InícioMatérias especiaisConfira quais picapes serão lançadas em 2023

Confira quais picapes serão lançadas em 2023

- publicidade -
- publicidade -

Segmento deve seguir em crescimento nos próximos anos e é foco de lançamentos importantes

Por Fernando Miragaya

Picape é um mercado que não está nem aí para os SUVs. Tanto que novos modelos e versões serão lançados em 2023 e o segmento deve chegar perto dos 20% de participação no setor automotivo em até dois anos.

Para as picapes de 2023, os SUVs não são nem rivais. Pelo contrário, servem de alternativa para quem não gosta de utilitário esportivo e quer vender uma imagem aventureira, ou ter a a sensação de segurança de um veículo mais alto.

Algumas picapes que chegam em 2023 inclusive prometem ser um SUV com caçamba. Outras vão pelo caminho da funcionalidade para o trabalho, algumas pela robustez e outras apostam na versatilidade para o lazer. 

Confira as picapes para 2023:

Ford F-150: picape confirmada para 2023

Promessa antiga – como outras tantas da Ford -, a F-150 finalmente será lançada em 2023. Veículo mais vendido do mundo – seus licenciamentos só nos EUA seriam o suficiente para o posto -, a linha F atingiu a marca de 40 milhões de unidades em fevereiro após 14 gerações.

Enfim, a F-150 será lançada aqui em meados de 2023 para brigar com a Ram 2500. A picape grande teve o lançamento reconfirmado pela Ford recentemente, mas a marca não deu detalhes. 

Ela deve vir com o conjunto mecânico para honrar deu porte: motor 3.5 V8 biturbo de 400 cv e 70,5 kgfm. O câmbio é o automático de 10 marchas desenvolvido em parceria com a General Motors. A variante híbrida da F-150 ficará para 2024.

Chevrolet S10

Uma das picapes médias mais vendidas do país terá mais uma versão de acabamento em sua prateleira em 2023. Esta nova opção na família S10 ficará posicionada entre a LTZ e a dupla Z71 e High Country – porém, deve herdar a grade diferenciada das duas topos de linha.

Será uma forma de tentar aumentar as vendas e preparar terreno para a terceira geração brasileira da picape, que só estreia em 2024, mas que terá teasers revelados já no fim de 2023. A nova S10 será baseada na norte-americana Colorado, porém, com detalhes diferentes no desenho.

A plataforma é a mesma GMT31XX-2, só que a picape ganhou reforços estruturais e aços de maior resistência. Ao mesmo tempo, a renovada S10 seguirá com o motor 2.8 turbodiesel com nova calibragem para elevar a potência e melhorar a eficiência. Hoje, o conjunto rende 200 cv e 51 kgfm.

Fiat Strada

A Strada quer cravar mais um pioneirismo em sua consagrada trajetória. Será a primeira picape compacta da categoria a ter uma versão turbo, que será lançada em 2023. O conjunto é o mesmo que equipa os SUVs Pulse e Fastback

Desta forma, a picape mais vendida do país terá, em 2023, o 1.0 três cilindros de 130/125 cv e 21,4 kgfm, o que a tornará também a mais potente do segmento. O câmbio será o automático do tipo CVT, com sete marchas virtuais, que já equipa as versões mais caras da Strada.

Ram 1200

Quem vai descer para brincar em segmentos de maior volume é a Ram. Conhecida como Projeto 291, a picape usará uma arquitetura de monobloco tal qual a Fiat Toro, mas não brigará com a companheira da Stellantis.

A nova Ram 1200 terá tamanho similar ao da Ford Maverick e a ideia é concorrer com versões de entrada das picapes médias, deixando a Classic para concorrer com as configurações mais completas. 

Para tal, a menor das Ram no Brasil terá versões com motor 2.0 turbo (inicialmente só a gasolina e com potência na casa dos 260 cv) e 2.2 turbodiesel da família Multijet, com 203 cv e quase 45 kgfm de torque máximo. Ambas usarão o câmbio automático da ZF, de nove marchas, e tração 4×4 – mas só a diesel terá reduzida.

Ford Ranger

A rivalidade entre Ford e General Motors na seara das picapes vai ser realmente renovada de 2023 em diante. Isso porque, já no ano que vem, a marca da oval azul vai lançar a terceira geração da Ranger por aqui para ganhar mercado frente à S10 pela vice-liderança entre as médias – hoje, a campeã é a Toyota Hilux.

A nova Ranger já deu as caras na Tailândia, com desenho ainda mais robusto, graças especialmente à enorme grade frontal margeada por faróis que seguem o estilo “C” – já visto na F-150 e na Maverick. A picape será produzida na Argentina e será apresentada aqui em 2023.

A expectativa é de que, dos motores atuais, a Ford só mantenha na nova Ranger o Duratorq turbodiesel 2.2 de 160 cv nas variantes cabine simples. Nas demais cabines duplas, estão cotados um 2.0 biturbo e um inédito 3.0 V6 para a topo de linha.

Chevrolet Silverado

Não falei que a rivalidade entre GM e Ford vai ficar acirrada no segmento de picapes em 2023? No andar de cima, a Chevrolet programa a volta da Silverado para entre junho e agosto do ano que vem, justamente para medir forças com a F-150 além das grandalhonas da Ram.

