Designer cria proposta de esportivo nacional que poderá ser equipado com diferentes motores

Projeto BerlinetaO designer João Paulo Cunha Melo é o criador do Projeto Berlineta que poderá dar origem a um novo carro esportivo nacional. O projeto é desenvolvido com a empresa de engenharia e design europeia MICLA Engineering & Design.

Estudos

Segundo o designer Melo, o projeto foi concebido dentro de um escopo de projeto e produção. Porém, ele diz que será o primeiro carro (protótipo funcional) é que servirá para homologar o estudo feito todo em 3D. “Sempre existe ajustes no modelo, mas usamos a mesma metodologia de projeto de produção de grande escala”, diz Melo.

Projeto BerlinetaQual a motorização?

O esportivo foi projetado para contar com motorização central traseira. A ideia do Projeto Berlineta é ter um carro para uso mais focado para pista. Por isso, Melo criou um package onde ele poderá ser flexível para receber diferentes tamanhos de motor e câmbio. Segundo Melo, seria como kit car no qual o proprietário pode instalar o motor e câmbio que preferir.

O esportivo também poderá ser entregue ao cliente com motorização. Melo diz que estão conversando com dois fabricantes que podem fornecer o powertrain. Mesmo entregando o carro com o motor, Melo diz que a ideia é disponibilizar o conjunto para que seus proprietários o preparem da maneira que preferir.

Projeto BerlinetaProdução

O Projeto Berlineta não contará estrutura fabril. “Usaremos fornecedores da área automotiva para criação dos componentes exclusivos, como a carroceria e chassis”, afirma Melo. Segundo o Designer, o projeto foi desenvolvido em software 3D de design e engenharia. O carro é projetado usando componentes e tecnologia já aplicados em automóveis em série. Assim, um carro de baixa produção, mas se utilizando componentes já aplicados em larga escala estará aliando baixo custo de manutenção e produção com design exclusivo.

Suspensão

O Projeto Berlineta contará com suspensão e freios de competição que serão fornecidos por empresas que já produzem para carros de pista. Melo diz que isso diminuirá o custo de desenvolvimento do produto e da montagem.

Melo acredita que dessa forma o projeto terá uma produção e montagem mais enxuta somado ao projeto desenvolvido em SW 3D trazendo menos riscos para investidores e assim entregar um produto de qualidade.

Projeto BerlinetaSó para as pistas?

O objetivo do Projeto Berlineta é disponibilizar um carro para pista para quem procura um carro com design esportivo, baixo, leve, motor central e tração traseira para uso em endurance, rally de velocidade e track day. “Também terá versão homologada para a rua. Porém, sem muito luxo e acessórios que iriam somar peso e custo ao carro”, conclui Melo.

Visual

O design do Projeto Berlineta permite painéis leves e resistente que vão contribuir no desempenho, ajudando a baixar o centro de gravidade e proporcionando ótima relação peso x potência.

Projeto BerlinetaNa dianteira, o capô foi projetado para ter abertura que permite melhor refrigeração de radiador e freios. Já na traseira, as aberturas são divididas em peças que facilitam manutenção parcial ou total do powertrain.

2019

A marca estima que a próxima etapa do projeto é apresentar para os interessados no Brasil e Europa para produção e comercialização do lote inicial em 2019.

Ficha técnica

Chassis
Tubular em Aço – Padrão para homologação.

Carroceria
Fibra de vidro / componentes em fibra de carbono

Motorização
Central-traseiro / Tração Traseira

Peso estimado
850 Kg

Fotos | Projeto Berlineta/Divulgação

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