InícioMatérias especiaisDe Gol a Sandero: veja 12 carros que saíram de linha em...

De Gol a Sandero: veja 12 carros que saíram de linha em 2022

- publicidade -
- publicidade -

CAOA Chery, Chevrolet, Volkswagen, Mitsubishi, Suzuki, Hyundai e Renault tiveram modelos que deixaram de ser fabricados no Brasil neste ano que se encerra

Doze carros saíram de linha no Brasil em 2022, alguns por questões comerciais e outros por conta da nova legislação Proconve L7 que entrou em vigor no 1° dia deste ano que se encerra. 

Chevrolet Joy e Joy Plus

A dupla de compactos da Chevrolet foi a primeira a dar adeus ao saírem de linha logo no começo de 2022. Eles continuaram a ser produzidos por algum tempo para atender outros mercados e depois tiveram seu ferramental transferido para a Colômbia onde serão produzidos por mais tempo.

Antes chamado de Chevrolet Onix Joy, o hatch é produzido na unidade do ABC paulista desde de 2016 com o visual da primeira geração lançada, em 2012. Já em setembro de 2019, quando a marca preparava a chegada das novas gerações do hatch e do sedã, ambos passaram a ser fabricados em São Caetano do Sul com o visual atualizado da reestilização da linha apresentada em 2016. 

Para se distanciar dos novos Onix e Onix Sedan, o hatch foi rebatizado para Joy e o sedã passou a se chamar Joy Plus.

CAOA Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X

A CAOA Chery iniciou 2022 tirando de linha o Tiggo 2 em fevereiro por conta das novas exigências de legislação ambiental do Programa Proconve L7. O CAOA Chery Tiggo 2 chegou ao mercado brasileiro em março de 2018 ficando em produção por quase quatro anos. 

Já em maio, a CAOA Chery não só matou o Tiggo 3X que não completou um ano de mercado e ainda encerrou as atividades na fábrica de Jacareí (SP) de onde saia o SUV e também o sedã Arrizo 6 PRO que passou a ser importado da China.

Volkswagen Gol e Voyage

No dia 23 de dezembro, a Volkswagen encerrou a produção dos modelos Gol e Voyage. O hatch teve várias gerações produzidas ao longo de 42 anos anos. A segunda geração do sedã compacto da marca alemã chegou em setembro de 2008 e teve sua vida encerrada em setembro de 2022. Já a primeira geração do modelo foi fabricada entre 1982 e 1996. 

O hatch saiu em grande estilo com a série de despedida Last Edition, já o Voyage, assim como na primeira geração, foi simplesmente descontinuado. 

Mitsubishi Outlander Sport

Outra marca que retirou lançamento com pouco de mercado foi a Mitsubishi que encerrou em fevereiro a produção do Outlander Sport que nada mais era do que o ASX reestilizado. Lançado em meados de 2020, o SUV teve sua produção encerrada em fevereiro de 2022

O responsável pela saída do Mitsubishi Outlander Sport do mercado foi o motor 2.0 Flex que não atende a legislação de poluentes do Proconve L7. 

Suzuki Jimny


Produzido pela HPE Motores desde de 2013, o Suzuki Jimny saiu de linha juntamente com o Mitsubishi Outlander Sport em fevereiro deste ano por conta dos novos regimes de emissões do Proconve L7. 

A atual geração do SUV chamada de Jimny Sierra continua sendo comercializada, no entanto, ela chega ao mercado brasileiro como produto importado.

Hyundai ix35 e HB20X

Foto | Hyundai/Divulgação – Entre os SUVs, o Hyundai ix35 foi um dos carros que saíram de linha no Brasil

O Hyundai ix35 teve sua produção encerrada em fevereiro deste ano. O SUV estreou no mercado brasileiro em 2010 como importado. Três anos depois, em setembro de 2013, o SUV foi nacionalizado pelo CAOA Montadora e começou a ser produzido na fábrica de Anápolis (GO).

O motivo de seu fim também se deve ao fato de que o motor 2.0 Flex não atende os novos regimes de emissões de poluentes.

Outro modelo da marca coreana que saiu de linha em 2022, foi o aventureiro HB20X. Lançado em janeiro de 2012, o modelo passou por algumas reestilizações e ganhou nova geração em 2019. 

O Hyundai HB20X era equipado com o motor 1.6 e opções de câmbio manual ou automático. 

Renault Sandero S Edition

Irmão do Logan, o Renault Sandero foi lançado no Brasil em 2008 sendo fabricado em São José dos Pinhais (PR) e sua primeira geração foi produzida até o começo de 2014. Em junho do mesmo ano, a marca francesa lançou sua segunda geração, que ficou em produção até setembro deste ano.

Em 2019, na reestilização da segunda geração, a Renault retirou o nome Sandero do aventureiro que passou a ser chamado somente de Stepway, passando a ser vendido como uma nova linha. 

Com a chegada do Stepway 1.0 em outubro, a marca retirou de linha o Sandero S-Editon, única versão do hatch ainda em produção. 

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -