InícioMatérias especiaisOs sucessos automotivos de 2022

Os sucessos automotivos de 2022

- publicidade -
- publicidade -

Os hits do mercado brasileiro não se resumiram aos SUVs. Hatches e marcas que despontaram das cinzas também se destacaram

Por Fernando Miragaya

O mercado de veículos no Brasil é dominado por SUVs, seja em estratégias, concentração de lançamentos e busca por lucratividade por parte das montadoras. Mesmo assim, o ano de 2022 teve outros sucessos automotivos além dos utilitários esportivos. 

Autos Segredos vai mostrar agora os carros que se destacaram no ano que passou. Seja em participação de mercado, volume de vendas ou mesmo em estratégia para ressuscitar marcas. Confira os 10 sucessos automotivos de 2022.

Citroën C3

Lançado em agosto, a terceira geração do hatch teve três meses cheios de vendas e registrou uma média de quase 4 mil unidades/mês – fechou 2022 com mais de 10 mil carros vendidos, de acordo com o balanço da Fenabrave. Pode parecer pouco frente aos rivais, mas o lançamento do C3 foi fundamental para a Citroën iniciar uma nova fase no mercado brasileiro.

Com o compacto, a fabricante mira em um posicionamento mais “popular”, ao mesmo tempo em que, enfim, tem algum outro carro para vender na vitrine da concessionária. De quebra, a chegada do C3 atraiu atenções para a marca e ainda impulsionou as vendas do C4 Cactus nas lojas. Não tem como negar que é um dos sucessos automotivos de 2022.

Chevrolet Tracker

A General Motors está às voltas com o problema no fornecimento de semicondutores há dois anos, algo que afetou em cheio as vendas do então líder supremo Onix. Mas a montadora também percebeu que era preciso mirar esforços no uso dos chips em um produto de maior valor agregado como o Tracker, e acertou em cheio.

Em 2022, o SUV compacto foi um dos grandes sucessos automotivos. Ainda mais depois do reposicionamento, quanto o Tracker que passou a ter mais opções com motor 1.0 turbo, enquanto o 1.2 ficou reservado às configurações mais completas. Foi o líder de vendas em sua categoria, com 70.806 unidades, à frente de VW T-Cross e Hyundai Creta.

Fiat Toro

Renovada em 2021, quando adotou um motor turboflex mais moderno, a Toro confirmou seu favoritismo em 2022. Foi a líder disparada de vendas, com quase 50 mil licenciamentos segundo o acumulado registrado pela Fenabrave, anos-luz à frente da Renault Oroch (12 mil unidades). 

O sucesso automotivo de 2022, contudo, para se repetir em 2023 vai significar trabalho. Afinal, a nova Chevrolet Montana, que será apresentada no fim de janeiro e início de fevereiro, promete roubar atenções e vendas da picape da Fiat.

Hyundai HB20 

Carro de passeio mais vendido em 2021, o HB20 mudou para confirmar um dos sucessos automotivos de 2022. A linha compacta da marca sofreu uma remodelação significativa e abandonou aquela frente com jeito de bagre. 

Ao mesmo tempo, o hatch ficou mais equipado. Passou a ser vendido com quatro airbags, controles de estabilidade e tração e assistente de subida em rampas em toda a gama. 

Ainda se valeu da Copa do Mundo para lançar a série especial Fifa Qatar 2022 – a Hyundai é patrocinadora master da federação desde a copa de 1998. No fim do ano, teve também uma série especial de nome preguiçoso, chamada… Edição Especial.

Tudo isso corroborou para o HB20 confirmar a liderança em 2022. Entre os carros de passeio,  foi o mais emplacado no acumulado do ano, com mais de 96 mil unidades, 11 mil a mais que o Chevrolet Onix. Curiosamente, mais da metade (58%) desse volume do Hyundai foi para venda direta.

Peugeot 208

A consolidação da Stellantis colaborou para o sucesso automotivo de outra marca francesa em 2022. A Peugeot se valeu da força do grupo automotivo para deixar o 208 mais competitivo e com argumentos que vão além do belíssimo estilo.

