Matérias especiais
| em 2 anos ago

Os carros com motor turbo mais baratos do Brasil

Compartilhar

Selecionamos os modelos turbinados que comprometem menos o orçamento. Mesmo assim, prepare o bolso porque não está fácil

Por Fernando Miragaya

Motor turbo virou sinônimo de economia de combustível e eficiência energética. Mas carro 0 km virou sinônimo de cifras altas e aumentos sucessivos. Está cada vez mais difícil achar automóvel compacto por menos de R$ 70 mil. Versão turbo, então, não se encontra nada abaixo de R$ 80 mil.

Antes que os carros com motor turbo mais baratos alcancem os seis dígitos na etiqueta, resolvemos selecionar uma lista com as opções mais em conta. Estabelecemos um limite de até R$ 120 mil e conseguimos reunir 13 modelos, sempre respeitando a versão mais barata turbinada dentro da linha. Mas, prepare-se: só cinco ficaram abaixo dos R$ 100 mil…

Preços públicos sugeridos pelas montadoras, exceto para o estado de São Paulo. Valores coletados na última semana de janeiro de 2022.

1 – Chevrolet Onix Turbo LT – R$ 84.220

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 116 cv
  • Torque: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas

O Onix lidera a lista de carros com motor turbo mais baratos com até uma boa margem de diferença para o segundo colocado. O hatch compacto da General Motors, que provavelmente vai recuperar o posto de veículo mais vendido do país em breve, custa pouco mais de R$ 84 mil em sua versão LT e com o motor tricilíndrico turbinado.

2 – Hyundai HB20 Platinum – R$ 89.090

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 120 cv
  • Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas

O HB20 conseguiu ser o automóvel de passeio mais emplacado do país em 2022, mas quando o assunto são os carros com motor turbo mais baratos o modelo da Hyundai continua atrás do rival Onix. São quase R$ 5 mil de diferença, mas aqui também temos um bom três canecos, econômico, bem disposto e aliado a uma caixa manual de seis marchas.

3 – Chevrolet Onix Plus Turbo – R$ 89.720

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 116 cv
  • Torque: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas

O sedã turbinado mais barato do pedaço fecha o pódio desta relação. Trata-se do mesmo conjunto e da mesma versão do Onix hatch, com motor 1.0 de 116 cv e câmbio manual de seis marchas. Só que é mais econômico que o irmão: segundo o Inmetro, faz médias com gasolina de 13,7 km/l na cidade e 17,0 km/l, na estrada.

4 – Caoa Chery Arrizo 5 RXS – R$ 90.490

  • Motor: 1.5 16V
  • Potência: 150/147 cv
  • Torque: 21,4 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: automático CVT de nove marchas

O sedã compacto da Caoa Chery não só está na quarta posição entre os carros com motor turbo mais baratos, como o mais potente desta relação e também o primeiro a aparecer com caixa automática. O modelo tem bom custo/benefício, mas o motor vacila justamente por trabalhar melhor só em giros mais altos.

5 – Hyundai HB20S Platinum – R$ 92.990

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 120 cv
  • Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas

O sedã compacto também espelha o hatch, como no caso dos rivais da Chevrolet. O HB20S surpreende pela disposição do motor três-cilindros de 120 cv com injeção direta e garante retomadas seguras, com boa força em baixas rotações. E se sai melhor que o irmão menor no consumo: 13,6 km/l na cidade e 16,0 km/l, na estrada – com gasolina.

6 – Caoa Chery Tiggo 3x Pro – R$ 102.990

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 120 cv
  • Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas

O primeiro SUV entre os carros com motor turbo mais baratos também é da Caoa Chery. Lançado no ano passado, o Tiggo 3x é uma espécie de Tiggo 2 remodelado e com ar mais aventureiro. Coube a ele estrear o novo propulsor turbo 1.0 de 120 cv da marca no Brasil.

7 – Fiat Pulse Drive Turbo 200 – R$ 104.990

Motor: 1.0 6V

Potência: 130/125 cv

Torque: 17,5 kgfm a 1.500 rpm

Câmbio: automático CVT de sete marchas

Outro SUV novato lançado no ano passado, mas que já figura entre os carros com motor turbo mais baratos do país. O Pulse ficou atrás do Tiggo 3x por R$ 2 mil, mas, assim como o rival, também carregou a responsabilidade de estrear um motor: no caso, o 1.0 GSE dentro do portfólio da marca italiana.

8 – VW Polo Comfortline 200 TSI – R$ 105.090

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 128/116 cv
  • Torque: 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas

A Volkswagen foi uma das primeiras marcas a investir pesado em motores turbo no segmento de compactos, mas só aparece na oitava colocação entre as opções mais em conta. E já acima dos R$ 105 mil com esta versão intermediária do hatch, que carrega o consagrado e sempre reverenciado motor TSI.

9 – VW T-Cross Sense 200 TSI – R$ 108.890

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 128/116 cv
  • Torque: 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas

Mais um Volks, desta vez o SUV T-Cross em sua versão Sense, que certa vez já foi exclusiva para o público PcD. Esta configuração de entrada consegue ficar à frente, entre os carros com motor turbo mais baratos, do Nivus, teoricamente posicionado abaixo na gama da marca alemã. Porém, essa versão aqui é bem aliviada em equipamentos.

10 – Chevrolet Tracker Turbo MT – R$ 109.030

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 116 cv
  • Torque: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas

A GM emplaca mais um modelo entre os carros com motor turbo mais baratos do país. Agora com a nova geração do Tracker. Tudo bem que esta variante é mais chamariz para a revenda do que outra coisa, já que é uma das poucas opções de SUV compacto ainda com câmbio manual. E corre que esta configuração vai ser descontinuada até fevereiro.

11 – VW Virtus Comfortline 200 TSI – R$ 109.890

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 128/116 cv
  • Torque: 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas

O sedã usa o mesmo conjunto mecânico que o Polo e o T-Cross citados nesta lista. Destaca-se pelo acerto dinâmico apurado e excelente nível de conforto. E pelo desempenho sempre esperado do motor TSI, com muita disposição em baixos giros e ótimas retomadas.

12 – Hyundai Creta Comfort – R$ 114.990

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 120 cv
  • Torque: 17,8 kgfm a 1.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas

O SUV compacto ganhou nova geração em 2022 e recebeu de presente o motor 1.0 turbo de 120 cv da linha HB20. Apesar de menos potente que o 1.6 aspirado – que sobrevive (por pouco tempo) no velho Creta Action -, é bem mais ágil e, como todo turbo, garante mais força em baixas rotações.

13 – VW Nivus Comfortline 200 TSI – R$ 115.890

  • Motor: 1.0 12V
  • Potência: 128/116 cv
  • Torque: 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas

O motor da linha TSI assegura mais um Volkswagen na relação de carros com motor turbo mais baratos do mercado brasileiro – é o quarto da marca alemã. O conjunto mecânico que equipa as duas versões do Nivus é o mesmo dos modelos já relacionados aqui, e as especificações de potência e torque também. Assim como o bom desempenho e eficiência energética.

Curtiu o conteúdo sobre os carros turbo mais baratos do país? Siga nossas redes sociais para muito mais

Redação

Redator do Autos Segredos.