Nem sempre só modelos compactos têm custos de manutenção na concessionária mais em conta
Por Fernando Miragaya
Muita gente faz conta e sua para ter aquele dinheirinho e comprar seu 0 km. Mas esquece de botar na calculadora o custo de manutenção do automóvel. É que o carro novo tem revisões na concessionária que nem sempre são baratas, mas obrigatórias para se valer da garantia.
Tanto que, para atrair vendas para o novo C3, a Citroën adotou uma política já vista em outras marcas, como a Volkswagen. A francesa oferece de graça as três primeiras revisões para o hatch compacto na rede. Só que para toda a linha.
Será que o C3, então, é o mais acessível em termos de manutenção? Separamos os 10 carros com revisões mais baratas do país. Destacamos as versões com o total, até 60 mil km, mais em conta de cada linha e com valores pesquisados juntos ao site das montadoras na última semana de outubro de 2023.
Importante que só foram considerados carros de passeio com motor puramente de combustão. E apenas as marcas que têm tabela de preço fixo para todas as revisões até 60 mil km. Com isso, a Toyota ficou de fora.
Os 10 carros com revisões mais baratas.
1 – Citroën C3 1.6
- 10.000 km: –
- 20.000 km: –
- 30.000 km: –
- 40.000 km: R$ 1.266,00
- 50.000 km: R$ 588,00
- 60.000 km: R$ 908,00
Total: R$ 2.762,00
Com a nova política de três primeiras manutenções na faixa da Citroën o C3 se garante como o carro com as revisões mais baratas do mercado. E justamente nas versões mais caras, com o velho motor 1.6 de 120/117 cv e câmbio automático de seis marchas.
Sem as três primeiras visitas, o C3 1.6 cobra menos de R$ 2.800 ao fim de 60 mil km. As versões com motor 1.0 Firefly também ficam bem na fita, com um total de quase R$ 3.100 no mesmo período.
2 – Volkswagen Virtus Highline
- 10.000 km: –
- 20.000 km: –
- 30.000 km: –
- 40.000 km: R$ 1.535,97
- 50.000 km: R$ 737,21
- 60.000 km: R$ 830,21
Total: R$ 3.103,39
Uma das variantes mais completas do Virtus, a Highline 200TSI custa R$ 138.700 e fica em segundo entre os carros com revisões mais baratas até os 60 mil km. Isso porque essa opção, assim como o C3, oferece as três primeiras manutenções obrigatórias de forma gratuita.
Contudo, é bom ficar de olho porque a Volkswagen geralmente coloca itens “sugeridos de troca” por fora da cobertura da revisão, como filtros de ar do motor e da cabine e fluido de freio. O motor é o consagrado 1.0 turbo TSI de 128/116 cv aliado ao câmbio automático de seis marchas.
3 – Volkswagen Jetta
- 10.000 km: –
- 20.000 km: –
- 30.000 km: –
- 40.000 km: R$ 1.100,21
- 50.000 km: R$ 989,81
- 60.000 km: R$ 1.100,21
Total: R$ 3.190,22
O sedã médio vendido em versão única mais apimentada garante mais um Volkswagen no pódio dos carros com as revisões mais baratas. Mesmo com motor de 231 cv e a caixa de dupla embreagem DSG, o Jetta GLI se segura com revisões abaixo dos R$ 3.200 graças à política das visitas até os 30 mil km serem de graça. Mais uma vez, atenção aos “itens sugeridos” pela montadora.
4 – Volkswagen Polo GTS
- 10.000 km: –
- 20.000 km: –
- 30.000 km: –
- 40.000 km: R$ 1.100,21
- 50.000 km: R$ 989,81
- 60.000 km: R$ 1.100,21
Total: R$ 3.190,22
A variante esportiva do hatch é justamente o carro da linha com as revisões mais baratas e é mais um Volks na lista. Com seu acerto mais apurado e motor de 150 cv, o Polo GTS também dá de graça as três primeiras visitas à concessionária, o que reduz bastante o preço total de manutenção até os 60 mil km.
Bem mais em conta até que o Polo de entrada, o Track, que soma R$ 4.651,14. Assim como os demais VW, é preciso pesquisar os itens sugeridos de fora do plano de revisão.