No primeiro semestre, o hatch compacto passou a ter preços abaixo dos R$ 90 mil e versões de entrada com o motor 1.0 Firefly de 75/71 cv e câmbio manual, conjunto mecânico oriundo do Fiat Argo. 

O efeito foi quase imediato e o carro, que patinava com vendas de 500 unidades mês, passou a emplacar mais de 2 mil unidades mensais e fechou o ano entre os 20 automóveis leves mais comercializados do país – quase 30 mil carros entregues no acumulado do ano.

BMW Série 3

No embate dos sedãs grandes e de marca premium, não teve para ninguém. A despeito do design controverso, o novo BMW Série 3 foi o grande sucesso automotivo de 2023. Só o 320i produzido em Araquari (SC) teve quase 5 mil unidades emplacadas, e 60% de participação na categoria.

Isso por si só já deixa o Classe C comendo poeira, já que o Mercedes-Benz assinalou apenas 1.092 unidades. Ah, vale registrar que ainda teve mais 600 unidades do elétrico 330E…

Volkswagen T-Cross

Apesar da vice-liderança, o ano também foi bom para outro SUV compacto, ainda mais dentro das estratégias atuais da Volkswagen. Com 65 mil unidades, o T-Cross foi o segundo mais emplacado de 2022 – apenas 5 mil atrás do Tracker -, mesmo com os problemas na produção devido à escassez de semicondutores.

Toyota Hilux

A Hilux reina absoluta entre as picapes médias. Mesmo com uma rede menor que sua principal rival, a Chevrolet S10, o modelo importado da Argentina continua a fazer a cabeça dos picapeiros para se firmar entre os grandes sucessos automotivos de 2022.

Com versões cabine simples e chassi cabine e até uma com ajuste esportivo assinado pela Gazoo Racing, a Hilux ainda entrou uma nova configuração aventureira Conquest para diversificar ainda mais o portfólio. Fechou o ano com 48.606 unidades, enquanto a segunda colocada, a S10, anotou 27 mil.

Um detalhe curioso é que 70% das vendas da Hilux foram no varejo. Ou seja, nessa lógica oposta à maioria das suas concorrentes, a picape da Toyota é ainda mais soberana nas negociações com o consumidor final.

Jeep Compass

O fato de um SUV médio, significativamente mais caro que os modelos compactos, ser o terceiro mais vendido de toda a categoria configura o Compass como – mais uma vez – um dos grandes sucessos automotivos. Em 2022, o Jeep emplacou 63.534 unidades e superou não só o companheiro de fábrica Renegade, como modelos como Hyundai Creta, Nissan Kicks, VW Nivus e Fiat Pulse.

No recorte por categoria, é até covardia. O Toyota Corolla Cross teve 42 mil unidades emplacadas, enquanto o Volkswagen Taos ficou em 11 mil.

Renault Master

Se os carros de passeio da Renault vão mal das rodas, entre os comerciais leves a marca francesa emplaca um dos grandes sucessos automotivos de 2022. O Master é disparado o furgão mais vendido do país.

E quando dizemos disparado, não é exagero. Com mais de 10 mil unidades no acumulado do ano pela Fenabrave, o Master vendeu quase o triplo que o segundo colocado, o Peugeot Expert, que fechou o ano com 3.569  veículos entregues.

Fiat Strada

Não tem como não falar de sucessos automotivos e não citar a Strada. E não só em 2022. Mas depois de 26 anos como a picape e o comercial leve mais vendido do país, a compacta da Fiat também fecha o segundo ano consecutivo como veículo mais emplacado do Brasil.

Se for no recorte de categoria, aí vira covardia. A Strada detém mais de 80% do segmento de picapes pequenas. Suas 112.390 unidades em 2022 representaram mais que o quíntuplo do que a VW Saveiro, a única rival direta, vendeu no mesmo período: 28 mil veículos. 

Autos Segredos no YouTube

Fomos conferir a nova geração da Montana:

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -