Se nos últimos anos a maior parte das novidades eram relacionadas a SUVs, em 2021, a situação não muda e serão 10 novidades entre novos modelos e reestilizações. De compactos a médios, a fila deverá ser puxada pelo VW Tarek.
Entre os novos SUVs que chegarão, em 2021, importados ou com produção local estão o Volkswagen Tarek, Peugeot 2008, SUV do Fiat Argo, Jeep de 7 lugares (derivado do Compass), Toyota Corolla Cross e o Ford Bronco Sport.
A Volkswagen ainda não confirmou o nome do SUV médio que produzirá na Argentina e se refere a ele como Projeto Tarek. Mas o Autos Segredos adianta que ele herdará o nome do projeto e será batizado de Tarek. Sua estreia ocorrerá ainda no primeiro trimestre de 2021.
Concorrente do Jeep Compass, o VW Tarek será fabricado na Argentina e construído a partir da plataforma MQB.
Para ficar posicionado entre o T-Cross e o Tiguan, o Tarek será equipado somente com o motor 1.4 TSI. O propulsor tem potência de 150 cv a 4.500 rpm não importando se tem etanol ou gasolina no tanque. O torque é de 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm. A transmissão será a automática de seis velocidades.
Em nova geração, o Peugeot 2008 passará a ser produzido na Argentina. O SUV francês já em desenvolvimento com o codinome P24 e assim com o novo 208, ela será produzida na Argentina a partir da plataforma modular Common Modular Platform (CMP). O modelo será lançado no fim do primeiro semestre.
O novo Peugeot 2008 deverá contar com os motores 1.6 16V e 1.2 turbo Flex. As versões de acesso devem ser equipadas com o propulsor 1.6 que rende potência de 115 cv a 5.750 rpm e torque de 16,1 kgfm a 4.000 rpm abastecido com gasolina. Com etanol a potência é de 118 cv a 5.750 rpm e o torque é de 16,1 kgfm a 4.750 rpm. O motor 1.6 deverá trabalhar somente com a transmissão automática de seis marchas.
Já o motor 1.2 Turbo Flex ficará disponível para as versões topo de linha. Na Europa, o propulsor tem potência de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. A versão brasileira deverá ter potência e torque um pouco diferente por conta da tecnologia flex. Esse propulsor será ligado somente a transmissão automática de seis velocidades.
O SUV do Argo segue a mesma lógica do VW Nivus ao ser derivado diretamente de um hatch. Ainda sem nome conhecido, o novo modelo é chamado de Projeto 363, ele será construído a partir da arquitetura MP1 do hatch e assim com o SUV da VW manteve o “miolo” de Polo, o modelo italiano manterá o habitáculo de Argo, mas ganhando novas frente, traseira e painel. O inédito SUV Fiat chegará somente no segundo semestre de 2021.
O SUV Fiat terá motores 1.3 Firefly e 1.0 Turbo Firefly. O 1.3 com potência de 101 cv e torque de 13,7 kgfm com gasolina e 109 cv e torque de 14,2 kgm com etanol no tanque. O motor 1.3 será ligado aos câmbios manual de cinco velocidades e o automático do tipo CVT fornecido pela Aisin com marchas simuladas.
Nas versões mais caras, o motor será sempre o 1.0 Turbo Firefly. O propulsor 1.0 de três cilindros turbo terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm, lembrando que com o turbo, o motor passará a ter 12 válvulas. No caso do motor turbo, a transmissão será sempre automática do tipo CVT, também com marchas simuladas.
Também sem nome oficial conhecido, o novo Jeep de 7 de lugares será fabricado em Pernambuco e será diretamente derivado do Compass. Chamado de Projeto 598, o inédito SUV terá a mesma frente do Compass que passará por reestilização e até coluna “B” eles serão idênticos. Na parte traseira as portas serão maiores por conta do novo entre-eixos e também para facilitar o acesso aos bancos extras. A estreia do Jeep para 7 pessoas será no fim de 2021.
De acordo com nossas apurações, o Compass “esticado” manterá o motor 2.0 Turbo diesel, mas ele terá mais potência e torque. A transmissão de nove velocidades e tração 4×4 serão mantidas.
