InícioMatérias especiaisCinco motores antigos que sobreviverão ao PL7

Cinco motores antigos que sobreviverão ao PL7

- publicidade -
- publicidade -

A partir do dia 1° de janeiro, novas normas de emissões entrarão em vigor no Brasil. Alguns motores antigos terão seu fim, mas outros ainda terão sobrevida por mais alguns anos

O novo regime de emissões de poluentes do Programa Proconve PL7 entrará em vigor no dia 1° de janeiro colocando fim a alguns motores e modelos. Considerando só os propulsores, oito deixarão de ser produzidos por não atenderem os novos regimes. Mas outros cinco motores serão atualizados para ter sobrevida no mercado brasileiro.

General Motors

Na linha Chevrolet, os motores 1.0 e 1.4 SPE/4 já não são mais produzidos para o mercado brasileiro, mas o veterano motor 1.8 que atualmente equipa a Spin foi atualizado para atender o PL7.

O motor 1.8 SPE/4 ECO foi recalibrado e também perdeu o famigerado tanquinho de partida à frio, que foram substituídos por bicos injetores aquecido. Números de potência e torque foram mantidos. Com etanol, a potência é de 111 cv e torque de 17,7 kgfm. Já com gasolina, a potência é de 106 cv e torque de 16,9 kgfm.

Stellantis

Na Stellantis, o único motor que não será mais oferecido no mercado brasileiro é o 1.8 E.torQ que equipa modelos da Fiat e da Jeep. Entre dois motores antigos da marca seguirão em linha com atualizações.

O motor 1.0 Fire EVO seguirá equipando o Fiat Mobi com atualizações para atender o Proconve PL7. Potência e torque serão revistos, em valores atuais, o propulsor rende 73 cv de potência e torque de 9,5 kgfm quando abastecido com gasolina. Com etanol no tanque, a potência é de 75 cv e o torque de 9,9 kgfm.

Já o motor 1.4 Fire EVO já está atualizado para atender o Proconve PL7. Apresentado junto com o Fiorino 2022, o propulsor teve potência e torque revistos. Agora são 84 cv de potência e torque de 11,8 kgfm quando abastecido com gasolina. Já com etanol, a potência é de 86 cv a 6.000 e torque de 12,2 kgfm.

Além do furgão, o motor também será usado nas versões Endurance da Strada e na inédita versão Working da picape.

Stellantis II

No lado francês do grupo Stellantis, o motor 1.6 16v FlexStart que equipa modelos da Citroën e Peugeot sobreviverá ao PL7. Na linha Peugeot, ele equipa o SUV 2008 e o novo 208. Já na Citroën, ele é usado pelo C4 Cactus e também estará no cofre do novo C3 2023.

Ao lado do motor 1.8 SPE/4 ECO, o 1.6 da extinta PSA é um dos motores mais antigos que seguirão em oferta.

O motor 1.6 Flex Start foi atualizado em 2020 para ser oferecido no novo 208 perdendo inclusive o famigerado tanquinho de partida à frio. Apesar as atualizações realizadas pra a chegada da segund geração do hatch, ele ainda passará por novos atualizações pontuais para atender o PL7.

Atualmente, o motor 1.6 rende potência de 115 cv e torque de 15,4 kgfm quando abastecido com gasolina. Já com etanol a potência é de 118 cv e o torque é de 15,47 kgfm. Assim como os demais motores antigos da dessa lista, os números poderão ser atualizados.

Aliança Renault/Nissan

Na Renault, o motor 2.0 que equipava o Sandero R.S. e versões da Oroch sairá de cena. Mas o antigo motor 1.6 16v usado por modelos da Renault e da Nissan será atualizado.

Pelo lado francês da aliança, o motor seguirá equipando o Duster, a Oroch e o Sandero Stepway. Números de potência e torque poderão ser revistos. Os valores atuais para modelos da Renault são 120 cv de potência com etanol e 118 cv de potência com gasolina. Já o torque não importando qual combustível é sempre de 16,2 kgfm.

Na linha Nissan, ele é usado por Kicks e também pelo novo Versa. Assim como os modelo da Renault, o 1.6 16v deverá ter números de potência e torque atualizados. Nos modelos japoneses, o motor tem valores de potência e torque menores. Os números atuais são 114 cv de potência e torque de 15,5 kgfm não importando se está abastecido com gasolina ou etanol.

Siga nossas redes sociais

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -