InícioMarcasCAOA CheryCAOA Chery mata Tiggo 3x e fecha fábrica de Jacareí (SP)

CAOA Chery mata Tiggo 3x e fecha fábrica de Jacareí (SP)

- publicidade -
- publicidade -

Fábrica era responsável pela produção dos modelos Arrizo 6, Arrizo 6 PRO e Tiggo 3X. Marca chinesa diz que unidade será atualizada para produção de modelos híbridos e elétricos

Numa jogada em que deverá colher muitos pontos negativos, a CAOA Chery fecha a fábrica de Jacareí (SP) e encerra a produção do Tiggo 3x que não chegou a completar um ano de mercado. Os sedãs Arrizo 6 e Arrizo 6 PRO também produzidos na planta paulista passarão a vir importados da China. 

Lançado em junho de 2021, o Tiggo 3X encerrou o ano com 4.676 emplacamentos. Já em 2022 até o acumulado de abril, o SUV registrou 3.205 modelos comercializados. O número não é tão expressivo, somadas são 7.881 compradores. No entanto, são clientes que apostaram na marca e que não imaginavam que seu sonhado carro zero iria parar de ser produzido com menos de um ano de mercado. 

O alento para os compradores do sedã é que a linha Arrizo 6 continuará no mercado, porém, importado da China.

No entanto, fechamento de fábrica e interrupção na fabricação de produtos não são vistos com bons olhos pelo consumidor que ficará com um pé atrás em relação a marca. Afinal, ficará sempre a pulga atrás da orelha, será que os outros modelos também darão adeus ao mercado? Enfim, os setores de marketing da CAOA Chery terão muito trabalho para reverter esse quadro negativo. 

Jacareí será polo de elétricos

A justificativa da CAOA Chery é que a unidade passará por uma grande atualização para produzir novos modelos em plataformas criadas para híbridos e modelos 100% elétricos. Em operação desde 2015, será a primeira grande atualização da unidade.

No entanto, em função do encerramento de produção dos modelos atuais, a marca fará a demissão de um número considerável de funcionários. O que indica que a atualização da fábrica será uma operação a longo prazo. 

Em comunicado à imprensa, a CAOA Chery diz que está em negociação com os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região para a definição de um pacote de indenização suplementar, além do regular pagamento das verbas rescisórias legais, seguindo o seu compromisso de respeito aos trabalhadores.

A CAOA Chery ainda diz que a ação de encerramento da produção é parte da transição tecnológica da marca que visa aumentar sua competitividade no âmbito nacional e internacional – seguindo um dos maiores movimentos tecnológicos da indústria automotiva mundial com forte foco no mercado brasileiro.

A adaptação da unidade de Jacareí terá como parâmetro os processos produtivos já adotados na fábrica da CAOA Montadora, localizada em Anápolis (GO). Referência mundial, a planta de Anápolis se destaca pelos processos produtivos flexíveis desenvolvidos pela CAOA, para permitir a fabricação de vários modelos na mesma operação industrial, combinando o estado da arte em produtos e processos, seguindo a tendência mundial de mobilidade verde e diretrizes do programa RenovaBio.

A marca se justifica dizendo que o encerramento da operação de Jacareí será compensado pela intensificação da produção da planta industrial em Anápolis que está sendo preparada para novos lançamentos já no segundo semestre de 2022. Apesar da péssima notícia, a marca chinesa diz que mantém sua meta de comercializar 60 mil unidades no mercado nacional em 2022.

Siga nossas redes sociais para muito mais informações

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -