Sedã derivado do Polo veste roupagem esportiva e está equipado com motor de maior cilindrada e potência. Símbolo da sigla GTS é a cor vermelha presente em diversos detalhes
![Virtus GTS](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/06/teste-vw-virtus-gts-34.jpg)
Por Paulo Eduardo
Muitos esportivos vestem apenas a roupagem. A sigla GTS vai além. Essa versão do Virtus tem motor mais potente em relação às outras. São 396 cm³ de cilindrada a mais (motor 1.4 diante do 1.0 TSI), 22 cv de potência a mais (150 diante de 128) e 5,1 kgfm de torque a mais (25,5 diante de 20,4). Esses números fazem muita diferença no desempenho. Fabricante declara velocidade máxima acima de 200 km/h e o carro atinge 100 km/h em menos de nove segundos.
A cor vermelha predomina em partes da carroceria (logotipo GTS), nos faróis em LED, grade do radiador. E também no interior: bancos, quadro de instrumentos digital, saídas de ar, volante, base da alavanca de câmbio. Além disso, painel central, forros de porta, bancos e teto são escurecidos.
![Virtus](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/06/teste-vw-virtus-gts-35.jpg)
Apoio integrado
Bancos dessa versão diferem das outras pelo apoio de cabeça integrado ao encosto. São forrados em tecido mesclado com couro. São bem anatômicos, com apoios laterais no assento e no encosto.
O motor 1.4, que tem mesmos valores de potência e torque abastecido com etanol ou gasolina, faz par com o câmbio automático de seis marchas. Segundo a VW, a pegada é mais esportiva em relação ao Jetta, equipado com o mesmo conjunto.
LEIA TAMBÉM:
Virtus GTS está equipado também com bloqueio eletrônico do diferencial, que freia as rodas internas às curvas transferindo a força (torque) para as rodas externas, melhorando o comportamento dinâmico com mais tração e agilidade. O comportamento dinâmico é muito bom e a direção comunicativa transmite a sensação de aderência. O senão é o ponto central que carece de melhor definição. No modo esportivo, a direção tem mais peso. Volante tem boa pega, mas muitos comandos comprometem a ergonomia.
![VW Virtus GTS](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/06/teste-vw-virtus-gts-8.jpg)
Suspensão é bem calibrada
Suspensão está bem calibrada, mas pneus de perfil baixo (50) transferem para dentro as imperfeições, principalmente ondulação e remendo de asfalto. VW Virtus GTS traz diversos modos de condução selecionáveis a gosto. No modo esportivo, o som do motor é amplificado e aumenta a sensação de esportividade com ronco mais forte.
Desempenho é muito bom tanto nas acelerações quanto nas retomadas de velocidade. Trocas se dão em rotação mais alta no modo esportivo. Nessa versão, o câmbio casa melhor com o motor e o carro não fica arisco demais na arrancada como nas equipadas com motor 1.0 TSI. Consumo registrado no computador de bordo com etanol foi de 4,5 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Freios muito bons em emergência. Faróis em LED iluminam bem, mas facho baixo curto obriga usar o alto.
![Volkswagen Virtus GTS](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/06/teste-vw-virtus-gts-7.jpg)
O que destoa do conjunto é a ausência de isolante acústico sob o capô e no painel de fogo, além de a parte interna do capô e todo o cofre receberem apenas prime em vez de tinta. Inconcebível em carro com preço sugerido de R$ 110.190, sendo R$ 2.200 relativos ao sistema de som Beats. Plástico duro predomina no habitáculo, mas montagem e encaixes benfeitos.
VW Virtus GTS é um sedã compacto com espaço interno de carro médio devido à grande distância entre-eixos (2,65 metros) e porta-malas dispensa arrumação pelas dimensões. Entretanto, a tampa do porta-malas não abre totalmente. É preciso empurrá-la para abrir totalmente e evitar bater acidentalmente a cabeça.
Há muitos itens de conforto e conveniência. Navegação é nativa. Garantia é de três anos sem limite de quilometragem.
Ficha técnica VW Virtus GTS
![VW Virtus esportivo](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/06/teste-vw-virtus-gts-25.jpg)
Motor
De quatro cilindros em linha, 1.395 cm³ de cilindrada, turbo, flex, de 150 cv (etanol) de potência máxima de 4.500 a 6.000 rpm e de 150 cv (gasolina) a 5.000 rpm e torque máximo de 25,5 kgfm (e) de 1.400 a 4.000 rpm e de 25,5 kgfm (g) de 1.400 a 3.800 rpm
Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas
Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência eletromecânica; diâmetro de giro, 10,9 metros
Freios
Disco ventilado na dianteira, e disco sólido na traseira
Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 15,6 cm a 15,8 cm
![Virtus GTS](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/06/teste-vw-virtus-gts-15.jpg)
Rodas/pneus
6,5×17” de liga leve/205/50R17
Peso
1.255 kg
Carga útil (passageiros + bagagem)
425 kg
Dimensões (metro)
Comprimento, 4,49; largura, 1,75; altura, 1,47; distância entre-eixos, 2,65
![Virtus](https://www.autossegredos.com.br/wp-content/uploads/2020/06/teste-vw-virtus-gts-23.jpg)
Capacidades (litro)
Porta-malas, 521; tanque, 52
Desempenho
Velocidades máxima, 210 km/h (e/g); aceleração até 100 km/h, 8,7 segundos (e/g)
Consumo (km/l)
não divulgado