Sedã derivado do Polo veste roupagem esportiva e está equipado com motor de maior cilindrada e potência. Símbolo da sigla GTS é a cor vermelha presente em diversos detalhes
Virtus GTS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Muitos esportivos vestem apenas a roupagem. A sigla GTS vai além. Essa versão do Virtus tem motor mais potente em relação às outras. São 396 cm³ de cilindrada a mais (motor 1.4 diante do 1.0 TSI), 22 cv de potência a mais (150 diante de 128) e 5,1 kgfm de torque a mais (25,5 diante de 20,4). Esses números fazem muita diferença no desempenho. Fabricante declara velocidade máxima acima de 200 km/h e o carro atinge 100 km/h em menos de nove segundos.

A cor vermelha predomina em partes da carroceria (logotipo GTS), nos faróis em LED, grade do radiador. E também no interior: bancos, quadro de instrumentos digital, saídas de ar, volante, base da alavanca de câmbio. Além disso, painel central, forros de porta, bancos e teto são escurecidos.

Virtus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Apoio integrado

Bancos dessa versão diferem das outras pelo apoio de cabeça integrado ao encosto. São forrados em tecido mesclado com couro. São bem anatômicos, com apoios laterais no assento e no encosto.

O motor 1.4, que tem mesmos valores de potência e torque abastecido com etanol ou gasolina, faz par com o câmbio automático de seis marchas. Segundo a VW, a pegada é mais esportiva em relação ao Jetta, equipado com o mesmo conjunto.

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Virtus GTS está equipado também com bloqueio eletrônico do diferencial, que freia as rodas internas às curvas transferindo a força (torque) para as rodas externas, melhorando o comportamento dinâmico com mais tração e agilidade. O comportamento dinâmico é muito bom e a direção comunicativa transmite a sensação de aderência. O senão é o ponto central que carece de melhor definição. No modo esportivo, a direção tem mais peso. Volante tem boa pega, mas muitos comandos comprometem a ergonomia.

VW Virtus GTS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Suspensão é bem calibrada

Suspensão está bem calibrada, mas pneus de perfil baixo (50) transferem para dentro as imperfeições, principalmente ondulação e remendo de asfalto. VW Virtus GTS traz diversos modos de condução selecionáveis a gosto. No modo esportivo, o som do motor é amplificado e aumenta a sensação de esportividade com ronco mais forte.

Desempenho é muito bom tanto nas acelerações quanto nas retomadas de velocidade. Trocas se dão em rotação mais alta no modo esportivo. Nessa versão, o câmbio casa melhor com o motor e o carro não fica arisco demais na arrancada como nas equipadas com motor 1.0 TSI. Consumo registrado no computador de bordo com etanol foi de 4,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Freios muito bons em emergência. Faróis em LED iluminam bem, mas facho baixo curto obriga usar o alto.

Volkswagen Virtus GTS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos – Não há isolante acústico no capô, pintura também não passou do prime

O que destoa do conjunto é a ausência de isolante acústico sob o capô e no painel de fogo, além de a parte interna do capô e todo o cofre receberem apenas prime em vez de tinta. Inconcebível em carro com preço sugerido de R$ 110.190, sendo R$ 2.200 relativos ao sistema de som Beats. Plástico duro predomina no habitáculo, mas montagem e encaixes benfeitos.

VW Virtus GTS é um sedã compacto com espaço interno de carro médio devido à grande distância entre-eixos (2,65 metros) e porta-malas dispensa arrumação pelas dimensões. Entretanto, a tampa do porta-malas não abre totalmente. É preciso empurrá-la para abrir totalmente e evitar bater acidentalmente a cabeça.

Há muitos itens de conforto e conveniência. Navegação é nativa. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.

Ficha técnica VW Virtus GTS

VW Virtus esportivo
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.395 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 150 cv (etanol) de potência máxima de 4.500 a 6.000 rpm e de 150 cv (gasolina) a 5.000 rpm e torque máximo de 25,5 kgfm (e) de 1.400 a 4.000 rpm e de 25,5 kgfm (g) de 1.400 a 3.800 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 15,6 cm a 15,8 cm

Virtus GTS
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Rodas/pneus
6,5×17” de liga leve/205/50R17

Peso
1.255 kg

Carga útil (passageiros + bagagem)
425 kg

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,49; largura, 1,75; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,65

Virtus
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litro)
Porta-malas, 521; tanque, 52

Desempenho
Velocidades máxima, 210 km/h (e/g); aceleração até 100 km/h, 8,7 segundos (e/g)

Consumo (km/l)
não divulgado

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