InícioAvaliaçãoAvaliação: Peugeot 208 1.6 Griffe 2021 - desempenho destoa do conjunto

Avaliação: Peugeot 208 1.6 Griffe 2021 – desempenho destoa do conjunto

- publicidade -
- publicidade -
Segunda geração está bem equipada em conforto e segurança. Linhas bonitas, acabamento convincente e ótima estabilidade, mas espaço atrás e desempenho destoam. Leia o teste

Por Paulo Eduardo

Principal atrativo em qualquer carro são as linhas da carroceria. Beleza não falta ao Peugeot 208 Griffe 2021. Produzido na Argentina, é vendido lá com motor de três cilindros 1.2 turbo à gasolina.

No Brasil, a opção é o motor de quatro cilindros 1.6 flex aspirado, que tem menores valores de potência e torque. Tudo leva a crer que a marca optou pela solução de menor custo em vez de desenvolver o 1.2 turbo flex para o Brasil.

VEJA TAMBÉM:

Linhas arrojadas com luz diurna em LED formam efeito visual na dianteira. O carro é bonito visto de todos os ângulos e tem identidade forte. Inconfundível. Acabamento interno caprichado e de bom gosto, com material emborrachado apenas na parte frontal do painel central. O restante é plástico duro de aparência convincente.

Decepciona o espaço limitado no banco traseiro para pernas e cabeça, principalmente para quem tem altura acima de 1,80 m. Teto de vidro fixo tem forração interna que impede passagem de luz. Importante no calor.

Porta-malas iluminado é pequeno e encosto do banco traseiro não é fracionado, o que impossibilita levar passageiro e bagagem. A tampa do porta-malas com duas pegas de fechamento facilita para destro e canhoto. Ergonomia correta.

A posição de dirigir é a tradicional Peugeot com volante pequeno revestido em material liso que permite deslize acidental. Quadro de instrumentos em 3D é visualizado acima dele. Muito bonito e com diversas possibilidades de configuração. A leitura não é imediata e requer tirar o olhar da via.

A tela tátil de 7 polegadas do sistema multimídia também contraria a ergonomia pelo mesmo motivo. A posição de dirigir desagrada a quem gosta do volante em posição elevada, pois dessa maneira encobre-se o quadro de instrumentos. Coluna de direção é regulável em altura e distância. Porta-luvas sem iluminação.

Visibilidade traseira do 208 Griffe 2021 é limitada pela largura da coluna C (traseira). Retrovisores bem dimensionados e câmera de ré ajudam em manobra. O carro manobra bem em espaço apertado.

Curiosamente, diâmetro de giro de 10,3 metros entre meios-fios divulgado no Brasil é menor do que os 10,4 metros do modelo europeu. Entre paredes é maior.

Lavador espalha água em forma de spray em todo o para-brisa. Excelente como os limpadores.

A estabilidade do 208 Griffe 2021 é irrepreensível. Chassi muito bem acertado torna o comportamento previsível. Contorna muito bem curvas de baixa, média e alta. Transmite muita segurança e diversão. Direção bem calibrada em alta é levíssima em manobra.

Freios eficientes. O rodar é confortável no piso liso, mas ocorre transferência considerável aos ocupantes sobre ondulação e demais imperfeições. Pela boa altura do solo (17,4 centímetros) não toca a parte inferior ao transpor obstáculo nem entrada ou saída de rampa.

Câmbio é automático de seis marchas. Trocas sem trancos e ocorre redução de marcha com diminuição de velocidade. Troca manual por meio da alavanca.

O desempenho é regular. A resposta aos comandos do acelerador não é imediata. Falta elasticidade ao motor 1.6 aspirado, que somente é aplicado em países emergentes e na Europa Oriental.

O Peugeot 208 Griffe 2021 não é lerdo, mas o comportamento dinâmico excelente merece motor à altura. No modo Sport, com trocas em rotação elevada, tem-se a sensação de melhor desempenho.

Para consumir menos, pode-se usar o modo ECO em que as trocas se dão em rotação mais baixa. Consumo registrado no computador com etanol foi de 5 km/l na cidade e de 10 km/l na estrada. O motor é ruidoso em marcha lenta e urra em alta com o acelerador totalmente pressionado.

A versão Griffe traz importantes itens de segurança, como o farol alto automático. Uma câmera no para-brisa identifica carros em sentido contrário e automaticamente passa para o facho baixo. Isso evita a guerra de faróis. Iluminação ótima do conjunto em LED.

Está equipada também com assistente de permanência na faixa, que interfere no volante se o carro sair dela. Há também a frenagem autônoma de emergência. Em caso de colisão iminente, o sistema aciona os freios automaticamente ao perceber que o motorista não reagirá a tempo.

Há ainda seis airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa.

O Peugeot 208 Griffe 2021 está equipado com muitos itens de conforto, como ar-condicionado digital automático, entrar e sair sem chave, partida por comando no painel, sensor de chuva e crepuscular, carregamento sem fio para celular, entre outros.

Preço sugerido é de R$ 94.990 e garantia, de três anos.

Ficha técnica 208 1.6 Griffe

Motor
De quatro cilindros em linha, 1.587 cm³ de cilindrada, 16 válvulas, flex, de 118 cv (etanol)/115 cv (gasolina) de potências máximas a 5.750 rpm e torques máximos de 15,49 kgfm (e) a 4.750 rpm e de 15,46 kgfm (g) a 4.000 rpm

Transmissão
Tração dianteira e câmbio automático de seis marchas

Direção
Tipo pinhão e cremalheira com assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,3 metros

Freios
Disco ventilado na dianteira e tambor na traseira; controles de estabilidade e de tração

Suspensão
Dianteira, independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira, travessa deformável; altura do solo, 17,4 centímetros

Rodas/pneus
6 x 16” de liga leve /195/55R16

Peso (kg)                           
1.178

Carga útil (passageiros+ bagagem)
400 quilos

Dimensões (metro)
Comprimento, 4,055; largura, 1,738; altura, 1,453; distância entre-eixos, 2,538

Capacidades (litros)
Porta-malas, 265; tanque, 47

Desempenho
Velocidade máxima, 190 km/h (e/g); aceleração até 100 km/h, 12 s (e)/12,9 s (g)

Consumo (km/l)
Urbano, 7,5 (a) e 10,9 (g); estrada, 9 (a) e 13,1 (g)

Fique por dentro das novidades.

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

- publicidade -
- publicidade -

ARTIGOS RELACIONADOS

- publicidade -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEGREDOS

- publicidade -