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Melhores SUVs usados

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É utilitário esportivo que o povo quer? Então, trazemos 10 opções de modelos de diferentes tamanhos e propostas 

Por Fernando Miragaya

Para onde se olha na rua, tem utilitário esportivo. De vários tamanhos, estilos e motores, eles se propagam nas vitrines das concessionárias e também no mercado de segunda mão. Os SUVs usados dominam os anúncios dos sites de compra e venda de veículos e podem ser bons carros para se usar na cidade, sem gastar muito em um similar 0 km.

Autos Segredos separou 10 opções de SUVs usados e seminovos. Modelos de diferentes versões, portes e marcas para ver qual combina mais com seu orçamento e sua garagem. Separamos um exemplar diferente de cada montadora e colocamos em ordem alfabética por fabricante. Os preços médios foram apurados na segunda quinzena de julho nos principais portais de negociação de automóveis.

Chevrolet Tracker 

  • Ano: 2018/19
  • Versão: Premier
  • Preços: entre R$ 95 mil e R$ 100 mil
  • Motor: 1.4 16V turbo flex de 153/150 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

O último ano da antiga geração do Tracker é um bom SUV usado para levar para a casa. O motor 1.4 turbo é esperto para o crossover compacto, na época importado do México. O modelo da General Motors peca no espaço interno, bem mais acanhado do que na maioria dos seus concorrentes.

Principais equipamentos: controles de estabilidade, de tração e de subidas, sensor de ponto cego, alertas de tráfego cruzado, câmera e sensor de ré, luz de condução diurna, Isofix, ar-condicionado, trio elétrico, retrovisores externos com aquecimento, bancos de couro, chave presencial, teto solar, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com espelhamento de celular, tomada USB e OnStar, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Fiat Freemont 

  • Ano: 2014
  • Versão: Precision
  • Preços: entre R$ 65 mil e R$ 69 mil
  • Motor: 2.4 16V a gasolina de 172 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

O SUV foi um dos primeiros frutos da então FCA, hoje Stellantis. Clone do Dodge Journey, o Freemont se destaca pelos equipamentos, cabine ampla e os sete lugares – com os bancos extras rebatidos, ainda se tem um belo porta-malas de 580 litros. O desempenho é suficiente, o jipão bebe bem e o comportamento dinâmico está mais para o jeito “macio demais” que o público estadunidense gosta.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera e sensor de ré, espelho eletrocrômico, monitoramento dos pneus, Isofix, ar-condicionado automático com três zonas, trio elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e com aquecimento, banco do motorista com regulagem elétrica, couro, chave presencial, bancos dianteiros com aquecimento, sensor crepuscular, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com GPS, tomada USB, DVD player e HD interno, som Alpine com subwoofer, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Ford EcoSport

  • Ano: 2020
  • Versão: Freestyle
  • Preços: entre R$ 75 mil e R$ 80 mil
  • Motor: 1.5 12V flex de 137/130 cv
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Opção de SUV usado compacto e mais novo. Em seu penúltimo ano de vida, o carro que criou o conceito de utilitário esportivo urbano oferece bom custo-benefício em sua versão mais famosa e aventureira. O motor 1.5 três-cilindros da família Dragon é esperto e eficiente, mas lembre-se que o espaço interno é tímido no modelo da Ford.

Principais equipamentos: controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera e sensor de ré, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, grade dianteira ativa, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com espelhamento de celular e tomada USB, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Honda HR-V

  • Ano: 2019
  • Versão: EXL
  • Preços: entre R$ 110 mil e R$ 116 mil
  • Motor: 1.8 16V flex de 139/140 cv
  • Câmbio: automático CVT de sete marchas simuladas

Mesmo usado, o SUV da Honda continua valorizado. Prova disso é que os exemplares com quatro anos de uso custam acima dos R$ 110 mil. A compensação vem no conforto no rodar do HR-V, que quase lembra o do Civic, evidenciado ainda pela sincronia do motor 1.8 e a caixa CVT. A manutenção não é barata, mas o HR-V carrega a reputação de carro que não dá dor de cabeça.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera de ré, luz de condução diurna, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, bancos de couro, freio de estacionamento elétrico, aletas na direção para trocas de marcha, sensor crepuscular, Auto Hold, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com espelhamento de celular, tomada USB, DVD e entrada HDMI, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Hyundai ix35

  • Ano: 2015
  • Versão: 2.0 AT
  • Preços: entre R$ 70 mil e R$ 80 mil
  • Motor: 2.0 16V flex de 178/169 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Mais uma opção de SUV usado e espaçoso. Já montado no Brasil pelo Grupo Caoa e com motor flex bem disposto, o ix35 tinha porte de médio para a época. Tem boa posição de dirigir, mas o acerto mais macio da suspensão privilegia o conforto no rodar mais do que a dinâmica. Não se empolgue com consumo nem com lista de itens de série.