5 – Hyundai HB20 e HB20S
- 10.000 km: R$ 313,67
- 20.000 km: R$ 619,31
- 30.000 km: R$ 622,67
- 40.000 km: R$ 802,12
- 50.000 km: R$ 588,33
- 60.000 km: R$ 790,98
Total: R$ 3.737,08
Desde que começou no país, em 2012, a Hyundai Motor Brasil se destacou por revisões entre as mais baratas nos segmentos onde atua. O HB20 mantém essa tradição, e só não ocupa melhores posições com suas versões aspiradas devido às estratégias da Citroën e VW.
As versões turbo do HB20, por sua vez, encarecem bem na manutenção. Os HB20 com o 1.0 TGDI de 120 cv custam mais de R$ 4.700 na soma das seis revisões.
6 – Renault Kwid
- 10.000 km: R$ 499.33
- 20.000 km: R$ 562.62
- 30.000 km: R$ 562.62
- 40.000 km: R$ 912.47
- 50.000 km: R$ 625.91
- 60.000 km: R$ 907.49
Total: R$ 4.070,44
O Kwid briga entre os carros mais baratos do país e tenta replicar isso também mas revisões. O subcompacto da Renault cobra pouco mais de R$ 4 mil nas manutenções até os 60 mil km para garantir o pódio nesta lista. E bem mais barato que o rival Mobi, que encosta nos R$ 6 mil na mesma soma.
7 – Renault Stepway/Logan 1.0
- 10.000 km: R$ 562.28
- 20.000 km: R$ 625.57
- 30.000 km: R$ 625.57
- 40.000 km: R$ 975.42
- 50.000 km: R$ 688.86
- 60.000 km: R$ 688.86
Total: R$ 4.166,56
A dupla hoje é uma mera figurante no mercado de carros compactos, mas mantém a estratégia de revisões mais baratas que boa parte da concorrência. Stepway e Logan usam o mesmo motor três cilindros de 82/79 cv, o que garante a quarta colocação em termos de manutenção acessível.
8 – Nissan Kicks
- 10.000 km: R$ 579,00
- 20.000 km: R$ 867,00
- 30.000 km: R$ 579,00
- 40.000 km: R$ 867,00
- 50.000 km: R$ 579,00
- 60.000 km: R$ 867,00
Total: R$ 4.338,00
Outra marca que sempre se destacou por revisões mais baratas com seus carros. Só não está nas primeiras posições porque os velhos March e Versa deixaram de ser produzidos, mas tem o Kicks para honrar as tradições.
O SUV com as revisões mais baratas do país alterna valores parecidos a cada manutenção, que nunca passam de R$ 1 mil separadamente. O conjunto mecânico do modelo é o mesmo desde o lançamento: motor 1.6 16V com câmbio automático do tipo CVT.
9 – Nissan Versa
- 10.000 km: R$ 576
- 20.000 km: R$ 894
- 30.000 km: R$ 576
- 40.000 km: R$ 894
- 50.000 km: R$ 576
- 60.000 km: R$ 894
Total: R$ 4.410,00
A segunda geração do Versa ficou bem mais bonita e moderna, mas o melhor é que manteve o sedã entre os carros com as revisões mais baratas. Com o mesmo powertrain do Kicks e a mesma alternância de preços nas manutenções, cobra menos de R$ 4.500 até os 60 mil km.
Detalhe que o antigo Versa (que depois virou V-Drive por um curto tempo) foi por muito tempo o carro com manutenção mais barata do país. Mas a segunda geração do sedã importada do México conseguiu manter preços competitivos de pós-venda, apesar de ser vendida apenas com o motor 1.6 e caixa CVT.
10 – Chevrolet Onix e Onix Plus
- 10.000 km: R$ 452,00
- 20.000 km: R$ 936,00
- 30.000 km: R$ 696,00
- 40.000 km: R$ 1.040,00
- 50.000 km: R$ 668,00
- 60.000 km: R$ 936,00
Total: R$ 4.728,00
A linha compacta da General Motors mantém um programa de revisões com preço regular desde o lançamento desta segunda geração, em 2019. O legal é que as mais baratas no total de 60 mil km são as das versões com motor turbo. Porém a variante aspirada cobra só R$ 100 mil a mais na soma das seis visitas.
Você conhece o canal do Autos Segredos no YouTube?
Confira nosso primeiro contato com o novo Renault Kardian: