Selecionamos os modelos turbinados que comprometem menos o orçamento. Mesmo assim, prepare o bolso porque não está fácil
Por Fernando Miragaya
Motor turbo virou sinônimo de economia de combustível e eficiência energética. Mas carro 0 km virou sinônimo de cifras altas e aumentos sucessivos. Está cada vez mais difícil achar automóvel compacto por menos de R$ 70 mil. Versão turbo, então, não se encontra nada abaixo de R$ 80 mil.
Antes que os carros com motor turbo mais baratos alcancem os seis dígitos na etiqueta, resolvemos selecionar uma lista com as opções mais em conta. Estabelecemos um limite de até R$ 120 mil e conseguimos reunir 13 modelos, sempre respeitando a versão mais barata turbinada dentro da linha. Mas, prepare-se: só cinco ficaram abaixo dos R$ 100 mil…
Preços públicos sugeridos pelas montadoras, exceto para o estado de São Paulo. Valores coletados na última semana de janeiro de 2022.
O Onix lidera a lista de carros com motor turbo mais baratos com até uma boa margem de diferença para o segundo colocado. O hatch compacto da General Motors, que provavelmente vai recuperar o posto de veículo mais vendido do país em breve, custa pouco mais de R$ 84 mil em sua versão LT e com o motor tricilíndrico turbinado.
O HB20 conseguiu ser o automóvel de passeio mais emplacado do país em 2022, mas quando o assunto são os carros com motor turbo mais baratos o modelo da Hyundai continua atrás do rival Onix. São quase R$ 5 mil de diferença, mas aqui também temos um bom três canecos, econômico, bem disposto e aliado a uma caixa manual de seis marchas.
O sedã turbinado mais barato do pedaço fecha o pódio desta relação. Trata-se do mesmo conjunto e da mesma versão do Onix hatch, com motor 1.0 de 116 cv e câmbio manual de seis marchas. Só que é mais econômico que o irmão: segundo o Inmetro, faz médias com gasolina de 13,7 km/l na cidade e 17,0 km/l, na estrada.
O sedã compacto da Caoa Chery não só está na quarta posição entre os carros com motor turbo mais baratos, como o mais potente desta relação e também o primeiro a aparecer com caixa automática. O modelo tem bom custo/benefício, mas o motor vacila justamente por trabalhar melhor só em giros mais altos.
O sedã compacto também espelha o hatch, como no caso dos rivais da Chevrolet. O HB20S surpreende pela disposição do motor três-cilindros de 120 cv com injeção direta e garante retomadas seguras, com boa força em baixas rotações. E se sai melhor que o irmão menor no consumo: 13,6 km/l na cidade e 16,0 km/l, na estrada – com gasolina.
O primeiro SUV entre os carros com motor turbo mais baratos também é da Caoa Chery. Lançado no ano passado, o Tiggo 3x é uma espécie de Tiggo 2 remodelado e com ar mais aventureiro. Coube a ele estrear o novo propulsor turbo 1.0 de 120 cv da marca no Brasil.
Motor: 1.0 6V
Potência: 130/125 cv
Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático CVT de sete marchas
Outro SUV novato lançado no ano passado, mas que já figura entre os carros com motor turbo mais baratos do país. O Pulse ficou atrás do Tiggo 3x por R$ 2 mil, mas, assim como o rival, também carregou a responsabilidade de estrear um motor: no caso, o 1.0 GSE dentro do portfólio da marca italiana.
A Volkswagen foi uma das primeiras marcas a investir pesado em motores turbo no segmento de compactos, mas só aparece na oitava colocação entre as opções mais em conta. E já acima dos R$ 105 mil com esta versão intermediária do hatch, que carrega o consagrado e sempre reverenciado motor TSI.
Mais um Volks, desta vez o SUV T-Cross em sua versão Sense, que certa vez já foi exclusiva para o público PcD. Esta configuração de entrada consegue ficar à frente, entre os carros com motor turbo mais baratos, do Nivus, teoricamente posicionado abaixo na gama da marca alemã. Porém, essa versão aqui é bem aliviada em equipamentos.
A GM emplaca mais um modelo entre os carros com motor turbo mais baratos do país. Agora com a nova geração do Tracker. Tudo bem que esta variante é mais chamariz para a revenda do que outra coisa, já que é uma das poucas opções de SUV compacto ainda com câmbio manual. E corre que esta configuração vai ser descontinuada até fevereiro.
O sedã usa o mesmo conjunto mecânico que o Polo e o T-Cross citados nesta lista. Destaca-se pelo acerto dinâmico apurado e excelente nível de conforto. E pelo desempenho sempre esperado do motor TSI, com muita disposição em baixos giros e ótimas retomadas.
O SUV compacto ganhou nova geração em 2022 e recebeu de presente o motor 1.0 turbo de 120 cv da linha HB20. Apesar de menos potente que o 1.6 aspirado – que sobrevive (por pouco tempo) no velho Creta Action -, é bem mais ágil e, como todo turbo, garante mais força em baixas rotações.
O motor da linha TSI assegura mais um Volkswagen na relação de carros com motor turbo mais baratos do mercado brasileiro – é o quarto da marca alemã. O conjunto mecânico que equipa as duas versões do Nivus é o mesmo dos modelos já relacionados aqui, e as especificações de potência e torque também. Assim como o bom desempenho e eficiência energética.