Principais equipamentos: câmera e sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, chave presencial, sensor crepuscular, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com GPS e tomada USB, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Jeep Renegade

  • Ano: 2020/21
  • Versão: Moab
  • Preços: entre R$ 127 mil e R$ 143 mil
  • Motor: 2.0 16V turbodiesel de 170 cv
  • Câmbio: automático de nove marchas e tração integral

Tem opção turbodiesel entre os SUVs usados porque a gente merece se divertir também. Trata-se do melhor conjunto mecânico da linha Renegade até então, que infelizmente foi descontinuado na linha do jipinho. O robusto motor e a caixa de nove marchas da ZF, aliados à tração integral, conferem um desempenho valente e eficiente ao modelo. O espaço interno e o porta-malas são pontos contras.

Principais equipamentos: controles de estabilidade, de tração, de descidas e de subidas, câmera e sensor de ré, luzes de condução diurna, Isofix, ar-condicionado automático bizona, trio elétrico, freio de estacionamento elétrico, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com espelhamento de celular e tomada USB, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Mitsubishi Pajero Dakar

  • Ano: 2014/15
  • Versão: HPE
  • Preços: entre R$ 125 mil e R$ 140 mil
  • Motor: 3.2 16V turbodiesel de 180 cv
  • Câmbio: automático de cinco marchas e tração integral

Mais uma opção de bom SUV usado com turbodiesel, mas aqui uma proposta mais off-road. A linha Pajero Dakar foi lançada no lugar do antigo Pajero Sport e tem a robustez de uma estrutura sobre longarinas. Aliado a isso, a tração 4×4 com reduzida e suas capacidades off-road o credenciam a encarar aquele fora de estrada. Sò que cobra a conta no conforto no uso urbano e a manutenção é cara.

Principais equipamentos: seis airbags, câmera e sensor de ré, luz de condução diurna, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, bancos de couro, freio de estacionamento elétrico, aletas na direção para trocas de marcha, sensor crepuscular, Auto Hold, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com espelhamento de celular, tomada USB, DVD e entrada HDMI, rodas de liga leve e faróis de neblina.

Nissan Kicks SL

  • Ano: 2020
  • Versão: SL
  • Preços: entre R$ 93 mil e R$ 99 mil
  • Motor: 1.6 16V flex de 114 cv
  • Câmbio: automático CVT de seis marchas simuladas

O Kicks é um SUV usado também genuinamente urbano e dica de modelo com pouco tempo de uso. O conforto no rodar, a posição de dirigir e o generoso porta-malas lembram o desempenho do HR-V e compensam o pouco espaço no banco traseiro. O crossover da marca japonesa tem fama de revisões com baixo custo.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera 360, câmera e sensor de ré, luz de condução diurna, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, bancos de couro, chave presencial, sensor crepuscular, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com espelhamento de celular, GPS, tomada USB e DVD, rodas de liga leve e faróis de neblina

Renault Duster

  • Ano: 2015
  • Versão: Dynamique 4×4
  • Preços: entre R$ 55 mil e R$ 65 mil
  • Motor: 2.0 16V flex de 142/138 cv
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração integral

Robustez e espaço interno são os destaques deste SUV que está entre os mais “baratos” desta lista de usados. O Duster também tem fama de custo de manutenção razoável, mas o acabamento interno e a dirigibilidade deixam muito a desejar. A versão Dynamique era a mais completa desta fase do jipão (mas não é tão recheada) e traz a tração 4×4 para uma brincadeira na terra.

Principais equipamentos: sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, volante com ajuste de altura, som com tomada USB, rodas de liga leve e faróis de neblina

Volkswagen T-Cross

  • Ano: 2019/20
  • Versão: Comfortline 200 TSI
  • Preços: entre R$ 97 mil e R$ 105 mil
  • Motor: 1.0 12V turbo flex de 128/116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Mais uma opção robusta para fechar a lista de bons SUVs usados. O T-Cross ainda tem a vantagem da engenharia alemã e do comportamento dinâmico firme típico dos modelos da VW – em especial da plataforma MQB. O motor turbo tem ótima força em baixos giros, mas o acabamento decepciona. E não espere muito do porta-malas. Os itens mais legais eram opcionais nesta versão, como faróis de LED, retrovisor eletrocrômico, couro e teto solar, então vale pesquisar.

Principais equipamentos: seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, monitoramento dos pneus, luz de condução diurna, Isofix, ar-condicionado automático, trio elétrico, aletas para trocas de marchas na direção, volante com ajustes de altura e de profundidade, central multimídia com espelhamento de celular, tomada USB e leitor de SD card, rodas de liga leve e faróis de neblina.

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