A picapona da GM será importada do México na versão 1500 com motor 3.0 turbodiesel de seis cilindros, 280 cv e 62,9 kgfm, aliado ao mesmo câmbio automático de 10 marchas da F-150. Vale lembrar que a Silverado (duas gerações antes) foi produzida da Argentina entre o fim dos anos 1990 e início dos 2000 e vendida aqui.

Volkswagen Amarok

Com tanta movimentação no segmento de picapes, a Volkswagen vai ter de sair da inércia. Não que ela vá fazer movimentos ousados, já que aquele papo de produzir uma nova Amarok sobre a mesma base da futura Ranger foi por água abaixo e a marca alemã não está afim de gastar muito na categoria.

Restará a esta, que é uma das melhores picapes médias do país, uma remodelação. A Amarok ganhará novos faróis, grade e parachoques. Na cabine, mudarão painel, volante e revestimento interno. 

A picape ainda deve receber novo ajuste da suspensão, para aumentar a capacidade de carga, e novos equipamentos. Entre eles, itens de auxílio ao motorista, como frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa.

Fiat Landtrek

No mesmo dia de lançamento da nova Chevrolet Montana, a Fiat quis roubar holofotes para dizer que deu uma “rasteira” na Peugeot e ter um modelo para estrear no segmento de picapes médias, a Landtrek. Mas a briga está em casa, já que as duas marcas fazem parte da Stellantis.

Ao pegar a Landtrek para si, a Fiat e o grupo, na verdade, fazem um movimento mais agressivo. Afinal, a marca italiana tem uma rede de concessionárias maior e uma tradição de vendas de modelos menores e de grande sucesso, como Strada e Toro. A Peugeot teria de consolidar essa imagem depois do fiasco da Hoggar…

Fato é que a picape média, que foi anunciada em 2019 e que estava prometida para 2021, só chega em 2023 com emblema da Fiat, mas vai manter a base do projeto Peugeot. O motor será o 2.0 turbodiesel da linha Blue HDI, com 180 cv e 40,8 kgfm, e a transmissão automática de seis marchas, com a caixa manual apenas nas versões básicas.

Ram 1500

A Ram prepara uma versão mais completinha da 1500 para o ano que vem. Trata-se da Limited, que será importada com detalhes que a diferencia da atual e solitária Rebel, como o vasto uso de cromados nas molduras de grade e faróis, para-choques, maçanetas, skid plate e até no símbolo do carneiro.

Itens de auxílio ao motorista, faróis full LED, freio de estacionamento elétrico, quadro de instrumentos eletrônico e configurável, partida remota do motor, carregamento de smartphone por indução e teto solar estão entre os equipamentos previstos para a nova versão da Ram 1500. O motor é o mesmo 5.7 V8 da linha Hemi com 400 cv e 0-100 km/h em 5,7 segundos.

Ford Maverick Hybrid

Outra confirmação da Ford sobre o que estava confirmado. A marca vai trazer a versão híbrida da sua picape feita sobre monobloco com nome de clássico dos anos 1970. A Maverick Hybrid será lançada no primeiro trimestre de 2023 como a primeira eletrificada da categoria no país.

Para tal, o modelo combina o motor 2.5 aspirado a gasolina de 164 cv e 21,4 kgfm a outro elétrico, para oferecer potência combinada de 193 cv. O câmbio é o automático e-CVT e, segundo dados da Ford, a picape promete médias de consumo de 17,9 km/l na cidade.

Volkswagen Saveiro

A vida da Saveiro não é mole. Todo dia tem de lidar com a avalanche de vendas de sua única rival, a Strada, que é absoluta e soberana na categoria das picapes pequenas. Resta ao modelo da Volkswagen tentar se mexer em 2023 para fazer valer seus atributos mecânicos e dinâmicos.

Mas também não se empolgue muito. A renovação da picape da VW em 2023 incluirá apenas o trivial: mudam para-choque dianteiro, faróis e lanternas. A cabine ganhará um banho de loja e o modelo deve estrear novos equipamentos.

A linha Saveiro manterá as quatro versões (Robust CS e CD, Trendline CD e Cross CD) e o motor 1.6 16V MSI, de quatro cilindros, potência de 116/106 cv, torque de 16,115,4 kgfm a 4.000 rpm em conjunto com a transmissão manual de cinco marchas. Para a topo de linha e aventureira Cross são esperados central VW Play, com tela de 10”, e opção de câmbio automático.

Chevrolet Montana

A terceira geração da Montana jé entrou em pré-venda, com as primeiras entregas previstas para janeiro/fevereiro de 2023. A picape da GM agora é uma médio-compacta feita sobre a plaraforma do Tracker para brigar com a Toro e se vale do motor 1.2 turboflex do SUV, com 133/132 cv de potência.

As versões LTZ e Premier da picape têm preços (de pré-lançamento) de R$ 134.490 e R$ 140.490, respectivamente, e são as topos de linha, sempre com câmbio automático de seis marchas. Porém, a nova Montana também chegará com duas versões de entrada com transmissão manual de seis marchas.

Com 4,72 metros de comprimento, a Montana tem tamanho parecido com a Renault Oroch e é um pouco menor que a Toro. A caçamba com 874 litros de capacidade promete ser o grande diferencial, com iluminação, ganchos e capota marítima de série, além do acessório Multi Board com vários nichos de diferentes tamanhos para acomodar objetos, malas e outros volumes. 

Siga nossas redes sociais para ver muito mais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -