Versão menos cara do crossover cupê criado a partir do Polo tem muitos itens de conforto e de segurança, mas falta zelo em detalhes. Leia o teste da versão do Nivus Comfortline 2021

Por Paulo Eduardo

A versão de entrada e menos cara do Nivus não traz alguns mimos da versão Highline, mas tem conteúdo convincente em segurança e conforto. Único opcional contempla multimídia e frenagem autônoma de emergência. A falta de acabamento em locais onde a vista da maioria não alcança revela descuido.

Simples é a solução da VW na criação de uma carroceria para surfar na onda mundial de desejo desenfreado pela carroceria SUV ou crossover. Uma haste vertical no compartimento do motor eleva visualmente o capô; uma chapa afasta o bojo do estepe do encosto do banco traseiro, e aumenta capacidade do porta-malas, que tem tampa inclinada. Esses artifícios transformam o visual do Polo em SUV ou crossover cupê.

Suspensão elevada

Crossover é um utilitário-esportivo com menos recurso no fora de estrada. Tem suspensão mais alta e é mais adequado para uso urbano, apesar de não ter alergia à poeira. VW Nivus Comfortline 2021 tem 2,75 centímetros a mais de altura em relação ao solo do que o Polo. Pneus de perfil mais alto (60) representam 1,75 centímetro a mais e a suspensão está elevada em 1 centímetro. São 21 centímetros a mais de comprimento do que o Polo. E o porta-malas muito maior.

O rodar diferente em relação ao hatch é percebido nos movimentos iniciais. Ocorre ligeira oscilação lateral sobre ondulação, remendos de piso e demais imperfeições. Há movimentação da carroceria. O rodar é mais áspero e ocorre transferência para dentro sem incomodar. Mais pancada seca do que desconforto. O VW Nivus Comfortline 2021 é bom de dirigir. O bloqueio eletrônico do diferencial transfere mais força para a roda externa na curva, melhorando o comportamento.

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Porta-malas satisfaz

Porta-malas bem dimensionado leva a bagagem da família sem arrumação. A tampa conta com pega de fechamento bilateral, mas é pesada, e exige força para fechar. Incomoda a falta de acabamento no compartimento do motor, sob a tampa e dentro do porta-malas. Está no prime. Incoerência em carro que custa cerca de R$ 90 mil.

E trilhos ficam aparentes nos bancos dianteiros. Revestimento simples de plástico melhora o visual. Aumentar a rentabilidade faz parte do negócio, mas deixar inacabado… Modelos mais antigos e de menor valor da marca têm acabamento correto nessas partes.

Bem acabado

No interior, é o Polo de sempre. Montagem correta e encaixes benfeitos dos plásticos duros de aparência pouco convincente. Bancos anatômicos e espaço suficiente para pernas e cabeça no banco traseiro, que requer abaixar no acesso. Há saídas de ar-condicionado e USB para o banco traseiro.

Quadro de instrumentos completo e analógico, com tela digital ao centro contendo informações do computador. Destaque para os conectados é a central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas e de altíssima resolução que é ofertada como opcional. Há conexão de internet por meio de smartphone, manual cognitivo do proprietário, streaming e serviços diversos disponíveis no mercado.

Opcional

O único opcional do VW Nivus Comfortline 2021 é o kit que inclui a central multimídia juntamente com a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h com monitoramento frontal, distância do carro da frente, freio pós-colisão para evitar sequência de colisão e volante revestido em couro com aletas para troca de marchas. Custa R$ 3.520.

Freios a disco nas quatro rodas são eficientes em simulação de emergência. Faróis em LED iluminam muito bem, e facho baixo tem alcance acima da média. E há regulagem elétrica de facho, que é importante com mais de meia carga, para não provocar ofuscamento. Limpadores varrem bem o lado do motorista. Lavadores dos vidros também são eficientes.

Direção comunicativa como no Polo. Volante bem dimensionado tem ótima pega e agrupa alguns comandos. O senão é o revestimento liso, que permite deslize acidental. Coluna de direção com regulagens em altura e distância. Banco do motorista tem regulagem de altura. Somente os comandos dos vidros recuados na porta do motorista contrariam a ergonomia. Os demais estão bem posicionados.

Mudou a calibragem da caixa automática com o motor, que evita de o carro saltar à frente assim que se solta o freio, como ocorre no Polo. Pelo contrário, é preciso pressionar levemente o acelerador para entrar em movimento. O assistente de partida em rampa segura o carro também em manobra até 10 km/h para evitar pequenas colisões. Ocorre redução com diminuição da velocidade e trocas manuais se dão por meio de aletas no volante ou pela alavanca. Trocas de marchas estão mais suaves.

Anda bem

Desempenho é muito bom para o tipo de carroceria, com boas retomadas ao pressionar totalmente o acelerador numa ultrapassagem. Motor 1.0 TSI responde bem ao sair da inércia e atingir 100 km/h. Rodamos somente com etanol, que tem 12 cv a mais de potência em relação à gasolina. Valor de torque é igual para gasolina e etanol.

Consumo depende da topografia e da maneira de dirigir. Computador registrou de 8 km/l a 10 km/l na estrada e de 5,1 km/l a 6,4 km/l na cidade. Sempre com ar desligado e etanol no tanque.

Versão de entrada está equipada com seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, farol em LED, câmera de ré, freios a disco nas quatro rodas, direção elétrica, entre outros. Entretanto, a Nova Volkswagen derrapa ao colocar apenas uma trava central no capô. O Polo tem duas descentralizadas justamente para aumentar a segurança, conforme alardeado à época de lançamento do hatch.

Quanto custa?

VW Nivus Comfortline 2021 tem preço sugerido de R$ 85.890. São cobrados mais R$ 3.520 pelo kit opcional e outros R$ 1.570 pela pintura metálica, totalizando R$ 90.980. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica VW Nivus Comfortline 2021

Motor
De três cilindros em linha, 999cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina) de potências máximas a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm (e/g) de 2.000 rpm a 3.500 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 17,65 centímetros

Rodas/pneus
6×16” de liga leve/205/60 R16

Peso
1.199 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
451 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,266; largura, 1,757; altura, 1,493; distância entre-eixos, 2,565

Capacidades (litro) – Porta-malas, 415; tanque, 52

Desempenho
Velocidades máximas, 189 km/h (etanol)/184 km/h (gasolina); aceleração até 100 km/h, 10 segundos (e)/10,5 segundos (g)

Consumo (km/l)
Cidade, 10,7 (g)/7,7 (e); estrada, 13,2 (g)/9,4 (e) 

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