ 3.717,05
- Total das seis primeiras revisões do Chevrolet Onix 1.0: R$ 4.272,00
- Total das seis primeiras revisões do Fiat Argo 1.0: R$ 4.128
Revisões do novo Hyundai HB20 1.0 TGDI (turbo)
- 10.000 km ou 1 ano: R$ 363,02
- Troca de lubrificante (3,6 l), filtro de óleo, anel de vedação e filtro de combustível
- 20.000 km ou 2 anos: R$ 665,86
- Troca de lubrificante (3,6 l), filtro de óleo, anel de vedação, filtro de combustível e filtro do ar-condicionado
- 30.000 km ou 3 anos: R$ 670,71
- Troca de lubrificante (3,6 l), filtro de óleo, anel de vedação e filtro de combustível
- 40.000 km ou 4 anos: R$ 856,32
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação, filtro de combustível, filtro de ar (elemento) e filtro do ar-condicionado
- 50.000 km ou 5 anos: R$ 636,52
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação e filtro de combustível
- 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.227,73
- Troca de lubrificante (2,9 l), filtro de óleo, anel de vedação, filtro de combustível, filtro do ar-condicionado e kit de velas de ignição
- Total das seis primeiras revisões do HB20 turbo: R$ 4.420,16
- Total das seis primeiras revisões do Chevrolet Onix 1.0 turbo: R$ 4.324,00
- Total das seis primeiras revisões do Fiat Argo 1.3: R$ 4.596,00
Cesta de peças
O novo HB20 manteve a mesma mecânica, mas mudou por fora. Trocou faróis, grade, para-choques e lanternas. Levantamos junto ao fabricante os valores de componentes internos e externos da linha.
Repare que alguns itens das opções turbo custam mais em relação às aspiradas, e que as partes ópticas das versões Platinum são bem mais caras. Os preços têm como base o estado de São Paulo e foram coletados em julho de 2022.
Hyundai HB20 1.0 aspirado
- Conjunto farol esquerdo: R$ 1.765,34
- Conjunto lanterna direita: R$ 1.327,97
- Kit com 3 velas de ignição: NI
- Jogo de pastilhas de freio dianteiras: R$ 399,86
- Filtro de óleo: R$ 54,99
- Filtro de ar elemento: R$ 63,52
- Jogo de amortecedores traseiros: R$ 502,80 (cada)
Hyundai HB20 1.0 turbo
- Conjunto farol esquerdo: R$ 1.765,34
- Conjunto lanterna direita: R$ 1.327,97
- Velas de ignição: R$ 130,31 (cada)
- Jogo de pastilhas de freio dianteiras: R$ 385,33
- Filtro de óleo: R$ 54,99
- Filtro de ar elemento: R$ 63,52
- Jogo de amortecedores traseiros: R$ 563,17 (cada)
Hyundai HB20 Platinum 1.0 turbo
- Conjunto farol esquerdo: R$ 1.765,34
- Conjunto lanterna direita: R$ 2.207,20
Hyundai HB20 Platinum Plus 1.0 turbo
- Conjunto farol esquerdo: R$ 3.769,23
- Conjunto lanterna direita: R$ 2.207,20
Garantia
A marca oferece cinco anos de garantia de fábrica desde os tempos de Grupo Caoa, e não restou outra opção para a Hyundai Motor Brasil do que manter a cobertura para os modelos produzidos em Piracicaba (SP). O que não deixa de ser um diferencial para a linha HB20 em seu segmento.
Na categoria de compactos, só o renovado Toyota Yaris, lançado no início do ano, é que passou a oferecer garantia de cinco anos. Entre os rivais diretos, Fiat Argo e Chevrolet Onix oferecem a trivial cobertura de fábrica de três anos, cada.
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