Apresentado nessa semana, o novo Ford Bronco Sport ainda não foi confirmado pela Ford, mas ele chegará ao Brasil no próximo ano e será ofertado em três versões de acabamento. O SUV que também brigará com o Compass chegará importado do México.
As versões do Ford Bronco Sport que serão vendidas no Brasil serão equipadas com o motor 2.0 EcoBoost. O propulsor rende potência de 245 cv a 5.500 rpm e torque de 38 kgfm a 3.000 rpm. O motor será ligado ao câmbio automático de oito marcas com opção de trocas manuais por Paddle Shifters.
Apesar de já ter confirmado que terá um novo SUV em 2021, a Toyota não confirmou que lançará o Corolla Cross chegará ao Brasil. Mas o modelo chamado de Projeto 740B será produzido em Sorocaba (SP) a partir da mesma plataforma TNGA do sedã médio Corolla. A estreia será ainda no primeiro semestre de 2021.
O Toyota Corolla Cross terá os mesmos motores do sedã. O motor 2.0 16V VVT-iE é chamado de Dynamic Force Dual e rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgfm a 4.400 rpm. A transmissão é automática do tipo CVT que simula dez marchas.
Já o 1.8 16V VVT-i Híbrido tem potência combinada com os dois motores elétricos de 123 cv de potência. Já o torque não foi revelado pelo fabricante. O propulsor a gasolina rende 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). Esse motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A transmissão é CVT com engrenagens planetárias.
Além dos novos modelos e gerações, o segmento de SUVs em 2021 terá reestilizações. Nissan Kicks, Chevrolet Equinox, Renault Captur e Jeep Compass passarão pelo bisturi. Com exceção do modelo da Chevrolet, os SUVs da Nissan, Renault e Jeep terão novidades em motorização, além do retoque visual.
O Jeep Compass reestilizado deverá dar as caras no Brasil ainda no primeiro semestre de 2021. As mudanças são bem tímidas, apenas o para-choque e faróis serão levemente retocados. O mesmo acontecerá na traseira com pequenas alterações de estilo no para-choque e lanternas com novas disposições de luzes.
Mas a grande novidade do Compass 2022 estará no cofre do motor, o SUV terá novo motor 1.3 Turbo Firefly com potência aproximada de 180 cv e torque na casa dos 29 kgfm. O propulsor turbo será ligado ao câmbio CVT. O motor 2.0 Turbo diesel terá novas potência e torque, mas mantendo o câmbio de nove velocidades.
Apresentado na Tailândia, o Nissan Kicks passará por sua primeira mudança visual no primeiro semestre de 2021. O SUV japonês terá nova dianteira com troca de faróis, capô, para-choque, grade e para-lamas.
O Nissan Kicks 2022 manterá o motor 1.6 ligado aos câmbios manual e CVT, mas terá com novidade é a chegada do motor híbrido E-Power. Em outros mercados, o conjunto mecânico é o 1.2 de três cilindros movido a gasolina com 80 cv e 11 kgfm de torque que serve somente para ser um gerador para o motor elétrico de 130 cv que é tira o SUV da inércia. Por aqui, o motor deverá contar com tecnologia flex.
No próximo ano, o Chevrolet Equinox passará por sua primeira mudança visual. o SUV médio fabricado no México ganhará na dianteira novos faróis, grade e para-choque. Na traseira para-choque e lanternas terão novidades.
Especula-se que no mercado norte-americano, o SUV deixará de ser ofertado com o motor 2.0 e sendo ofertado somente com motor 1.5 Turbo. No Brasil, o motor 2.0 já ofertado somente na versão topo de linha. Pela lógica, no próximo ano o Equinox reestilizado terá somente motor 1.5 turbo.
Outro que terá retoques pontuais no visual externo é o Renault Captur. O SUV francês ganhará faróis em LED e para-choque redesenhado. O interior também ganhará mudanças com novos forros de porta e painel.
O Captur também terá novidades no cofre do motor e além do conjunto 1.6 flex e câmbio CVT, o modelo reestilizado ganhará motor 1.3 Turbo Flex e câmbio CVT. O novo motor 1.3 TCe Flex deverá ter potência de 170 cv e torque acima dos 25 kgfm. O propulsor será ligado a uma transmissão CVT.