Versão totalmente pintada na cor preta chega para o Tracker Midnigth. Controles de tração, estabilidade e alerta de ponto cego se destacam, além dos muitos itens de conforto. Leia o teste
Tracker Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por Paulo Eduardo

Nem a tradicional gravata dourada, símbolo da marca, escapa da tinta preta na versão Midnight. A cor preta é a terceira cor mais escolhida pelo consumidor brasileiro. A branca é a primeira, seguida da prata. Vestido em traje noturno como o próprio nome da versão sugere, o Tracker fica bem. Linhas harmoniosas da carroceria provocam unanimidade. O senão da cor preta é absorver a luz do sol em vez de refletir. A diferença da temperatura no interior chega a 9 graus a mais em relação à cor clara. Isso torna quase obrigatório o uso do ar-condicionado em temperatura mais alta. De acordo com a fabricante, a pintura traz pigmentos metálicos que ajudam a refletir a luz e evidenciam as linhas que são mais discretas na cor escura.

Tracker Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Acabamento

O Tracker é importado do México e o único senão em acabamento são as pontas de parafuso aparentes na dobradiça central das portas. Peças estão bem encaixadas e arremates, benfeitos. Bancos são forrados em material sintético que não permitem transpiração. Volante revestido em material liso possibilita deslizamento das mãos, mas tem boa pega e não complica o motorista com poucos comandos. Coluna de direção é regulável em altura e distância ajudando na melhor posição de dirigir. Bancos têm boa anatomia, mas assentos curtos não apoiam totalmente as pernas. O banco do motorista conta com regulagem lombar, que evita posicionamento indevido ao volante.

Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Entrar e sair do banco traseiro requer cabeça baixa, uma das poucas falhas em ergonomia. Espaço é bom para dois adultos atrás. Tampa do porta-malas com pega somente no lado direito dificulta o fechamento para canhoto. Tem boa capacidade de carga e aproveitamento horizontal, facilitando arrumar bagagem.

De série

Retrovisores grandes e câmera de ré com boa definição de tela ajudam nas manobras. Diâmetro de giro maior exige manobrar mais em espaço menor. Direção tem assistência elétrica, sendo leve em baixa e firme em alta, mas sem sensibilidade. A maioria dos comandos está posicionada ao alcance do motorista, como os comandos elétricos dos vidros no sistema um toque para subir e descer nas quatro portas. Teto solar tem acionamento elétrico. Tela multimídia está no centro e voltada para o motorista. Rodar do Tracker é confortável. Há desconforto em ondulações e remendos de asfalto devido às rodas grandes de 18 polegadas, pois sobem e descem com força provocando oscilação lateral. Pneus de perfil 55 têm 11,8 centímetros de altura de borracha, o que está dentro do padrão conforto. É boa a altura do solo, mas a frente raspa em rampa de saída de garagem.

Desempenho

Como todo SUV, requer atenção na curva mesmo com controles de tração e estabilidade. Carroceria inclina moderadamente. Freios são muito eficientes, com frente abaixando ligeiramente em simulação de emergência. Desempenho é muito bom para um utilitário. Motor 1.4 turbo responde logo aos comandos do acelerador. Não é impactante, mas suficiente. Computador registrou médias entre 5 km/l e 7 km/l na cidade e de 13 km/l na estrada, com gasolina. Trocas de marchas do câmbio automático de seis marchas são rápidas, mas nem sempre ocorre redução na descida. Para poupar freio, é preciso reduzir manualmente as marchas por meio de teclas na lateral da alavanca. Pouco prático, mas acostuma-se com o tempo. Farol tem facho com bom alcance no baixo e há regulagem elétrica de altura, muito útil nesse tipo de carroceria. Limpadores de parabrisa cumprem bem a função assim como os lavadores. Assistente de partida em rampa ajuda nas arrancadas em subida.

Tracker Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Ponto cego

Na versão Midnight, há aviso de ponto cego nos retrovisores externos. Isso torna a direção mais segura, alertando possíveis mudanças afoitas de faixa de rolamento. Situação muito comum no trânsito. Preço sugerido é de R$ 105.690. Tradicional sistema OnStar, com serviços de segurança, emergência, entre outros, está presente.  Versão é bem equipada com itens de conforto, conveniência e segurança, apesar de airbags laterais e de cortina não estarem disponíveis. Não há opcionais.

Ficha técnica Tracker Midnigth

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.4 turbo, flex, de 153cv (álcool) de potência máxima a 5.200 rpm e 150 cv (gasolina) a 5.600 rpm e torques máximos de 24,5 kgfm (a) a 2.000 rpm e 24 kgfm (g) a 2.100 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Tracker Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 11,6 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção; altura do solo, 16,2 centímetros

Rodas/pneus
7×18”de liga leve /215/55R18

Peso (kg)
1.413

Carga útil (passageiros+ bagagem)
416 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,25; largura, 1,77; altura, 1,68; distância entre-eixos, 2,55

Tracker Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Capacidades (litros)
Porta-malas, 306; tanque, 53;

Desempenho
Velocidade máxima, não divulgada; aceleração até 100 km/h, 9,4 segundos

Consumo (km/l)
Urbano, 7,3 (a) e 10,6 (g); estrada, 8,2 (a) e 11,7 (g)

Tracker Midnight
Foto | Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

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